Sínteses e pesquisas de informaçÃO



Baixar 364,66 Kb.
Página1/2
Encontro03.05.2017
Tamanho364,66 Kb.
  1   2

SÍNTESES E PESQUISAS DE INFORMAÇÃO

Techno

O significado de “techno” tem várias teorias, umas certas e outras nem por isso. Numa coisa temos certeza, quem criou essa expressão foi um grupo alemão chamado KRAFTWERK que nos anos 70 criaram a “música sintética”.

Na verdade” techno” identifica todos os tipos de música feita por computador sem fazer uso de instrumentos musicais tradicionais. Visto assim, com os modernos estúdios de gravação podíamos dizer que qualquer música produzida agora podia ser chamada “techno”.

Então o que é “techno”? O “Techno” é todas as músicas que não só são feitas por computador mas sim as que aproveitam o imenso espectro de sons artificiais.

Nos anos 80 existiam inúmeros movimentos musicais na Europa a que hoje chamamos de Industrial, Electro, Synthipop ou Electronic Body Music, que na altura eram todos chamados “techno”. Em 1990 ocorreu a “Revolução Techno”, o “House Grouve” americano e o “Techno” europeu se fundiram para formar o “Techno House” que é o estilo de música mas escolhido pelos jovens da actualidade. By André Ferreira

Jazz


O que é o Jazz? – O Jazz é uma expressão artístico-musical originária nos Estados Unidos, que surgiu no início do sec. XX na região de Nova Orleães e nas suas proximidades, tendo na cultura popular e na criatividade das comunidades negras que ali viviam, um dos seus espaços de desenvolvimento mais importantes.

O Jazz desenvolveu-se com a mistura de várias tradições musicais, em particular a afro-americana. Esta nova forma de fazer música tem como ferramentas as blue notes, chamada e resposta, forma sincopada, polirritmia, improvisação e notas com swing do ragtime. Os instrumentos utilizados no Jazz são os mesmos utilizados nas bandas marciais e nas bandas de dança: piano, metais, guitarras e baterias. No entanto o Jazz, nas suas várias formas, aceita todos os tipos de instrumentos.

As origens da palavra “Jazz” são incertas, mas sabemos que tem as suas raízes na gíria norte-americana e várias derivações têm surgido de tal facto.

Blues – O blues é uma forma musical e/ou instrumental que se fundamenta no uso de notas tocadas ou cantadas numa frequência baixa, com fins expressivos, evitando notas da escala maior, utilizando uma estrutura repetitiva. By André Ferreira

***********

Música POP

A música Pop é uma vertente musical cujo ritmo é indefinido e que foi feita para espectáculos em palco jogando com as roupas e coreografias. Esta vertente causa grande impacto entre os jovens que são os maiores contribuintes para o enchimento de pavilhões nos concertos. A maioria dos cantores desta vertente alcança a fama quase espontaneamente. Embora a música Pop ganhe grande importância entre os jovens, o público em geral gosta de ouvir estas canções. Pode-se dizer que o Pop não é bem uma vertente, já que os diversos cantores da Pop dedicam o seu esforço a ganhar lucro com as músicas usando todos os géneros musicais que têm à mão.

Há vários nomes conhecidíssimos na Pop. Devido aos grandes êxitos antigos no Rock and Roll, Jazz, Doo-Wop e Dance music houve uma espécie de fusão e evolução que originou o Pop. Eis alguns nomes da Pop:

Rei da Pop – Michael Jackson (falecido)

Rainha da Pop – Madonna

Princesa da Pop – Britney Spears

Príncipe da Pop – Justin Timberlake

Rainha da Pop Soul – Anastacia

Diva do Latin Pop – Thalia

A ÚNICA Diva da Pop – Tina Turner By Daniel Marcelo



Hip-Hop

O Hip-Hop surge na década de 70 no guetho de Nova Iorque. É sobretudo um movimento cultural livre e desinibido que pretende criticar tudo e todos. O padrinho do Hip-Hop é Afrika Bambaata, porém o “fundador” do Hip-Hop foi toda a zona do Bronx, pois lá a reacção à política e à actualidade era maior. Esta reacção era negativa e utilizada através de violência. Estes bairros estavam cobertos de problemas como o racismo, a pobreza e o tráfico de drogas.

Graças ao Hip-Hop os gangs puderam finalmente descarregar todas as suas frustrações sem utilizar armas mas usando o microfone. O Hip-Hop é composto não só pela lírica mas também pela dança. As guerras faziam-se através de “lutas” de rimas.

O Hip-Hop tem 4 elementos fundamentais: DJ, MC, breakdance e graffiti.

O Rap surgiu pouco depois mas era só uma intervenção política, cujo ritmo e melodia pouco interessavam, apenas a velocidade e o significado das palavras.

Dois cantores destes estilos (Hip-Hop e Rap) são Eminem e 50 Cent. By Daniel Marcelo



Inicio da História da Música

Os historiadores levam as suas vidas a aprofundar as origens culturais da música em cada comunidade, as influências culturais e sociais da música, a origem e a evolução dos sistemas musicais, etc.

A História da Música tem várias épocas. A primeira e a mais controversa época é a Pré-História. Não se tem bem a certeza de como a música começou. No entanto há vestígios de celebrações em que as pessoas dançavam. Assim suspeita-se que já dançavam ao som da música naquele tempo.

Existem outras épocas como a Idade Antiga, Idade Média, Clássica, Moderna, Século XX e a Contemporânea. By Daniel Marcelo



Grammy

Foram originalmente chamados de Gramophone Awards sendo abreviado para Grammy pouco tempo depois. Estes prémios são entregues pela Academy of Recording and Sciences. A cerimónia de entrega apresenta actuações dos artistas nomeados. Esta cerimónia, recentemente, é transmitida internacionalmente em directo.

O primeiro Grammy foi entregue em 1958. A ABC teve o prazer de, em 1971, transmitir em directo a cerimónia dos Grammy.

As categorias dos Grammy são quase ilimitadas. Há medida que o mundo musical evolui, a cerimónia ganha mais categorias, sendo outras descartadas. Todas as categorias são restringidas ao seu género musical exceptuando 4: Album of the Year, Record of the Year, Song of the Year e Best New Artist. Alguns exemplos de categorias dos Grammy são: Best Alternative Music Album, Best Classical Album, Best Comedy Album, Best Instrumental Composition, Best Female Vocal, etc. Os Grammy têm 149 categorias tirando aquelas que já não estão funcionais. By Daniel Marcelo



*********

Punk Rock

O Punk Rock é um movimento musical e cultural que surgiu em meados da década de 70 nos Estados Unidos e em Inglaterra com bandas como New York Dolls, Ramones e Sex Pistols . Este estilo tem como principais características música simples, rápidas e agressivas, as letras podem falar sobre a guerra, violência, questões politicas ou sobre questões relacionadas com o sexo, drogas e acontecimentos do dia a dia.
A música Punk tem uma grande influência nas pessoas podendo ser um pouco agressiva quando tocada em concertos ao vivo podendo levar a confusões ou “moches” By Martinho Baêna



Indie Rock

O Indie Rock é um estilo musical que caracteriza bandas que não são lançadas por grandes editoras, mas o seu grande sucesso mesmo sem editoras por vezes pode levá-los às maiores editoras. A grande explosão do Indie Rock foi em meados da década de 90, em Inglaterra iniciado por bandas como Oasis, Blur e Placebo.



No começo de 2000 apareceu uma nova geração de bandas Indie assim como Arctic Monkeys , The White Stripes e Bloc Party. By Martinho Baêna

  1   2


©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal