Universidade federal fluminense



Baixar 0,75 Mb.
Página1/6
Encontro24.06.2017
Tamanho0,75 Mb.
  1   2   3   4   5   6

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

FACULDADE DE ECONOMIA

LABORATÓRIO DE ECONOMETRIA I – Tutora Marina Aguas - Prof. Danielle
LISTA DE EXERCÍCIOS II


  1. (Wooldridge, exercício 2.1) Seja filhos o número de filhos de uma mulher e educ os anos de educação da mulher. Um modelo simples que relaciona a fertilidade a anos de educação é:


filhos = β0 + β1.educ + u , em que u é um erro não-observável.


  1. Que tipos de fatores podem estar incluídos em u? É provável que estejam correlacionados com o nível de educação? Explique.


Resposta:
A resposta para essa questão é subjetiva, você pode incluir qualquer fator que quiser desde que possa dar uma explicação plausível para sua resposta. Ex: idade da mulher, renda da família, etc. O ideal é que esses fatores não sejam correlacionados com o regressor (educ) para que o estimador 1 não seja viesado. Caso houvesse correlação 1 iria captar um efeito que deveria estar contido apenas no erro.


  1. Uma análise de regressão simples mostrará o efeito ceteris paribus da educação sobre a fertilidade? Explique.


Resposta:
Este efeito somente seria garantido se não existissem fatores no termo de erro (u) que fossem correlacionados com a educação da mãe e que influíssem no número de filhos que ela tem. Ou seja, a hipótese de que o termo de erro e o regresso x são independentes (E(u/x)=E(u)). Ex: religião da mãe, renda da família da mãe, etc. O efeito ceteris paribus somente seria garantido se ao variar a educação tivéssemos certeza que o resto estaria constante.



  1. (Wooldridge, exercício 2.4) Os dados de um arquivo BWGHT.RAW contém dados de nascimentos por mulheres nos Estados Unidos. As duas variáveis de interesse são: a variável dependente, peso dos recém-nascidos em onças (1 onça = 31 gramas), pesonas, e a variável explicativa, número médio de cigarros que a mãe fumou por dia durante a gravidez, cigs. A seguinte regressão simples foi estimada usando dados de n = 1.388 nascimentos:




  1. Qual o peso do nascimento previsto quando cigs = 0? E quando cigs = 20 (um maço por dia)? Comente a diferença.


Resposta:

Para cigs = 0:

Para cigs = 20,
O número médio de cigarros que a mãe fumou por dia durante a gravidez (cigs) tem um efeito negativo sobre o peso dos recém nascidos. Quando a mãe não fuma nada, o peso estimado do recém nascido é de 119,77, mas quando ela fuma 1 maço (que contém 20 cigarros), este peso estimado cai para 109,49.


  1. O modelo de regressão simples necessariamente captura uma relação causal entre o peso de nascimento da criança e os hábitos de fumar da mãe? Explique.



  1   2   3   4   5   6


©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal