Universidade federal de santa catarina disciplina: pgl510137 Arqueografias do presente Professor responsável



Baixar 76,71 Kb.
Encontro26.10.2017
Tamanho76,71 Kb.


UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Disciplina: PGL510137 - Arqueografias do presente

Professor responsável: Raul Antelo

Período: 2º semestre de 2015

Horário: segundas-feiras, 17h
Proposta:
O contemporâneo nos demonstra que o presente está marcado, desde a sua origem, pelo passado e pelo futuro. Há sempre, em sua emergência, uma lacuna, um hiato, uma ausência. E a história (da literatura ou da arte) não pode ser lida como uma harmoniosa sucessão de presenças, revezando-se e alternando-se entre si, mas como uma incessante reconstrução retrospectiva em que todo signo é presença diferida. O presente constitui-se assim em relação àquilo que ele não é, nem mesmo como passado ou futuro modificados. Já em 1962, em Ensayos sobre subversión, Murena escrevia que "el hombre de letras, si desea ser contemporáneo, debe comenzar por ser anacrónico. Anacrónico en el sentido originario de la palabra que designa el estar contra el tiempo. La entrega total al presente es una entrega parcial; la contemporaneidad inmediata es una atemporaneidad. Sólo se vive con plenitud el presente cuando se lo percibe en su totalidad desde la perspectiva del pasado. Sólo se es con profundidad contemporáneo al sumergirse en la contemporaneidad con la distancia del anacronismo".
Tópicos:
1. A crepusculina e o movimento civilizatório epicicloidal. A globalização segundo Araripe Jr.

2. O contemporâneo como contestação do progresso. O espaçotempo. A realidadeficção.

3. Cronos e Aion. O contemporâneo como o anacrônico.

4. Presença e contingência.


Bibliografia:
ADORNO, Theodor W. – “Ravel”. Reacción y progresso y otros ensayos musicales. Trad. José Casanovas. 2ª. ed. Barcelona, Tusquets Editores, 1984, p.35-36.

IDEM - L´art et les arts. Trad. J. Lauxerois. Paris, Desclée de Brouwer, 2002.

AGAMBEN, Giorgio - La potenza del pensiero: Saggi e conferenze. Vicenza, Neri Pozza, 2005.

IDEM - Il regno e la gloria. Vicenza, Neri Pozza, 2006.

IDEM - Categorias italianas (Estudos de poética e literatura). Trad. Carlos Eduardo S. Capela e Vinícius Nicastro Honesko. Florianópolis, ed. da UFSC, 2014.

IDEM - O que é o contemporâneo. Trad. Vinícius Nicastro Honesko. Chapecó, Argos, 2009.

IDEM - O que resta de Auschwitz. Trad. Selvino J. Assmann. São Paulo, Boitempo, 2008.

IDEM. Signatura rerum. Sul metodo. Torino, Bollati Boringhieri, 2008.

IDEM - «Gusto». Enciclopedia. Vol. 6. Ed. Ruggero Romano. Torino, Einaudi, 1979.

IDEM - Il fuoco e il racconto. Roma nottetempo, 2014.

IDEM - Stasis. La guerra civile come paradigma politico.  Homo sacer, II, 2. Torino, Bollati Boringhieri, 2015.

AHMAD, Aijaz. Linhagens do Presente: ensaios. São Paulo, Boitempo, 2002.

ALLIEZ, Eric - Les Temps Capitaux. Récits de la conquête du temps. Paris, Les Editions du Cerf, 1991.

ALTIERI, Charles – “Why Modernist Claims for Autonomy Matter”. Journal of Modern Literature, vol. 32, nº 3, spring 2009, p. 1-21.

APTER, Emily. The Translation Zone: A New Comparative Literature. Princeton, Princeton University Press, 2006.

IDEM - Against World Literature: On the Politics of Untranslatability. Nova York, Verso, 2013.

ARARIPE JÚNIOR, T.de A.- Obra Crítica. Ed. Afrânio Coutinho. Rio de Janeiro, Casa de Rui Barbosa; Brasília, MEC, 1958: I; 1960: II; 1963: III; 1970. IV.

ARENDT, Hannah - Entre o passado e o futuro. São Paulo, Perspectiva, 1979.

ARFUCH, Leonor (ed.) - Pensar este tiempo. Espacios, afectos, pertenencias. Buenos Aires, Paidós, 2005.

AVELAR, Idelber - Alegorias da Derrota. A ficção pós-ditatorial e o trabalho do luto na América Latina. Belo Horizonte, UFMG, 2003.

BADIOU, Alain - Le siècle. Paris, Seuil, 2005.

IDEM - Pequeno Manual de Inestética. São Paulo, Estação Liberdade, 2002.

IDEM - Théorie du sujet. Paris, Seuil, 1982.

IDEM - Filosofia del presente. Trad. A. Falcón. Buenos Aires, Libros del Zorzal, 2005.

IDEM et al. - L’idée du communisme. Paris, Lignes, 2010

BARTHES, Roland - “Requichot et son corps” in Essais critiques. Paris, Seuil, 1982.

IDEM - "Rasch" in Oeuvres Complètes. Ed. Éric Marty. Paris, Seuil, 1993, vol. II.

BELTING, Hans - End of the history of art? Trad. Christopher S. Wood. Chicago, University of Chicago Press, 1987.

BENJAMIM, Walter - Magia e técnica, arte e política (Obras escolhidas, Vol. I). Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo, Brasiliense, 1985.

IDEM - Passagens. Org. Willi Bolle. Belo Horizonte, Ed. UFMG; São Paulo, Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2006.

BLANCHOT, Maurice - O espaço literário. Rio de Janeiro, Rocco, 1987.

IDEM - O livro por vir. Trad. Leyla Perrone Moisés. São Paulo, Martins Fontes, 2005.

BOSI, Alfredo - Araripe Júnior: teoria, crítica e história literária. São Paulo, EDUSP, 1978.

BOURRIAUD, Nicolás - Estética relacional. Buenos Aires, Adriana Hidalgo, 2006.

IDEM - Posproducción. Buenos Aires, Adriana Hidalgo, 2007.

IDEM - La exforma. Buenos Aires, Adriana Hidalgo, 2015.

BUCK-MORSS, Susan - The Origin of Negative Dialectics: Theodor W. Adorno, Walter Benjamin, and the Frankfurt Institute. New York, Free Press, 1977.

BURUCUA, Gastón - Historia, arte, cultura. De Aby Warburg a Carlo Ginsburg. Buenos Aires, Fondo de Cultura Económica, 2007.

CADAVA, Eduardo - Words of Light: Theses on the Photography of History. Princeton, Princeton University Press, 1998.

CAMPOS, Augusto de - "Um lance de “dês” do Grande Sertão". In: Poesia, antipoesia, antropofagia. São Paulo, Cortez & Moraes, 1978. p. 9-37.

CAMPOS, Augusto de, PIGNATARI, Décio e CAMPOS, Haroldo de - Teoria da Poesia Concreta. Textos Críticos e Manifestos (1950-1960). São Paulo, Invenção, 1965.

CAMPOS, Haroldo de - A arte no horizonte do provável. São Paulo, Perspectiva, 1969.

IDEM - A operação do texto. São Paulo, Perspectiva, 1976.

IDEM - (0rg.) Ideograma - lógica, poesia, linguagem. São Paulo, EDUSP, 1977.

IDEM - Galáxias. São Paulo, Ex Libris, 1984. 

IDEM - Metalinguagem. Petrópolis, Vozes, 1967.

COCCIA, Emmanuele - Filosofía de la imaginación, Averroes y el averroísmo. Trad. María Teresa D'Meza. Buenos Aires, Adriana Hidalgo, 2007.

IDEM - A vida sensível. Trad. Diego Cervelin. Florianópolis, Cultura e Barbárie, 2010.

DELEUZE, Gilles - L´île déserte. Textes 1953-1974. Ed. D. Lapoujade.Paris, Minuit, 2002.

DIDI-HUBERMAN, Georges. A imagem sobrevivente. História da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro, Contraponto, 2013.

IDEM - L’Album de l’art à l’époque du «Musée imaginaire». Paris, Hazan; Musée du Louvre, 2013.

IDEM - L'oeil de l'histoire / Passés cités par JLG. Paris, Minuit, 2015.


IDEM e Careri Giovanni - L'histoire de l'art depuis Walter Benjamin. Paris, EHESC, 2010.

D´ORS, Eugeni - Las aporías de Zenón de Elea y la noción moderna de espacio-tiempo. Ed. Ricardo Parellada. Madrid, Encuentro, 2009.

DURAND, Carine e RAGUENET, Sandra (ed.) - L´Amérique latine entre critique et théorie. Paris, Garnier, 2015.

EDWARDS BELLO, Joaquín - Tres meses en Río de Janeiro. Santiago, Aguilar Chilena de Ediciones, 2004.

IDEM - Metamorfosis. 2ª ed. Santiago de Chile, Nascimento, 1979.

EINSTEIN, Carl – L’Art du Xxe siècle. Trad. Liliane Meffre e Maryse Staiber. Paris, Actes Sud, 2011.

IDEM - Les arts de l´Afrique. Trad e pref. Liliane MeffreParis, Jacqueline Chambon, 2015.

ELIAS, Norbert - Time: an Essay. Oxford-Cambridge, Blackwell, 1992.

ESPOSITO, Roberto - Inmunitas. Protección y negación de la vida. Trad. Luciano Padilla López. Buenos Aires, Amorrortu, 2005.

IDEM - Terza persona. Politica della vita e filosofia dell’impersonale. Torino, Einaudi, 2007.

IDEM - Termini della politica. Comunità, immunità, biopolitica. Milano, Mimesis, 2008.

IDEM et al. - Nihilusmo y política. Buenos Aires, Manantial, 2008.

FRIEDMAN, Michael - Foundations of Space-Time Theories: Relativistic Physics and Philosophy of Science. Princeton, Princeton University Press, 1983.

FOUCAULT, Michel - As Palavras e as Coisas. Uma arqueologia das ciências humanas . Trad. Salma T. Muchail. São Paulo, Martins Fontes, 2000.

IDEM - Ditos e Escritos III. Estética: literatura e pintura, música e cinema. Org. Manoel Barros da Motta. Trad. Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 2001.

IDEM - La grande étrangère. À propos de littérature. Éditions de l´EHESS, Paris, 2013.

GIUNTA, Andrea. ¿Cuándo empieza el arte contemporáneo? / When Does Contemporary Art Begin? Buenos Aires, Fundación arteBA, 2014.

GONZALEZ STEPHAN, Beatriz e ANDERMANN, Jens [eds.] - Galerías del progreso. Museos, exposiciones y cultura visual en América Latina. Rosario, Beatriz Viterbo, 2006.

GROYS, Boris - Introduction to Antuphilosophy. Trad. David Fernbach. Londres, Verso, 2012.

IDEM - Art Power. Cambridge, Harvard University Press, 2008.

IDEM - Du nouveau. Essai d´économie culturelle. Nantes, Jacqueline Chambon, 1995.

IDEM - “El arte conceptual del comunismo”. In: La Ilustración total. Arte conceptual de Moscú 1960-1990. Madrid, Fundación Juan March, 2008, p. 18-35.

IDEM - Políticas de la inmortalidad. Buenos Aires, Katz, 2008.

IDEM - Volverse público. Las transformaciones del arte en el ágora contemporánea. Trad. P. Cortes Rocca. Buenos Aires, Caja Negra, 2014.

IDEM - Portrait de l'artiste en masochiste, Paris, les éditions arkhê, 2013.

HÄGGLUND, Martin - Radical atheism: Derrida and the time of life. Stanford, Stanford University Press, 2008.

HAMACHER, Werner - 95 tesis sobre la Filología.Trad. Laura Caruhati. Buenos Aires, Miño y Dávila, 2011.

IDEM - Lingua amissa. Trad. Laura Carugati e Marcelo Burello. Buenos Aires, Miño & Dávila, 2012.

HANSEN, João Adolfo - A ficção da literatura em Grande Sertão Veredas. São Paulo, Hedra, 2000.

HARTOG, François - Régimes d’Historicité. Présentisme et expériences du temps. Paris, Seuil, 2003.

HENDERSON, Linda Dalrymple - The Fourth Dimension and Non-Euclidean Geometry in Modern Art. 2ª ed. revisada. Cambridge, MIT Press, 2013.

HUYSSEN, Andreas - En busca del futuro perdido. Cultura y memoria en tiempos de globalización. México, Fondo de Cultura Económica, 2002.

ISRAEL, Nico - Spirals : the whirled image in twentieth-century literature and art. New York, Columbia University Press, 2015.

JAMESON, Fredric - Archaeologies of the Future. The Desire Called Utopia and Other Science Fictions. London-New York, Verso, 2005.

IDEM - A Singular Modernity. Essay on the Ontology of the Present. London-New York, Verso, 2002.

IDEM - The Seeds of Time. New York, Columbia University Press, 1994.

JANKÉLÉVITCH, Vladimir – Ravel. El músico y su obra. Trad. Vicente Salas Viu. Buenos Aires, Losada, 1951.

KLOSSOWSKI, Pierre- Nietzsche e o círculo vicioso. Pref. J. T, Brum. Trad. H. Lencastre. São Paulo, Pazulim, 2000.

LACLAU, Ernesto –Emancipación y diferencia. Buenos Aires, Ariel, 1996.

IDEM - “Bare Life or Social Indeterminacy”. In: DE CAROLI, S.; CALARCO, M. (eds.). On Agamben. Essays and Commentary. Stanford, Stanford University Press, 2005.

IDEM – Debates y combates. Por un nuevo horizonte de la política. Buenos Aires. Fondo de Cultura Económica, 2008.

LACOUE-LABARTHE, Philippe - Heidegger. La política del poema. Trad. J.F. Megias Flores. Madrid, Trotta, 2007.

LADDAGA, Reinaldo - La estética de la emergencia. Buenos Aires, Adriana Hidalgo, 2006.

LEFEBVRE, Henri - Critique de la vie cotidienne, vol. I: Introduction. Paris, L’Arche, 1947; vol. II: Fondements d’une sociologie de la quotidienneté. Paris, L’Arche, 1958; vol. III: De la modernité au modernisme (Pour une métaphilosophie du quotidien). Paris, L’Arche, 1981.

LUDUEÑA, Fabián - "Eternidad, espectralidad, ontología: hacia una estética trans-objetual" in BADIOU, Alain - Pequeño manual de inestética. Trad. Guadalupe Molina, Lucía Vogelfang, Jorge Caputo e Marcelo Burello. Buenos Aires, Prometeo, 2009.

LUDMER, Josefina - Aqui América latina: una especulación. Buenos Aires. Eterna Cadencia, 2012.

MAJOR, René (ed.). Derrida para los tiempos por venir. Trad. Ariel Dilon. Buenos Aires, Waldhuter Editores, 2013.

MARCHART, Oliver – El pensamiento político posfundacional. La diferencia política en Nancy, Lefort, Badiou y Laclau. Buenos Aires, Fondo de Cultura Económica, 2009.



MARRAMAO, Giacomo - Kairós. Apología del tiempo oportuno. Trad. Helena Aguilà. Barcelona, Gedisa, 2008.

MEILLASSOUX, Quentin - Le Nombre et la Sirène. Un déchiffrage du Coup de dés de Mallarmé. Paris, Fayard, 2011.

IDEM - Después de la finitud. Ensayo sobre la necesidad de la contingencia. Buenos Aires, Caja Negra, 2015.

IDEM - “Deuil à venir, dieu à venir”. In: Critique, nº. 704-705, jan-fev. 2006, p. 105-115.

IDEM - "Badiou and Mallarmé: The Event and the Perhaps". Parrhesia, nº 16, 2013, p.35-47.

MICHAUD, Éric - Un art de l’éternité, l’image et le temps du national-socialisme. Paris, Gallimard, 1996.

IDEM - “La construction de l’image comme matrice de l’histoire”. In: Vingtième Siècle. Revue d’histoire, n° 72, out.-dec. 2001, p. 41-52.

MURENA, Héctor A. - Ensayos sobre subversión. Buenos Aires, Sur, 1962.

NANCY, Jean-Luc Nancy - La Déclosion (Déconstruction du christianisme, I). Paris, Galilée, 2005.

IDEM - L’adoration. (Déconstruction du christianisme 2). Paris, Galilée, 2010.



IDEM - El sentido del mundo. Trad. Jorge Manuel Casas. Buenos Aires, La Marca, 2003.

IDEM - Embriaguez. Trad. Cristina R. Marciel e Javier de la Higuera Espín. Granada. Editorial de la Universidad de Granada, 2014.

NASCIMENTO, E. (org.) - Jacques Derrida: Pensar a desconstrução. São Paulo, Estação Liberdade, 2005.

NEGRI, Antonio - La costituzione del tempo. Prolegomeni. Roma, manifestolibri, 1997.

OSBORNE, Peter - The Politics of Time. Modernity and Avant-Garde. London-New York, Verso, 1995.

IDEM & ALLIEZ, Éric - Spheres of Action: Art and Politics. Londres, Tate Publishing, 2013.

RANCIÈRE, Jacques –Aisthesis. Scènes du régime esthétique de l´art. Paris, Galilée, 2011 (Há trad. ao espanhol: Buenos Aires, Manantial, 2013).



RONELL, Avital - Campo de Provas: sobre Nietzsche e o test-drive. Trad. Rodrigo Lopes de Barros. Desterro, Cultura e Barbárie, 2010.

SANTIAGO, Silviano - Uma literatura nos trópicos. Rio de Janeiro, Rocco, 2000.

SEBALD, W. G. - Sobre la historia natural de la destrucción. Trad. M. Saenz. Barcelona, Anagrama, 2003.

SEDLMAYR, Hans - Perdita del centro. Le arti figurative dei secoli diciannovesimo e ventesimo come sintomo e simbolo di un’epoca. Trad. M. Guarducci, Torino, Borla, 1967.

SLOTERDIJK, Peter – Sin salvación. Tras las huellas de Heidegger. Trad. J. Chamorro Mielke, Madrid, Akal, 2011.

IDEM - En el mundo interior del capital. Para una teoría filosófica de la globalización.Trad. Isidoro Reguera. Madrid, Siruela, 2010.

SMITH, Terry - Contemporary Art. World Currents. New Jersey, Pearson Education and Prentice Hall, 2011.

STEYERL, Hito – Los condenados de la pantalla. Trad. Marcelo Expósito. Buenos Aires, Caja Negra, 2014.

SUSSEKIND, Flora - Até segunda ordem não me risque nada: os cadernos, rascunhos e a poesia de Ana Cristina Cesar. Rio de Janeiro, 7 Letras, 2007.

IDEM - Literatura e vida literária: polêmicas, diários e retratos. Belo Horizonte, UFMG, 2004.

IDEM - "Que eficácia pode ter? Adaptabilidade e resistência" in PEDROSA, Celia; SÜSSEKIND, Flora; DIAS, Tania (orgs.) – Crítica e valor: seminário em homenagem a Silviano Santiago. Rio de Janeiro, Fundação Casa de Rui Barbosa, 2014, p.49-67.

VÀRIOS AUTORES - Caminhos da lírica brasileira contemporânea. São Paulo, Nankim, 2013.



VIRNO, Paolo - Il ricordo del presente. Saggio sul tempo storico. Torino, Bollati Boringhieri, 1999.



©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal