Trabalho avaliativo (3,0)



Baixar 21,93 Kb.
Encontro18.05.2017
Tamanho21,93 Kb.

Curso: Ciências Contábeis

Disciplina: Laboratório de Práticas Contábeis I

Data: 22/03/2010

Profa. Rosa Hoffmann

1) Uma série de empresas tem recorrido a Sistemas Integrados de Gestão (ERP) como maneira de sobreviver em um mundo cada vez mais competitivo. Se você tiver que defender a utilização de um ERP em sua empresa, que argumento, dentre os abaixo, você deverá empregar?

(A) Os procedimentos operacionais não serão alterados com a implantação do sistema.

(B) A empresa ganhará flexibilidade de operação.

(C) O controle gerencial tenderá a ser fortalecido.

(D) O gerenciamento de clientes será facilitado, pois a análise de crédito será mais ágil.

(E) Um sistema de fluxo de informação não precisará ser implantado.


2) O atual desafio do administrador da área de Tecnologia da Informação (TI) é projetar e gerenciar a tecnologia para ajudar a empresa a construir vantagem competitiva. Nesse sentido, pode-se afirmar que Gestão Estratégica de TI consiste em

(A) identificar oportunidades de diferenciação da empresa no mercado possibilitadas pela TI.

(B) focar na operação dos sistemas de maneira a permitir sua maior eficiência.

(C) atualizar a base computacional instalada na empresa de modo a permitir a execução dos processos administrativos.

(D) habilitar a empresa a alcançar seus objetivos pelo uso eficiente dos recursos disponíveis.

(E) responder às necessidades de informação pelos diversos usuários da empresa.


3) A Faculdade Golfinhos do Mar está desenvolvendo um sistema acadêmico computadorizado para controlar suas atividades educacionais. Para avaliar e propor o sistema operacional a ser utilizado, foi contratada a consultora Selma, que, para tomar a sua decisão, deverá considerar que a escolha do sistema operacional

(A) determina a confiabilidade do software a ser implantado.

(B) determina que somente uma linguagem de programação poder ser utilizada.

(C) estabelece o único tipo de hardware a ser adquirido.

(D) influencia o custo total da implantação do software.

(E) faz com que só um tipo de navegador possa ser utilizado na Internet.


4) Gestão (ERP) como maneira de sobreviver em um mundo cada vez mais competitivo. Se você tiver que defender a utilização de um ERP em sua empresa, que argumento, dentre os abaixo,

você deverá empregar?

(A) Os procedimentos operacionais não serão alterados com a

implantação do sistema.

(B) A empresa ganhará flexibilidade de operação.

(C) O controle gerencial tenderá a ser fortalecido.

(D) O gerenciamento de clientes será facilitado, pois a análise de crédito será mais ágil.

(E) Um sistema de fluxo de informação não precisará ser implantado.


5) A Modular Sistemas Ltda. desenvolveu um novo site na internet, hospedado em seus computadores, a fim de disponibilizar com segurança o acesso ao seu banco de dados. Para tal, introduziu um novo sistema de firewall em suas redes corporativas. O que levou o diretor da Modular a tomar esta decisão?

(A) Dar segurança aos dados da empresa contra a possibilidade de fogo em suas instalações.

(B) Fazer um esquema de backup de incêndio, isto é, guardar cópia dos dados e programas em local fora da sede da empresa.

(C) Prevenir o recebimento de vírus através do correio eletrônico.

(D) Tentar impedir que os computadores da empresa sejam invadidos por hackers.

(E) Criar uma vacina contra o vírus conhecido como firewall de maneira a impossibilitar o seu ataque aos computadores da empresa.


6) O setor de aviação civil brasileiro vem apresentando, nos últimos anos, sinais de descapitalização em razão de contínuos prejuízos. Os fatos ocorridos em 11 de setembro de 2001 vieram, segundo fontes das empresas, a deteriorar ainda mais as já combalidas condições em que se encontravam. Somou-se a isso a desvalorização do real frente à moeda norte-americana e a elevação do preço dos combustíveis, decorrente dessa desvalorização e do aumento das tensões bélicas no Oriente Médio. Nesse contexto, observou-se a primeira grande baixa do setor em 2002 – a paralisação das atividades da Transbrasil, uma das mais tradicionais ompanhias aéreas brasileiras. Fontes do governo e a imprensa vêm sugerindo a fusão das duas maiores companhias, Varig e Tam, como solução. Apresente duas dificuldades que poderão ocorrer na implantação de um sistema de reservas integrado, caso haja a fusão das companhias aéreas nacionais.
7) Com a crise da vaca louca na Europa, a produção da indústria de frangos no Brasil passou a ter novo alento. Com o Plano Real e a implícita sobrevalorização de nossa moeda, as exportações brasileiras de frango, pela pouca competitividade em preço e qualidade, caíram substancialmente. Após a primeira crise do Real, com significativa desvalorização da moeda, essa indústria passou a ter competitividade de preço, mas ainda sofria as conseqüências de barreiras não tarifárias, principalmente de qualidade, impostas pelos diversos países importadores, notadamente os europeus. Muitas empresas do setor haviam tomado empréstimos em moeda estrangeira antes da desvalorização, e acabaram sofrendo enormes perdas cambiais. Com isso, continuavam as dificuldades para a recuperação do setor. Como "Deus é brasileiro", a crise da vaca louca veio dar enorme alento aos produtores brasileiros do setor. Mas Deus não é só brasileiro, e os exportadores asiáticos de frango também vislumbraram oportunidade de exportação, e estão, rapidamente, buscando adequação às normas ISO 9000 para enquadramento na Comunidade Econômica Européia, pois as barreiras ali impostas são muito próximas àquelas normas.

A diretoria da Frangos Crazy Chicken S.A., uma das menores empresas do setor no Brasil, está analisando a viabilidade de retomada de um projeto de exportação de frangos para a Europa, o que já havia sido realizado antes do Plano Real. Os diretores sabem, no entanto, que enfrentarão a concorrência de empresas brasileiras e asiáticas, fundamentalmente em preço e qualidade, e que, portanto, serão importantes custo de produção baixo e conformidade às normas ISO 9000. Os preços do quilo do frango congelado de todos os concorrentes e da própria Crazy são similares em euros, constituindo-se em uma commodity. O Quadro 1, a seguir, apresenta a demonstração simplificada de resultados das diversas empresas do setor, sendo que as empresas Roki e Tori são asiáticas e as demais, brasileiras.

Você foi contratado para fazer um parecer que fundamente a decisão da diretoria da Crazy de investir no projeto de exportação. A diretoria está particularmente interessada em competitividade, capacidade financeira, operações e sistemas de informação gerencial. Pelo exposto no texto e nas questões anteriores, qual é o módulo mais importante de um sistema integrado de gestão (ERP) a ser adquirido para a Crazy?

8) Em sua última reunião de diretoria, a Cia. Aérea Pênalti S.A. resolveu utilizar o modelo de computação “cliente/servidor” para o seu sistema de reservas de passagens. Considerando ser essa decisão inovadora no segmento de passagens aéreas, o que levou a Pênalti a adotar esta política foi a intenção de

(A) criar um banco de dados descentralizado entre vários computadores.

(B) criar um modelo de call center para atendimento mais rápido ao cliente.

(C) utilizar o servidor corporativo da empresa para atender a todo o processamento do cliente.

(D) dividir o esforço computacional entre os clientes e os servidores da sua rede corporativa.

(E) reunir os clientes e funcionários da empresa através de uma intranet.
“É espantoso o crescimento das comunidades da Internet que se auto-organizam espontaneamente, sem dar muita bola para a propriedade privada dos bits que resultam de seu trabalho. O exemplo mais citado é o Linux, um software livre – gratuito e de código aberto – desenvolvido por milhares de programadores numa colaboração pela Internet que hoje ameaça o monopólio da Microsoft no mercado dos sistemas operacionais.”

(Exame, mar. 2003)

9) Qual dos fatores abaixo pode ser um obstáculo para a adoção do Linux como plataforma de sistemas de informação numa empresa?

(A) O alto custo para conectar os computadores da empresa à Internet.

(B) A perda de confidencialidade das informações da empresa, devido ao fato de o Linux ser criado por milhares de programadores.

(C) A necessidade de criar uma Intranet para disponibilizar serviços no Linux.

(D) A obrigatoriedade de implementar uma arquitetura cliente/servidor específica para prover serviços no ambiente Linux.

(E) A possível incompatibilidade entre o Linux e o hardware (equipamentos) e software (programas) já instalados na empresa.
10) A MD Laboratórios Médicos está implantando um Sistema de Informações Gerenciais (SIG) para transformar dados obtidos em seus sistemas operacionais em informações. Pode ser caracterizado como parte integrante do sistema a ser implantado o Sistema de:

(A) Armazenamento de Conhecimento.

(B) Emissão de Notas Fiscais.

(C) Baixa de Equipamentos Vendidos.



(D) Contabilização de Entradas de Peças no Estoque.

(E) Relatórios Comparativos do Número de Exames.



©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal