Vem aí um típico São João nordestino na cidade de São Paulo



Baixar 149,36 Kb.
Encontro11.07.2018
Tamanho149,36 Kb.


GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO


SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA

ASSESSORIA DE IMPRENSA






Vale do Anhangabaú é palco de Homenagem a Luiz Gonzaga
Governo do Estado de São Paulo promove evento na Capital para lembrar os 20 anos de falecimento do rei do baião; shows, espetáculos de circo e teatro e barracas de comidas típicas e artesanato nordestino vão movimentar o Vale do Anhangabaú de 17 a 19 de julho
O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, realiza, no Vale do Anhangabaú, centro da capital, uma grande festa nordestina. Entre os dias 17 e 19 de julho, o Homenagem a Luiz Gonzaga promoverá mais de 35 atrações culturais, todas gratuitas, durante os três dias de celebração.
Todos os artistas envolvidos prestarão seu tributo ao rei do baião pelos 20 anos de seu falecimento. No dia 17, antes do show de abertura com a cantora Elba Ramalho, às 18h, o Governador José Serra fará a entrega póstuma da Ordem do Ipiranga a Gonzagão, que será representado por familiares.
Para o Secretário de Estado da Cultura, João Sayad, o evento busca valorizar e reforçar as tradições do Nordeste no Estado de São Paulo. “A festa para Luiz Gonzaga é uma homenagem de São Paulo à música brasileira” destaca. Vale lembrar que São Paulo é o Estado com maior número de nordestinos fora do Nordeste: são 30 milhões de pessoas, entre os nascidos na região e descendentes diretos.
Durante três dias, a capital paulista será o palco para as apresentações de renomados artistas da cultura nordestina como Elba Ramalho, Alceu Valença, Dominguinhos, Oswaldinho do Acordeon, Antonio Nóbrega, Trio Virgulino, Cordel do Fogo Encantado e outros. Para deixar a festa ainda mais completa, haverá nove barracas, cada uma representando um Estado do Nordeste, com comidas típicas e artesanato.
O público poderá se divertir com a dupla de repentistas Caju e Castanha; com a embolada da dupla Peneira e Sonhador; com os números circenses dos Irmãos Becker e do Circo Nosostros e conferir espetáculos como o Teatro de Mamulengo de Valdec de Garanhuns. Os 40 integrantes do grupo Caracaxá apresentam o Maracatu de Baque Virado. Já o grupo Mais Maria do que Zé irá interpretar músicas próprias e relembrar clássicos dos grandes ícones do forró, xote e baião, entre outros ritmos.
“A cultura nordestina será celebrada com três dias de apresentações artísticas e a participação de músicos que enriquecem a cultura da região”, explica André Sturm, coordenador da Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural da SEC e responsável pelo evento.
As novas bandas, como Seu Chico, Carlinhos Antunes e Quinteto Mundano, Nicolas Krassik e Cordestinos também têm espaço garantido na programação. Os clássicos do frevo, da música popular e de grandes compositores serão interpretados pela Orquestra Popular do Recife, sob a regência do maestro Ademir Araújo.
Nove barracas, uma para cada Estado do Nordeste, completam a festa com artesanato e comidas típicas, como o Mingau de Carimã (Bahia), Chambaril (Paraíba), Maxixada (Piauí), Vatapá, Cocada, Quindim, Abará, Acarajé, Baião de Dois, entre muitos outros.
Programação
Na sexta-feira, dia 17, a cantora Elba Ramalho inicia a programação do Homenagem a Luiz Gonzaga, às 18h, com o show Balaio de Elba, que reúne baiões e xotes de compositores nordestinos pós-Luiz Gonzaga. A Banda Jazz Sinfônica sobe ao palco, às 21h, com o Concerto Nordestino, que trará no repertório Estrepolia Elétrica (Moraes Moreira), Frevo de Orfeu (Antonio Carlos Jobim), Asa Branca (Luiz Gonzaga) e outras.
As atrações seguem com o grupo Mais Maria do que Zé, às 23h, que traz, em seu repertório, além músicas próprias, obras de Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Gilberto Gil, Alceu Valença e grandes ícones do forró, xote, baião, gafieira, chorinho e samba cadenciado.
Na madrugada do sábado, 18, os pernambucanos do Cordel do Fogo Encantado sobem ao palco, à 0h30, seguidos pelo Trio Marrom, às 2h, com repertório formado de grandes sucessos do chamado forró “pé de serra”.
Sábado de manhã, a partir das 10h, o público poderá se divertir com o espetáculo cômico O Salto Mortal, da dupla de palhaços do Circo Nosotros. A dupla de repentistas Caju e Castanha apresenta-se às 18h, e Dominguinhos sobe ao palco às 19h. À noite, às 23h, é a vez de Oswaldinho do Acordeon mostrar o seu som, que reúne clássicos do forró pé de serra com experimentações rítmicas.
A Orquestra Popular de Recife inicia a madrugada do domingo, à 0h, seguida da apresentação do DJ Bruno Pedrosa, à 1h, e do DJ Tudo, às 2h30. Às 10h, a orquestra de sanfonas do grupo Acordeônicos, contará com a participação de Toninho Ferragutti.
À tarde, a Banda de Pífanos de Caruaru apresenta o show Forró Quentão 2009, às 13h. Antonio Nóbrega dá sequência às atrações quando sobe ao palco, às 14h, para cantar, tocar, dançar e contar histórias para a plateia.
O Trio Virgulino, responsável pelo resgate do forró pé de serra, apresenta-se às 16h, antecedendo o show de encerramento com Alceu Valença, às 18h, que trará no repertório, clássicos como Coração Bobo, Pelas Ruas que Andei e Embolada do Tempo.
Confira a programação completa do Homenagem a Luiz Gonzaga no portal: www.cultura.sp.gov.br

SERVIÇO:

HOMENAGEM A LUIZ GONZAGA

De 17 a 19 de julho

Local: Vale do Anhangabaú – centro de São Paulo/SP
Horários:

Dia 17/7: das 18h às 3h

Dia 18/7: das 10h às 3h

Dia 19/7: das 10h às 19h



Mais informações à imprensa:

Approach – Secretaria de Estado da Cultura

Karla Dunder – (11) 2627-8162 – kdunder@sp.gov.br

Ciro Bonilha – (11) 2627-8243 – cbonilha@sp.gov.br

Flavia Faiola – (11) 2627-8166 – ffaiola@sp.gov.br



Rua Mauá, 51 – Luz - São Paulo/SP PABX: (11) 2627-8000



CEP: 01028-900 www.cultura.sp.gov.br



: StaticFiles -> SEC -> Release
Release -> Limeira transforma-se em picadeiro para receber o II festival Paulista de Circo
Release -> Janeiro é mês de férias escolares e a Secretaria de Estado da Cultura preparou uma agenda recheada de atividades para todas as idades
Release -> Limeira transforma-se em picadeiro para receber o II festival Paulista de Circo
Release -> Governo do estado de são paulo
Release -> São Paulo ganha espaço de iniciação científica com 50 instalações distribuídas em mil metros quadrados
Release -> Prêmio São Paulo de Literatura 2009 anuncia 10 finalistas em duas categorias, durante o II festival da Mantiqueira
Release -> Estão abertas as inscrições para o Prêmio São Paulo de Literatura 2009 para o Melhor Livro do Ano e Melhor Livro do Ano – Autor Estreante publicados em 2008
Release -> Ii festival internacional de música de câmara em sp
Release -> Governo do estado de são paulo




©livred.info 2019
enviar mensagem

    Página principal