Universidade federal de goiáS



Baixar 5,82 Kb.
Encontro23.05.2017
Tamanho5,82 Kb.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA


OS FATORES INTERVENIENTES NA CHEGADA DOS 100 METROS RASOS

ERNESTO FLÁVIO BATISTA BORGES PEREIRA

orientação do Prof. Ms. Juracy da Silva Guimarães.

Resumo
O atletismo é o “esporte-base” de todos os esportes e possui provas de velocidade e resistência; nas provas de campo, o arremesso de peso, lançamentos de dardo, disco e martelo, saltos em distância, triplo, altura e com vara. Fora das pistas temos as maratonas e o cross-country, disputadas em ruas, estradas ou montanhas. E finalmente as provas combinadas como o decatlo e o heptatlo, dos quais esta pesquisa se desenvolve na prova de velocidade, especificamente os 100 metros rasos.

Esta pesquisa monográfica relacionada à chegada dos 100 metros foi iniciada a partir de experiências vividas enquanto atleta desta prova. A convivência e as constantes percepções que obtive em âmbito nacional e internacional foram os principais motivadores deste trabalho científico em relação aos fatores que podem influenciar, de forma positiva ou negativa, a chegada na prova dos 100 metros. Pois, percebia que na chegada, alguns atletas de iniciação e do alto rendimento conseguiam uma boa largada após o disparo do árbitro de partida, acelerando 60 à 70 metros da prova, mantendo-se à frente dos adversários, verificando-se que nos últimos 20 á 30 metros de corrida alguns atletas, além de perderem posições já próximos à linha de chegada, os mesmos perdiam domínio técnico e às vezes, caiam, sentiam falta de força, resistência, desaceleravam rápido na chegada e pareciam desconcentrados ou despreparados psicologicamente para completarem a prova com sucesso.

Dessa forma, ao identificar e analisar estes pressupostos, a pesquisa em questão, pretende contribuir com a deficiência bibliográfica de pesquisas quase inexistentes para a produção científica desta modalidade no Estado de Goiás e no Brasil.

O presente trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa com suporte de dados empíricos e experimentais, fundamentada no Treinamento Esportivo, a qual possui como objetivos principais: identificar os fatores que influenciam na chegada dos 100 metros, traçar um panorama brasileiro dos treinamento mais utilizados, comparar as referências bibliográficas dos autores com os dados coletados nas entrevistas com os técnicos e apontar os fatores mais relevantes para melhorar a chegada dos atletas de 100 metros rasos.


2002



©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal