Universidade federal do paraná departamento de artes



Baixar 31,97 Kb.
Encontro07.08.2017
Tamanho31,97 Kb.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - DEPARTAMENTO DE ARTES

PROGRAMA DE DISCIPLINA

CÓDIGO DISCIPLINA HA066EM/PS


HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA

PROFESSOR RESPONSÁVEL CURSO / ANO LETIVO

SILVANA SCARINCI MÚSICA / 2008; I Semestre

PROGRAMA

SEM.

CONTEÚDO

PROCEDIMENTOS

01/03

Apresentação do departamento e projetos




08/03

Visita guiada à Biblioteca

I. Bibliografia e questões relacionadas à pesquisa da música no Brasil



Exposição dos temas. Leitura dirigida e discussão de textos. Audição de exemplos.

22/03

II. O período colonial

2.1. Primeiros relatos sobre música no Brasil / 2.2. Os jesuítas e outras ordens



idem

29/03

2.3. O séc. XVIII /2.3.1. Olinda e Bahia / 2.3.2. Minas Gerais / 2.3.3. São Paulo e Rio de Janeiro

idem

24/08

III. O séc. XIX

3.1. A vinda da Família Real / 3.2 Padre José Maurício, Neukomm, Marcos Portugal






05/04

III. O séc. XIX

3.1. A vinda da Família Real /



idem

12/04

3.2 Padre José Maurício, Neukomm, Marcos Portugal

idem

19/04

3.5. Final do século

idem

26/04

4.1.1. Villa Lobos

idem

10/05

Wagner e o drama musical

Idem

17/05

4.2. Kollreuter e o movimento Musica Viva

idem

24/05

4.3. Outros movimentos na segunda metade do século

idem

31/05

Entrega e discussão de trabalhos




07/06

Prova




21/06

Exame




OBJETIVOS

1. Caracterização da Disciplina (Ementa)

Música brasileira. Do período colonial até os nossos dias. Principais correntes e compositores. Audição de obras representativas. Principais eventos histórico-musicais. Apresentação de exemplos através de audição de obras, vídeos e concertos



2. Objetivo Geral

Permitir ao aluno o reconhecimento das principais características do processo histórico da música no Brasil.



4. Objetivos Específicos

Apresentar aos alunos os problemas relacionados ao estudo da história da música no Brasil, e as suas características desde o período colonial até nossos dias, assim como um panorama da pesquisa histórico-musicológica no Brasil atual.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS




BUDASZ, Rogério. A música no tempo de Gregório de Mattos. Curitiba: DeArtes/UFPR, 2004.

_______________. Teatro e Música na América Portuguesa. Ópera e teatro Musical no Brasil (1700-1822): convenções, repertório, raça, gênero e poder. Curitiba: Deartes, PPG Música, 2008.

CASTAGNA, Paulo Augusto. Fontes bibliográficas para a pesquisa da prática musical no Brasil nos séculos XVI e XVII. Dissertação de mestrado. São Paulo: Universidade de São Paulo (USP), Escola de Comunicação e Artes, 1991. 2 vols.

FAGERLANDE, Marcelo. O Método de Pianoforte do Padre José Maurício Nunes Garcia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1995.

HOLLER, Marcos Tadeu. Uma história de cantares de Sion na terra dos brasis: a música na atuação dos jesuítas na América Portuguesa. Tese de doutorado. Campinas: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Artes, 2006. 2 vols.

KATER, Carlos. Música viva e H. J. Koellreutter: movimentos em direção à modernidade. São Paulo: Musa, 2001



KIEFER, Bruno. A modinha e o lundu: duas raízes da música popular brasileira. Porto Alegre: Movimento, 1986.

____________. História da música brasileira: dos primórdios ao início do século XX. 2.ed. Porto Alegre: Movimento, 1977.

MARIZ, Vasco. História da música no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira; Brasilia: INL, 1981

MENEZES, Flo. Música eletroacústica: história e estéticas. São Paulo: Edusp, 1996.



NEVES, José Maria. Música conteporânea brasileira. São Paulo: Ricordi, 1981.

TINHORÃO, José Ramos. Domingos Caldas Barbosa: o poeta da viola, da modinha e do lundu (1740-1800). São Paulo: Editora 34, 2004.

TRAVASSOS, Elizabeth. Modernismo e música brasileira. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2000.

TRABALHO INDIVIDUAL RECOMENDADO PARA APROVEITAMENTO DO CURSO

  1. Leitura dos textos disponíveis no xérox. Escrever anotações/fichamentos no caderno.

  2. Questionários deverão ser respondidos no caderno.

  3. Audição dos CDs. Obs: reconhecimento de repertório será parte da prova.

  4. Obs: As provas serão feitas com consulta do material do caderno. Não serão permitidas consultas a textos impressos ou xerocados.

Textos no xérox (leitura requerida para fichamento, questionários e audição dos Cds): no Xerox, no desenrolar do curso.

AVALIAÇÃO




Entrega de trabalhos escritos (fichamentos, questionários, leituras dirigidas, resenhas)Prova final.

DEPARTAMENTO COORDENAÇÃO PROFESSOR

HL/DEARTE MÚSICA



©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal