Terno de Reis de João das Cobra (São Domingo / Boa Nova)



Baixar 4,52 Kb.
Encontro10.07.2018
Tamanho4,52 Kb.

Terno de Reis de João das Cobra (São Domingo / Boa Nova)

Segundo o Senhor João Neres Pereira, 83, conhecido como João das Cobra, a região do São Domingo tem tradição de reisado há mais de 60 anos. seu pai, era cantador de reis, cantava também para São Sebastião. Ele o acompanhava;porém tinha dificuldades para aprender o reis. Aos 16 anos, a vida dele não estava indo bem, então ele vai até Nazaré das Farinhas fazer uma “consulta”. Lá o seu pai de Santo entrega o tambor a ele e pede para ele cantar o Reis. Ele canta o reis todo certo, então o seu pai de Santo fala:-“ A partir de hoje você vai cantar reis até quando puder”. Senhor João continua em Nazaré das Farinhas por 10 anos cantando reis com seu pai de Santo. Aos 26 ele volta para casa de seu pai, na Região do São Domingo, canta reis com ele um ano e no ano seguinte ele continuou sendo o chefe, pois seu pai faleceu.

Em 96 ele passa a morar em Boa Nova, então o Terno inicia em Boa Nova, os foliões vão para o São Domingo, cantam lá até dia o5. Dia 05 a noite voltam para Boa Nova, cantam em ruas próximas a sua casa até o amanhecer do dia seis. A chegada do Terno acontece sempre das 08h00min AS 09h00minh. Não utiliza gaitas no samba da chegada. Geralmente os instrumentos musicais são tambor, bumba, 2 caixas, sanfona.

Durante o dia é servido almoço, café para quem chegar. A Ladainha acontece as 19:00hs é seguida também de cantos de beijar, benditos, e reis do santo. Prossegue sambando até altas horas.



Letra de seu João: Arrumeiro que vai prá Lapa onde fica o bom Jesus 2x / Ficou crucificado lá nos pés da santa cruz.



©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal