Sr. Marcelo Barbieri



Baixar 4,8 Kb.
Encontro10.09.2017
Tamanho4,8 Kb.

O Sr. Marcelo Barbieri (PMDB-SP) pronuncia o seguinte discurso. Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Parlamentares. É com grande pesar que ocupo essa tribuna para registrar o falecimento do professor Joaquim Pinto Machado Júnior, aos 97, ocorrido no último dia 13 de novembro no município de Araraquara, Estado de São Paulo.

O professor Joaquim Pinto Machado Júnior era casado com dona Eunice Ramos Machado, com quem teve os filhos Joaquim Pinto Machado Neto e Alexandrina Machado Santos. Ele deixa também três netos e quatro bisnetos.

Professor Machadinho, como era carinhosamente conhecido pelos amigos e ex-alunos, era o Presidente do Conselho de Curadores da Associação São Bento de Ensino, entidade mantenedora do Centro Universitário de Araraquara – Uniara, e fundador da Fundação Universitária de Rádio e Televisão de Araraquara.

Professor aposentado da rede pública de ensino, Professor Machadinho nasceu em Araraquara em 1905 e aos cinco anos de idade mudou-se para Portugual. Naquele País ingressou na Universidade de Coimbra para cursar Engenharia Química e depois Filosofia.

Ao retornar para o Brasil, em 1942, fundou o Liceu São Bento em parceria com o professor Walter Medeiros Mauro, genitor do atual reitor da Uniara, Luiz Felipe Cabral Mauro. Professor Machadinho era o único remanescente do grupo dos quatro pioneiros que fundou o Liceu São Bento, e que mais tarde se tornaria Uniara.

Professor por vocação, Machadinho dedicou sua vida à educação de várias gerações de araraquarenses lecionando química e português. Ele era um araraquarense que sempre amou e lutou pela sua terra natal, não medindo esforços para a cidade avançar no campo da educação.



Aos seus familiares e aos membros da Associação São Bento de Ensino expresso deste plenário o meu mais profundo pesar pela perda irreparável deste grande homem, que sempre foi um incansável batalhador das causas educacionais de Araraquara e do Estado de São Paulo.
Muito Obrigado.



©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal