Você sabe que o pai de Teresa em sua juventude assinava apenas Giuseppe Valsé?



Baixar 36,26 Kb.
Encontro09.09.2017
Tamanho36,26 Kb.

VOCÊ SABE QUE...

  • O pai de Teresa em sua juventude assinava apenas Giuseppe Valsé? A morte do amigo Pantellini com quem havia partilhado duros momentos de exílio o fez conservar o passaporte e acrescentar o sobrenome dele ao próprio. Chegando no Egito começou a se chamar Giuseppe Valsé-Pantellini (cf GIUDICI Maria Pia, Teresa Valsé-Pantellini. A coragem do humilde amor, Leumann Turim, Elledici 2006, 15).



  • Os pais de Ir. Teresa, Giuseppe Valsé-Pantellini e Giuseppina Viglini, se casaram no Cairo? “O pai em busca de fortuna estabeleceu-se temporariamente no Cairo do Egitto, onde construiu junto ao Nilo um grande hotel, que chegou a ter fama internacional. A boa experiência se repetiu em Alexandria” (CASTANO Luigi, Suor Teresa Valsé-Pantellini, Figlia di Maria Ausiliatrice, Apostola di Trastevere, Leumann (Turim) Elledici 1996, 7)



  • O irmão mais velho de Teresa se chamava Italo e a irmã mais nova Josefina? Italo tinha nascido no Cairo, dia 26 de agosto de 1876; desde 1885 era estudante no Colégio dirigido pelos Padres Scolpi em Fiesole. Depois estudou jurisprudência e foi cultor de letras e música. Casou-se e foi modelo de pai “deixando a herança de uma vida modesta, laboriosa, escondida em Deus, princípio e fim de cada desejo seu”. Josefina foi desposada pelo marquês Francesco Bartolini Salimbeni e se tornou “ótima e exemplar mãe de família” ( cf CASTANO Luigi, Suor Teresa Valsé-Pantellini... op.cit,8).



  • A primeira carta que se conservou de Teresa Valsé foi escrita por ela com a idade de 6 anos? É um cumprimento ao pai por sua festa onomástica, com data de 7 de março de 1885 (cf GIUDICI Maria Pia, Teresa Valsé-Pantellini. A coragem do humilde amor , 136).



  • Irmã Teresa Valsé foi educada em família até a idade de 12 anos? Com 3 anos já sabia ler quase corretamente, escrever e fazer somas ( cf GIUDICI Maria Pia, Teresa Valsé-Pantellini. A coragem do humilde amor, 17).



  • Depois foi matriculada no “Conservatório da Ssma. Anunciação” chamado de Poggio Imperial em Florença? Trata-se de uma instituição civil, dirigida por leigos ( cf CASTANO Luigi, Suor Teresa Valsé-Pantellini. Figlia di Maria Ausiliatrice, Apostola di Trastevere, 15).



  • Em 1890 perdeu o pai e em 1899 a mãe? Naquele tempo tinha respectivamente 12 anos ( tinha acabado de entrar no Conservatório, exatamente uma semana antes) e 21 anos.



  • Em 1897 transferiu-se para Roma e estudou também no Instituto das Damas do Sagrado Coração em Trinità dei Monti? A mãe era quem queria esta transferência da família para a Cidade eterna.



  • As cidades italianas mais importantes onde Ir. Teresa Valsé esteve são: Milão, Florença, Roma e Turim? Na primeira nasceu, na segunda cresceu, na terceira tornou-se FMA e trabalhou, na última morreu.



  • Ir. Teresa Valsé fez sua primeira profissão no dia 3 de agosto de 1903 em Nizza Monferrato, no santuário “N. Sra. das Graças”?



  • Ir. Teresa Valsé apresentou à Superiora Geral o seu pedido missionário no dia 3 de junho de 1907, disposta a partir para a China, se Nossa Senhora lhe alcançasse a graça de recuperar a saúde?



  • Ir. Teresa Valsé morreu em Turim no dia 3 de setembro de 1907, quase um mês antes do seu 29º aniversário?



  • Seus restos mortais foram transferidos para a Capela interna do Instituto “Nossa Senhora das Graças” em Nizza Monferrato, 41 anos depois de sua morte (em 1948)?



  • Ir. Teresa conheceu a fundadora das Pequenas Irmãs da Divina Providência, Madre Teresa Michel? cf http://www.piccolesuoredelladivinaprovvidenza.it/10/1242.aspx



  • Em Milão, na Comunidade Ir. Teresa Valsé-Pantellini está sediado o VIDES (Voluntariado Internacional Mulheres, Educação, Desenvolvimento) que realiza um projeto: “Estou bem com vocês” ?

http://www.videsitalia.it/servizio_civile/20/107/comunit-suor-teresa-vals-pantellini-milano

  • Existem no mundo casas e escolas dedicadas a Teresa Valsé Pantellini tanto na Itália (Villadosola, Roma) como no Brasil (Colégio Teresa Valsé – Uberlândia) ? Cf http://www.fmaitalia.org/~fmaorg/le-ispettorie-in-italia/42-ispettoria-piemontese-ipi-maria-ausiliatrice/262-isituto-suor-teresa-valse-pantellini-villadossola

http://www.fmaitalia.org/~fmaorg/le-ispettorie-in-italia/56-ispettoria-romana-iro/288-istituto-suor-teresa-valse-pantellini-roma

cf www.teresavalse.com.br/; https://pt-br.facebook.com/teresavalse

No Instituto das FMA há 16 comunidades dedicadas à Ven. Teresa Valsé?



Casas das FMA dedicadas à Venerável Ir. Teresa Valsé Pantellini




Fundação

Casa

País

Inspetoria

1.

1959

Quito

Equador

ECU

2.

1959

Uberlândia

Brasil

BBH

3.

1961

Villadossola

Itália

Piemontesa IPI

4.

1962

Gela

Itália

Sícula ISI

5.

1963

Bogotá

Colômbia

CBC

6.

1964

Groot-Bijgaarden

Bélgica

BEG

7.

1968

Medellín

Colômbia

CMM

8.

1982

Seoul

Coreia

KOR

9.

1984

Alta Floresta

Brasil

BCB

10.

1988

Roma – comunidade internacional

Itália

RMA

11.

1990

San Sebastian Intxaurrondo

Espanha

SMA

12.

2003

Milão

Itália

Lombarda ILO

13.

2006

Roma – noviciado internacional

Itália

Romana IRO

14.

2008

Dahanu

India

INB

15.

2008

Mazabuka

Zâmbia

AFM

16.

2010

Bogotá

Colômbia

CBC





©livred.info 2019
enviar mensagem

    Página principal