Todos, absolutamente todos, temos um clown dentro esperando para sair



Baixar 0,5 Mb.
Página1/6
Encontro26.11.2017
Tamanho0,5 Mb.
  1   2   3   4   5   6

ESPETÁCULO COM INSPIRAÇÃO NO BUTOH

HOMENAGEIA CLOWNS & CLOWNESSES
CIA OGAWA BUTOH CENTER - 26 ANOS

Fundação: 1983


Direção Geral: João Roberto de Souza
Direção Artística: João Roberto de Souza e Sílvio Curado Coelho
Direção Técnica: Sílvio Curado Coelho

Elenco:


Ângelo Fernando, Carlos Oliveira, Dêni Carvalho, Diego Decks, João Roberto de Souza, Sérgio Henrique, Thiago Gianeri e Thiago Wenzler.

CLOWNS & CLOWNESSES – 2009

Interpretação: Ogawa Butoh Center


Premiere: junho de 2009
Duração 55 minutos
O espetáculo que estreou em 2009 na capital paulista é uma homenagem aos Clowns e Clownesses, artistas que eram famosos e importantes na arte circense até a metade do séc. XX. Alguns ainda atravessaram o séc. XX levando enraizados no corpo e na alma uma tradição familiar que passava de pai para filho. Hoje os circos estão desaparecendo, e o palhaço cada vez mais é alvo das lembranças de antigas gerações de eternas crianças.
O grupo de Clowns chega até o espaço cênico, onde o espetáculo acontece, a história é revelada de maneira lúdica onde várias cenas interagem diretamente com o público sem se utilizar da linguagem verbal. Utilizando como linguagem o teatro de dança com forte influência do butoh – carro chefe da Cia, a dramaturgia corporal se utiliza do non-sense para tecer quadros cheios de poesia, leveza e lirismo. A proposta da direção foi opcional a não trabalhar o lugar comum neste espetáculo e caminhar em uma direção diferenciada a qual outros grupos e cias circenses não trafegam. Ao final do espetáculo os atores voltam a sair da mesma maneira que chegaram do espaço cênico.
A Criação e a direção:

Com extenso currículo e várias premiações nacionais e internacionais, o autor e diretor do espetáculo João Roberto de Souza, mergulhou no universo circense, herança que recebeu de seu pai Sídio Augusto de Souza, que foi palhaço de circo no interior paulista nas décadas de 1930 a 1960.

A pesquisa que foi iniciada pelo diretor em 1999 teve como seu maior colaborador seu pai, que preocupado com o que via pelos picadeiros, instigou seu filho a buscar o que muitos houveram perdido dos verdadeiros palhaços. Partindo de antigos textos da dramaturgia circense do acervo de seu pai, até o fortalecimento por meio de depoimentos de artistas que passaram parte de suas vidas sobre a lona de um circo, o roteiro foi se fechando por meio de improvisações e discussões sobre a alma clownesca. As memórias da infância, o cheiro de serragem, da palha de arroz, a grandiosidade da lona pelos olhos de uma criança, tudo foi mote para criação das cenas e experimentação dos conflitos comportamentais dos personagens, como seria o aflorar da alma clownesca nos dias de hoje? E tudo isto depositado no corpo que fala a linguagem do butoh.

Ele se recorda das palavras de seu pai, e de muitos outros clowns que definem essa busca incessante a este tesouro perdido.

“Todos, absolutamente todos, temos um clown dentro esperando para sair. Trata-se de desaprender o aprendido em nosso caminho à idade adulta para devolvermos esse brilho nos olhos ante cada coisa que vemos a capacidade de maravilharmos, darmos conta de que nada é tão importante, dizer a verdade, mirar nos olhos das pessoas, aprendermos a respirar com nosso público, converter os fracassos em êxitos, voltar a brincar... Um clown não se defende se entrega aberto e transparente ao mundo e é nesta entrega onde o público o aceita e o quer. É preciso passar por uma experiência muito especial, que provem um pouco do que já conheceram quando eram crianças e brincavam sem pensar se sua brincadeira estava boa ou ruim, sem nenhuma censura…”

OGAWA BUTOH CENTER - A Companhia - 25 anos

A Cia surgiu em 1983 sob a direção de João Roberto de Souza, participou de inúmeros festivais e eventos no Brasil, Argentina, México, Portugal, Estados Unidos, Alemanha e Austrália como o Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente - SP - 1986, 1999 a 2003 e 2007; 2. Internationales Solo-Tanz-Theater Festival em Augsburg – Alemanha - 1998; Universidade em Cena na USP em São Paulo - 2001; Festival de Teatro de Curitiba - PR - 2001 a 2007; do 9º Fenatib 2005 - Festival Nacional de Teatro Infantil de Blumenau-SC; do 6to ao 8to Encuentro De Teatro En El Corazón Del Mercosur em Paso de los Libres-Corrientes-Argentina; 2º Festival Internacional de Teatro Popular - FINTEPO 2005 em Cidade do México-DF; XXXI Festival Internacional Cervantino em Guanajuato-México; IV Mostra Rio São Paulo de Teatro de Rua Paraty - Rio de Janeiro, da III Semana do Teatro no Maranhão em São Luís - MA, do Primer Encuentro Internacional de Teatro de la Triple Frontera Monte Caseros - Corrientes - Argentina, do IV Festival Internacional de la Integración y el Reconocimiento - Formosa 2008 - Argentina, 1º Festival Internacional de Teatro - Galatea Resistencia - Chaco - Argentina, The 5TH International Butoh Festival Thailand 2009, entre outros.

Recebeu o Prêmio Encena Brasil de Teatro e Dança 2001 do Ministério da Cultura e em 2008 foi premiada pelo Programa de Incentivo da Dança Paulista do Governo do Estado de São Paulo.
Serviço:

Cia Ogawa Butoh Center – 26 anos

em:


"CLOWNS & CLOWNESSES" – 2009

Release: O espetáculo faz uma homenagem aos Clowns e Clownesses, artistas que eram famosos e importantes na arte circense até a metade do séc. XX. Alguns ainda atravessaram o séc. XX levando enraizados no corpo e na alma uma tradição familiar que passava de pai para filho. Hoje os circos estão desaparecendo, e o palhaço cada vez mais é alvo das lembranças de antigas gerações de eternas crianças.
Criação e direção: João Roberto de Souza

Elenco: Ângelo Fernando, Carlos Oliveira, Dêni Carvalho, Diego Decks, João Roberto de Souza, Sérgio Henrique, Thiago Gianeri e Thiago Wenzler.


Site da Companhia Ogawa Butoh Center:


http://www.butoh.com.br

Apoio:
SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
“PROGRAMA DE INCENTIVO A DANÇA PAULISTA - 2008”
PATROCINADOR: SABESP

Vivver Arquitetura - Jomarc Marcenaria -Só Dança - GG Vídeo - Dança Brasil

Academia Central Fitness - Meias Daniela - Universitária FM

Teatro Escola Macunaíma - Ministério da Cultura - Lei Rouanet

Contato:

Dêni Carvalho

Jornalista

Fone: +(11) 8264.1040



SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
“PROGRAMA DE INCENTIVO A DANÇA PAULISTA - 2008”
PATROCINADORA: SABESP





  1   2   3   4   5   6


©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal