Vamos testar os conhecimentos sobre os Hebreus, marcando as alternativas corretas



Baixar 21,92 Kb.
Encontro30.07.2018
Tamanho21,92 Kb.



Vamos testar os conhecimentos sobre os Hebreus, marcando as alternativas corretas:


1. (G1) Na história dos hebreus, corresponde à saída dos hebreus do Cativeiro no Egito, conduzidos por Moisés à Terra Prometida:

a) Cisma.

b) Diáspora.

c) Êxodo.

d) Cativeiro na Babilônia.

e) Formação de Israel.



2. (FAAP) Filho de Davi, foi um déspota, sábio e bom administrador. Viveu no luxo e no esplendor. Escreveu livros, protegeu as artes. Desenvolveu o comércio:

a) Moisés

b) Isaac

c) Salomão

d) Jacó

e) Josué
3. (UFC) Os hebreus desenvolveram sua civilização no primeiro milênio antes de Cristo. A respeito dela podemos afirmar, corretamente que:



a) a importância da história da civilização hebraica se expressa, especialmente, através da formação de um Estado centralizado.

b) a civilização hebraica apresenta traços específicos que decorrem do seu distanciamento frente às demais culturas do Oriente Próximo.

c) a importância do estudo dos hebreus se justifica pelo monoteísmo ético que surge e se desenvolve entre eles, constituindo-se um ponto de partida para o cristianismo e o islamismo.

d) os antigos hebreus têm como livro sagrado o Novo Testamento, que compreende vários outros livros, dentre os quais está o Gênesis, que trata da Criação.

e) a antecedência da civilização hebraica à sumeriana explica a presença de mitos semelhantes nas duas culturas.
4.  Sobre os hebreus é correto afirmar:
I) Os hebreus chegaram à Palestina guiados pelos patriarcas. 
II) Atingiram o maior desenvolvimento quando instalaram a monarquia, que como reino unido teve apenas três reis: Saul, Davi e Salomão.
III) Dividiram-se em dois reinos, acabaram enfraquecendo e foram conquistados pelos Assírios que habitavam a Mesopotâmia, sendo feitos escravos novamente. 


a) I, II e III estão corretas
b) I e II estão corretas
c) II e III estão incorretas
d) II e III forem corretas
5. (UFAC) Quantos aos hebreus, é correta a afirmação que:
a) foram o primeiro povo a elaborar uma religião monoteísta.
b) sua religião sempre foi politeísta.
c) durante toda a sua história tiveram uma religião monoteísta.
d) foram um dos únicos povos da chamada Antigüidade Oriental que, durante a maior parte de sua história, teve uma religião monoteísta.
e) adotaram facilmente a religião politeísta dos romanos.

6. (PUC-SP) Diáspora é o tempo que designa a dispersão dos hebreus por várias regiões do mundo, após serem expulsos de seu território no século II. Somente depois de 1948, com a criação do Estado de Israel, esse povo pôde voltar a se reunir num mesmo país. Entretanto, essa reconquista vem sendo, há quase meio século, motivo de contendas entre os israelenses e o povo ocupante daquela região. O ano de 1995, talvez seja o marco do apaziguamento desses conflitos, uma vez que acordos têm sido realizados por seus líderes, sob a chancela da diplomacia internacional - o que, infelizmente, não impediu o assassinato do primeiro ministro de Israel.


O povo que provocou a dispersão dos hebreus no século II e o povo que manteve o confronto com os israelenses desde 1948 são, respectivamente:
a) os egípcios e os iranianos.
b) os romanos e os palestinos.
c) os palestinos e os egípcios.
d) os romanos e os iranianos.
e) os egípcios e os palestinos.

7. (UFRN) "Resolvi: transferir-vos-ei da opressão do Egito para a terra dos cananeus, heteus, amorreus, farezeus, haveus e jebuzeus, para a terra que mana leite e mel..."


O texto bíblico está relacionado:
a) ao Cisma.
b) à Diáspora.
c) ao Êxodo.
d) à "nica".
e) ao Cativeiro da Babilônia.

8. (UFRN) Na Antigüidade Oriental, o povo hebreu constituiu-se em exceção pelo:


a) desenvolvimento da arte náutica.
b) uso do ferro.
c) desenho em baixo relevo.
d) monoteísmo.
e) panteísmo





©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal