Título do artigo, letras maiúsculas, negrito, centrado, menos que 10 palavras nomes dos Autores, letras maiúsculas e minúsculas,em negrito, centrado, largura de 127mm (5in)



Baixar 49,78 Kb.
Encontro15.07.2018
Tamanho49,78 Kb.

TÍTULO DO ARTIGO, LETRAS MAIÚSCULAS, NEGRITO, CENTRADO, menos QUE 10 PALAVRAS

Nomes dos Autores, letras maiúsculas e minúsculas,em negrito, centrado, largura de 127mm (5in)

Filiação e endereço dos Autores, Itálico, letras maiúsculas e minúsculas,

centrado, 127mm (5in) largura (máxima)
Abstract: Abstract of 50–100 words, 127mm (5in) width (maximum), justified. Zzzzz zzz zzzzz z zzzzzzzzzzz zzzzz zzzzzz zzzzzzzzz zz zzzzzzzz zzzzzzz z zzzzzzzzz zzzzz zzzzzzzzzzzzzzz zzzzzzz zzzzzzzzzz zzzzzzzzzzz zzzzzzzzz zzzz zzzzz zzzzzzz zzzzzzz zzzzzz zzzzzzz zzzz zzzzzz zzzzzzzz zzzzzzzzzzz zzzzzzzzzzzz zzzzzzzzzzz zzzzzz. Please insert a copyright notice (in italics and all on one line) following the last word in the abstract as shown in this example. Copyright © 2009 CBEE/ABEE
Keywords: 5–10 keywords, 127mm (5in) width (maximum), left justified.
Resumo: Resumo de 50–100 palavras, 127mm (5in) largura (máximo), justificado. A nota de direitos autorais não precisa ser repetida no resumo, devendo constar apenas no Abstract.
Palavras Chaves: 5–10 palavras, 127mm (5in) largura (máximo), justificado à esquerda.


  1. Introdução


Este gabarito (template) apresenta os estilos e formatação do artigo definidos para o CBEE. A diagramação dos anais do CBEE se baseia nas dimensões de papel A4 (210 mm de largura por 297 mm de altura). A diagramação define dois tipos de páginas:

  • Primeira página: contém uma seção de coluna simples com título, autores, endereço, Abstract, Resumo e Palavras Chaves;

  • Páginas subsequentes: texto do artigo em duas colunas.

O texto do artigo é formatado com 76 mm (3in) de largura de coluna, com 8 mm (.3in) espaço entre colunas. Use todo o espaço de 254 mm (10 in) de comprimento de coluna (Margem superior e inferior da página de 20mm). Os parágrafos devem ser justificados (use o estilo paragABEE do estilo), usando espaço simples, sem identação de parágrafo. Use a fonte Times New Roman, 10 pontos. O parágrafo é definido com espaço de 6pt antes e 3pt depois. Evite inserir linhas após o título de seção e entre parágrafos, procurando usar o estilo para formatar adequamente o texto.

Evite deixar um título de seção no final de uma coluna, com o respectivo texto iniciando no topo da próxima página ou coluna. Use espaçamento extra (entre figuras ou seções anteriores) para empurrar o título para o topo da mesma coluna que seu respectivo texto. Faça uso da maior área de texto possivel tendo em vista as restrições no número de páginas.


  1. formatação usando Estilos


O MSWord apresenta o recurso de formatação via estilo (Style), porém, permite que o usuário diagrame o texto com ampla liberdade. Recomenda-se o uso de formatação apenas baseado no Estilo proposto neste gabarito (template), que define os seguintes estilos:

  • normal

  • paragABEE

  • titulo

  • autores

  • endereco

  • Titulo1 ou heading1

  • Titulo2 ou heading2

  • Titulo3 ou heading3

  • equacoes

  • legenda

  • refbib

As definições de cada item podem ser visualizadas via menu [Formatar->Estilo] (ou [Format->Style]).
    1. Titulos ou headings


O estilo Titulo é usado para formatar apenas o título do artigo. Note que o título deve estar posicionado 5cm abaixo do topo da página. Há uma linha divisória delineando este espaçamento vertical.

Os títulos de seções do artigo são formatados usando-se a formatação título1, título2 (heading1, heading2, etc), etc. Note que este estilo é do próprio MSWORD e varia de acordo com o idioma do MSWORD (inglês ou português).


    1. Equações, figuras e tabelas


O estilo equacoes é usado para alinhar o objeto EQUATION e respectiva numeração da equação. O Formato normal é usado com duas tabulações para o objeto e respectiva numeração.

(1)

As figuras são formatadas com o estilo legenda como indicado na Fig.1.



Figura 1: Use o estilo legenda [Times New Roman, 9pt, centrado] Posicione as figuras no topo ou no final de uma coluna, o mais próximo de sua referência no texto. Procure restringir a figura a uma coluna, a menos que isto a torne ilegível.

Os títulos de Tabelas são formatados com o estilo legenda.

Tabela 1: Use o estilo legenda, não use linhas verticais. Use linhas horizontais apenas para separar títulos.



Item

Descrição

Qtde.

1

Multimetro

2

2

Luxímerto

1
  1. Dicas para o uso deste gabarito (template).


Dois cenários são apresentados:

  • Criar novo arquivo baseado no estilo CABEEsty.dot.

  • Utilizar este gabarito como referência

A seguir apresenta-se dicas de como formatar o artigo usando este gabarito como referência. Usuários experientes podem usar atalhos para alcançar os mesmos resultados.

  1. Salve este arquivo CABEEsty.dot na pasta de modelos (templates) do MS Office. Tipicamente c:/arquivos de programa/Microsoft Office/modelos (c:/program files/Microsoft Office/templates);

  2. Crie um novo arquivo no MSWord via
    Arquivo->novo. O estilo CABEEsty.dot deverá estar entre as opções de tipos de documentos; Se isto não ocorrer abra este estilo e salve-o como arquivo *.doc.

  3. O novo arquivo terá todas estas informações no corpo do artigo;

  4. Abra o seu arquivo no MS Word

  5. Selecione todo o seu texto e o copie para a área de transferência (clipboard) usando o comando de teclado Ctrl+c;

  6. Cole (paste) o texto copiado no final deste texto, usando Ctrl+v. Note que o seu texto será formatado em duas colunas.

  7. Delete todo o texto gerado por este gabarito (template) a menos da seção do título e abstract da primeira página. Delete as instruções deste estilo preservando a seção do Título-Resumo da primeira página..

  8. Recorte a parte do título, endereço, abstract, resumo e palavras chaves e cole nas respectivas partes. Lembre-se de usar a opção de colar sem formatação, via menu->colar-especial (paste-special)

  9. Aplique os estilos do gabarito (template) correspondentes em cada parágrafo do seu artigo. Para isto, simplesmente posicione o cursor no parágrafo e selecione na barra de ferramentas (toolbar) de formatação o estilo a ser aplicado no parágrafo.
  1. Referências


Use o estilo Refbib mais as recomendações dos exemplos genéricos a seguir:

Silva, L., P. Mendonça e Outros (1999). Nome do artigo. In: Nome do livro em itálico ou sublinhado (Nome(s) de editor(es). (Ed)), números das páginas. Editora, lugar de publicação.

Einstein, A. (2001). Nome do livro em itálico ou sublinhado, página ou número de capítulos se relevante. Editora, Lugar de publicação.

Schroeder, J. and A. R. Briggs (1982). Nome do artigo. Nome do journal em itálico ou sublinhado, Volume no em negrito, número das páginas.






©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal