Vestibular – Julho



Baixar 1,99 Mb.
Página1/22
Encontro19.08.2017
Tamanho1,99 Mb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   22

HISTÓRIA
Questão 01

Deliberamos [Constantino Augusto e Licínio Augusto] conceder aos cristãos e a quem quer que seja, a liberdade de praticar a religião de sua preferência a fim de que a Divindade que nos céus reside venha a ser favorável e propícia para nós e para todos os nossos súditos. Parece-nos ser medida boa, razoável, não recusar a nenhum de nossos súditos, seja ele cristão ou adepto de qualquer outro culto, o direito de seguir a religião que melhor lhe convenha. Assim sendo, a Divindade que cada um reverenciar a seu modo, livremente, poderá também estender a nós sua benevolência e seus habituais favores. (Édito de Milão).
Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S) referente(s) à Civilização Romana.


  1. A religião romana era politeísta, ligada ao Estado, que estabelecia normas para o culto, para as festas e cerimônias públicas.

  1. As obras artísticas em Roma visavam à satisfação de um ideal estético, à exaltação das glórias do Estado e à ostentação de riqueza dos nobres e soldados.

  1. Penetraram em Roma inúmeros cultos, entre eles o Cristianismo que, prometendo um mundo melhor aos pobres e oprimidos, foi transformado em religião oficial do Estado.

  1. Os cristãos foram perseguidos em Roma, pois o monoteísmo pregado por Cristo não permitia a aceitação da divindade do imperador romano e porque, nas catacumbas, planejava-se a queda do Império.

  1. A liberdade de culto da época de Constantino e Licínio foi limitada durante a administração de Teodósio através da imposição do monoteísmo cristão.

  1. A Arquitetura era a arte mais desenvolvida em Roma, caracterizada pela sua monumentalidade e influenciada pelo politeísmo, que exigia a construção de muitas igrejas e mosteiros.


Questão 02


Sobre o final da Idade Média, é correto afirmar que:


  1. o desenvolvimento comercial e urbano foi um dos motivos para o fortalecimento das estruturas feudais.

  2. o poder centralizado nas mãos do Papa facilitou a unidade monetária da Europa e, consequentemente, as transações comerciais.

  1. a Guerra dos Cem Anos foi um conflito entre ingleses e franceses que contou com a participação de Joana D’Arc. Afirmando-se enviada de Deus, integrou-se ao exército francês, obtendo importantes vitórias.

  1. as monarquias nacionais da Espanha e de Portugal estão entre as primeiras a se consolidarem na Europa.

  1. a Guerra das Duas Rosas foi travada entre as famílias de York e Lancaster pela sucessão do trono inglês, e marcou o processo de expulsão dos muçulmanos.


Questão 03

Em 1500, ainda estamos bem longe de uma economia mundial. No limiar do século XVI, a globalização corresponde ao fato de setores do mundo que se ignoravam ou não se frequentavam diretamente serem postos em contato uns com os outros. É um feito dos portugueses estabelecer a comunicação entre a Europa e a África, e depois entre a Europa e a África e a Ásia. É obra conjunta dos ibéricos pôr em relação a Europa com a América – Labrador, Caribe, costa da América do Sul, Brasil – e a América com a África, decorrência do início do tráfico de escravos transatlântico. Inconscientemente, Colombo realiza, assim, o “desencravamento” de uma América isolada do resto do mundo a milênios, ao passo que Vasco da Gama faz da África o elo que une Portugal à Ásia.
MARQUES, Adhemar. Pelos Caminhos da História – Ensino Médio. Curitiba: Editora Positivo, 2006. p. 92.
De acordo com o fragmento acima, é CORRETO afirmar que:


  1. a expansão ibérica está associada às ideias mercantilistas, as quais fortaleceram o sistema colonial e puseram em evidência a relação metrópole/colônia.

  1. não é possível falar em metrópole no século XVI, visto ser um conceito aplicado apenas às grandes cidades do século XX, tais como Nova York, São Paulo, Londres e Cidade do México.

  1. a globalização do século XVI, à qual o texto se refere, foi resultado da corrida marítima entre Portugal e Espanha na busca por rotas comerciais para o oriente.

  1. a prata oriunda de Potossí não teve papel relevante na expansão europeia, visto que só foi descoberta no início do século XIX, contribuindo com o processo das independências americanas.

  1. a expansão ultramarina ibérica, apesar do seu impacto num novo desenho geopolítico mundial, não pode ser considerada como um marco da Idade Moderna.

  1. o tráfico transatlântico de escravos foi uma prática tipicamente ibérica, necessária para a manutenção do sistema colonial, mas que ao longo do século XVI se mostrou economicamente inviável para Portugal.



Questão 04

Sobre a Colonização da América e os processos de independência, é CORRETO afirmar que:




  1. os projetos de colonização implantados pelos povos ibéricos na América significaram processos de exploração das riquezas naturais das colônias, com a finalidade de gerar recursos aplicados em benefício dos colonos e dos povos indígenas.

  1. na América do Norte predominaram as iniciativas colonizadoras de povoamento e a convivência pacífica entre os colonos e os interesses metropolitanos.

  1. após um século de colonização da América, verifica-se a existência de manifestação de descontentamento com a exploração econômica, assim como de conflitos entre os colonos e as autoridades metropolitanas.

  1. entre os elementos que contribuíram para a independência das colônias espanholas, pode-se destacar a difusão das ideias liberais e o desejo das elites coloniais em ampliar seu poder político e econômico.

  1. enquanto os processos de independência da América Espanhola promoveram a fragmentação territorial, com a Independência do Brasil manteve-se a integridade do território.

  1. entre as lideranças responsáveis pela condução dos processos de independência no século XIX destacaram-se: José Bonifácio de Andrade, Simon Bolívar, San Martin e Fidel Castro.


Questão 05

No início da década de 1970 o Brasil experimentou significativo crescimento econômico. A renda per capita e o PIB nacional cresceram acima de 10% entre 1971 e 1973. Apesar dos números favoráveis, a pobreza também cresceu no mesmo período, motivando o então presidente general Emílio G. Médici a afirmar: A economia vai bem, mas o povo vai mal!


Em relação à história do Brasil no período acima mencionado, é CORRETO afirmar que:


  1. o Brasil vivenciou uma fase na economia, conhecida como “milagre econômico”, durante a qual, apesar do “milagre”, verificou-se também uma profunda desigualdade na distribuição da renda.

  1. no início da década de 1970 o governo estimulou as migrações regionais em direção à Amazônia através de vários projetos de colonização, os quais atingiram plenamente os objetivos de uma economia agrária sustentável.

  1. o planejamento econômico autoritário do regime militar conseguiu êxito, pois modernizou e consolidou uma base industrial e tecnológica, com baixo custo social e político para o país.

  1. os militares que governaram o Brasil no período do “milagre econômico” também zelaram por um nacionalismo extremado, o que dificultou o investimento de empresas estrangeiras no país.

  1. o regime militar estimulou a expansão das empresas estatais e a criação de órgãos públicos com a função de planejar, operar e administrar setores, tais como mineração, telecomunicações, energia, transportes e siderurgia.


Questão 06

Sobre o processo conhecido como redemocratização do Brasil, é CORRETO afirmar que:




  1. depois de quase duas décadas sob o regime militar, os brasileiros passaram a demonstrar sua insatisfação através de manifestações públicas, como as Campanhas pelas Diretas e as passeatas que reuniram milhares de pessoas em praça pública.

  1. as campanhas e as passeatas promovidas na década de 1980 pressionaram os congressistas de tal forma que os levaram a aprovar a emenda Dante de Oliveira, restabelecendo as eleições diretas para presidente da República.

  1. em eleições indiretas realizadas no Colégio Eleitoral, em 1984, Tancredo Neves foi eleito o primeiro presidente civil, após 20 anos de regime militar.

  1. mesmo adoentado, Tancredo Neves assumiu a presidência da República, em 1985, inaugurando o período que se tornou conhecido como Nova República.

  1. a promulgação da Constituição de 1988 representou a consolidação de princípios democráticos, a garantia de direitos individuais e coletivos dos cidadãos, bem como de direitos trabalhistas, proibindo a discriminação de cor, sexo, idade e estado civil.



Questão 07

Sobre a China, uma das civilizações mais antigas do mundo, é correto afirmar que:







  1. desde a fundação da República Popular, a China é governada por um sistema pluripartidário e inspira atitudes bélicas que visam à expansão territorial.

  2. com uma população superior a 1 bilhão de habitantes, a maior do planeta, a China ocupa um território da Ásia inferior à superfície ocupada pelo Brasil, mesmo incluído o território de Taiwan.

  1. embora o governo chinês adote uma política de planejamento familiar que procura limitar o número de filhos das famílias, no século XXI a população chinesa ultrapassou a marca de 1,3 bilhão de habitantes.

  1. apesar da participação de atletas representando mais de 200 nações, durante os Jogos Olímpicos realizados na China em 2008 ocorreram conflitos armados entre a Rússia e a Geórgia.

  1. a China tem uma economia que permite a exportação de um grande volume de produtos manufaturados e industriais, apesar de governada pelo Partido Comunista Chinês.

  1. a grande oferta de mão de obra na China no século XXI favorece a produção industrial e as exportações, porém tem dificultado a instalação de empresas ocidentais em função do descumprimento dos direitos humanos e trabalhistas naquele país.


Questão 08

Em vários municípios catarinenses, ao longo do ano de 2009 está ocorrendo uma intensa programação comemorativa dos 180 anos da imigração alemã.


Em relação à imigração alemã em Santa Catarina, é CORRETO afirmar que:


  1. as primeiras colônias alemãs fundadas em Santa Catarina foram Blumenau e Dona Francisca (Joinville).

  1. os imigrantes trazidos para as colônias Blumenau e Dona Francisca eram, em sua maioria, ex-operários, vítimas do desemprego causado pela revolução industrial na Alemanha, o que facilitou a industrialização destas duas regiões.

  1. São Pedro de Alcântara, na grande Florianópolis, foi a primeira colônia alemã fundada em Santa Catarina e, devido às condições impróprias à agricultura, sofreu uma forte dispersão.

  1. ao longo do século XIX o Brasil recebeu milhares de imigrantes, especialmente italianos, espanhóis, alemães e poloneses. Nesse contexto, os alemães compunham o maior contingente.

  1. a política de nacionalização imposta pelo governo Getúlio Vargas fortaleceu as colônias alemãs no Brasil, possibilitando-lhes manifestar sua herança cultural e suas tradições, das quais resultaram as conhecidas Festas de Outubro em Santa Catarina.

  1. imigrantes alemães foram empregados nas fazendas de café do interior de São Paulo, no sistema de parceria, com o intuito de, aos poucos, substituir a mão de obra escrava.

  1. a região oeste de Santa Catarina, por ter sido colonizada a partir da segunda década do século XX, não teve influência da imigração alemã.


Questão 09

Meses antes do início da crise econômica mundial, em setembro, o premiê italiano, Silvio Berlusconi, já lançava seu pacote anti-imigração. Sob pressão do Vaticano, a criminalização dos clandestinos foi engavetada, mas o estado de emergência decretado nacionalmente por “excesso de imigrantes” e o censo dos ciganos, qualificado como “racista” pela União Europeia (UE), emplacaram [...] A virulência e a banalização dos discursos xenófobos, impulsionados pelo desemprego e a queda do poder de compra, contaminaram até legendas historicamente moderadas em termos de imigração...
Com base no texto acima, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S) sobre a recente crise econômica mundial.


  1. A crise teve início nos EUA devido à inflação que se elevou abruptamente em consequência da eleição de Barak Obama para presidente.

  1. Devido à retração geral da economia mundial, verificou-se também a retração do consumo, a qual, por sua vez, gerou um quadro de demissões em vários setores da economia.

  1. Em alguns países da Europa a crise econômica contribuiu para o aumento da xenofobia e do racismo, tornando mais agudos os protestos contra a presença de trabalhadores estrangeiros.

  1. As manifestações contra os trabalhadores estrangeiros em vários países europeus tiveram início após a consolidação da União Europeia e a adoção do euro como moeda comum do bloco.

  1. Trabalhadores estrangeiros passaram a ser bem-vindos na União Europeia, especialmente aqueles sem qualificação profissional, para exercer funções de serviços gerais.



Questão 10

O ano de 2009 foi eleito como o “ano da França no Brasil”, razão pela qual uma grande e variada programação cultural está em curso em diversas cidades e instituições brasileiras.


Sobre a relação entre Brasil e França ao longo da história, é CORRETO afirmar que:


  1. a França exerceu durante muitos anos a hegemonia na formação intelectual dos filhos da elite brasileira, no entanto esta influência francesa não pode ser percebida na produção cultural no período do Brasil Império.

  1. no século XVI, franceses liderados por Willegaignon fundaram, na Baía da Guanabara, a “França Antártica”, experiência que sucumbiu em poucos anos.

  1. estudos recentes indicam que a missão francesa não foi convidada para vir ao Brasil pelo governo de Dom João VI. Na realidade, um grupo de artistas liderados por Jean-Baptiste Debret se auto-convidou e acabou se instalando no Rio de Janeiro.

  1. Debret foi um dos artistas franceses cuja obra contribuiu significativamente para o conhecimento de diversos aspectos do cotidiano de nossa história.

  1. com o projeto de “França Antártica”, os franceses permaneceram no Brasil mais tempo que os holandeses, razão pela qual a influência cultural francesa no Brasil foi muito marcante.





  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   22


©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal