Ufv / XVI sic / fevereiro-2007 / Zootecnia / 276



Baixar 4,03 Kb.
Encontro29.05.2017
Tamanho4,03 Kb.

UFV / XVI SIC / FEVEREIRO-2007 / Zootecnia / 310 
_________________________________________________________________________

DESEMPENHO E COMPOSIÇÃO CORPORAL DE BOVINOS NELORE DE DIFERENTES CLASSES SEXUAIS ALIMENTADOS COM DIFERENTES OFERTAS DE CONCENTRADO NA DIETA.

DINIZ, Luciana de Lacerda (Bolsista); VALADARES FILHO, Sebastião de Campos (Orientador); FONSECA, Mozart Alves (Estudante); PAULINO, Pedro Veiga Rodrigues (Professor)



Entre os principais fatores ligados ao animal que afetam a produção de carne, destacam-se a condição sexual, raça, tamanho corporal, status fisiológico, etc. Níveis crescentes de energia na dieta estão associados a maiores taxas de crescimento e de deposição de gordura, tanto no corpo vazio, quanto na carcaça. Porém, em animais zebuínos, níveis de concentrado na dieta acima de 50-60% não têm melhorado o desempenho e afetado a composição corporal. Assim, objetivaram-se avaliar os efeitos da classe sexual (CS) e nível de oferta de concentrado (NC) sobre o consumo, a digestibilidade, a composição corporal e o ganho de peso de bovinos Nelore. Foram utilizados 12 machos inteiros, 12 machos castrados e 12 fêmeas, distribuídos, em seis tratamentos, em esquema fatorial 3x2, sendo três CS e dois NC (0,6 e 1,2% PV). Um ensaio de digestibilidade foi realizado em cada um dos quatro períodos de 28 dias. Os animais foram pesados a cada período e abatidos ao final de 112 dias de confinamento. Os machos inteiros foram mais eficientes, apresentando maior peso vivo final. Os consumos relativos de MS e de todos os demais nutrientes foram superiores nas fêmeas (P<0,05). As digestibilidades, com exceção do EE (DEE), não foram afetadas (P>0,05) pela classe sexual. Apenas as digestibilidades da MS e da MO foram superiores (P<0,05) para a dieta em que o NC foi de 1,2% do PV (P<0,05). As carcaças dos machos inteiros foram mais pesadas e magras (P<0,05). As fêmeas apresentaram carcaças com maior teor de gordura (P<0,05). O nível de oferta de concentrado praticamente não afetou as características da carcaça, a composição corporal e da carcaça dos animais. Conclui-se que classe sexual exerce influência sobre o desempenho, o consumo e o padrão de deposição dos constituintes da carcaça e do corpo vazio de animais Nelore. (CNPq).



©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal