Universidade federal do rio grande do sul instituto de informática disciplina: Computação & Música professores: Marcelo Johann,Marcelo Pimenta



Baixar 18,06 Kb.
Encontro01.07.2018
Tamanho18,06 Kb.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

INSTITUTO DE INFORMÁTICA

Disciplina: Computação & Música

PROFESSORES: Marcelo Johann ,Marcelo Pimenta

{johann, mpimenta}@inf.ufrgs.br

Semestre 2006/2

Proposta de Trabalho



Trabalho Teórico
Introdução

Alunos de graduação devem formar grupos de no máximo 2 componentes. Os alunos de pós-graduação devem preferencialmente atuar individualmente (exceções tratadas caso a caso) .Entregar nomes dos integrantes do grupo aos professores pessoalmente ou via e-mail(preferencialmente).

O assunto do trabalho é o ESTUDO de um assunto de Computação & Música que seja de interesse do grupo e de provável interesse para a turma, a ESCRITA de um artigo tipo “survey” sobre este assunto e (opcionalmente a critério do professor) a APRESENTAÇÃO de um seminário sobre o assunto para a turma.


1a Parte : Estudo

Nesta parte, o grupo deve fazer uma revisão bibliográfica sobre o assunto. O(s) professor(es) certamente auxiliará(ão) com dicas e ou material .


2a Parte – Escrita e entrega de artigo

Nesta parte, o grupo deve escrever um artigo tipo “surveyapresentando os fundamentos, conceitos e características principais do assunto escolhido assim como o estado-da-arte (teorias, conceitos, modelos , técnicas, métodos, modelos, ambientes, ou seja , os trabalhos relacionados com este tema) descrito de forma introdutória e compatível com os conhecimentos vistos em aula. Note que esta apresentação não deve refletir sua brilhante opinião ou crítica sobre este enfoque mas apenas uma descrição o mais isenta possível de suas propriedades. Organize esta apresentação por idéias e não por autor ou publicação. Além disto, se possível, faça uma uma análise crítica dos trabalhos relacionados, tipicamente através de uma comparação entre eles. Para esta comparação é interessante escolher um conjunto de critérios e analisar como cada um dos enfoques atende ou não estes critérios. Uma comparação pode resultar numa tabela que sintetiza a análise. Obviamente o tamanho do artigo não é importante mas sim seu conteúdo. Estima-se um mínimo de 12 páginas. Além disto, como todo trabalho escrito seu texto deve ser autocontido, quer dizer, todos conceitos e idéias usados devem ser explicados no texto ou fazer referência a uma bibliografia que os explique. De fato, em um survey as referências são fundamentais para quem se interessar e quiser procurar mais informação.

Bons artigos de surveys são encontrados na ACM Computing Surveys, que vocês têm acesso na biblioteca ou via Portal de Periódicos da Capes.
3a Parte: Apresentação

Nesta Parte, o grupo deve estar pronto para APRESENTAR o seu trabalho para a turma e o professor. O grupo terá no mínimo 20 minutos para apresentar as idéias principais de seu trabalho para a turma. Além disto, a documentação final do trabalho, englobando o texto do artigo e os slides da apresentação, deve ser entregue ao professor. Assume-se que a documentação final do trabalho será entregue ao professor no máximo até o dia 10/11. O professor não apenas fará uso da documentação para avaliá-lo mas também poderá questionar oralmente os componentes do grupo a respeito de todas as partes do trabalho. Deve ficar clara nas respostas a participação e o engajamento de todos os indivíduos no trabalho do grupo.


Observações:

O trabalho deve ser entregue por via eletrônica (anexo a mail para os 2 professores) e deve conter a identificação do grupo (nomes de todos componentes e se são alunos de graduação ou pós-graduação). Em caso de dúvidas, consulte primeiro a bibliografia disponível (preferencialmente), depois pesquise em outras bibliografias (use a biblioteca e a Internet) e, em caso de necessidade, consulte os professores pessoalmente ou via e-mail. Bom trabalho!!


Sugestões de tópicos para realização de Trabalho Teórico:

(lista não exaustiva a partir dos CFP do SBC&M e do ICMC)




  1. Artificial Intelligence and Music;

  2. Audio Hardware Design

  3. Audio Digital Signal Processing

  4. Computer-Aided Music Analysis

  5. Computer-Aided Musical Education

  6. Distributed Music ; Internet and Web Applications

  7. Music and Audio in Multimedia Systems and Applications

  8. Music Data Structures and Representation

  9. Music Information Retrieval

  10. Music Notation, Printing, and Optical Recognition

  11. Psychoacoustics, Music Perception and Cognitive Modeling

  12. Real-time Interactive Systems

  13. Software Systems and Languages for Composition

  14. Sound Synthesis and Analysis ; Music Analysis

  15. Languages for Computer Music

  16. Composition Systems and Techniques

  17. Interactive Performance Systems

  18. Software and Hardware Systems for Computer Music

  19. (Novas) Formas de Interação ou Interface para Computação & Música

  20. Outros: conversar com os professores para expor sua idéia!!

Resumo:


  • Montar grupo e enviar ao professor sobre o grupo e o tema escolhido;

  • Obter bibliografia e realizar o trabalho escrito;

  • Se contactado pelo professor, preparar apresentação do seminário para a turma;

  • DATA DE ENTREGA do trabalho escrito: 10/11/2005




©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal