Seminário



Baixar 19,3 Kb.
Encontro27.10.2017
Tamanho19,3 Kb.



CURRÍCULOS PALESTRANTES



Aimar Labaki

Dramaturgo, diretor, tradutor e ensaista. Autor de mais de dez textos encenados - Vermouth (dirigido por Gianni Ratto), O anjo do pavilhão cinco (Emílio de Biasi), Campo de provas (Gilberto Gavronski), etc. Dirigiu, entre outros, Prego na testa (com Hugo Possolo) e A graça da vida (com Natália Thimberg e Graziella Moretto). Traduziu Copenhagen de Michael Frayn e Far away de Caryl Churchill. Autor de José Celso Martinez Correa (Publifolha, 2001) e organizador (em parceria com Antonio Cadengue) de A esfinge escancarada (SMC de Recife, 2007).



Caco Coelho


 

Produtor e Diretor Teatral. Pesquisou a obra de Nelson Rodrigues durante dez anos e realizou a coordenação editorial de sete livros de Nelson Rodrigues, publicados pela Companhia das Letras. Obteve duas bolsas para estudo da obra de Nelson Rodrigues, em 1998 e em 2004. Trabalhou com José Celso Martinez Correa, Antônio Abujamra e outros nomes da cena teatral brasileira.



Darlene Glória


 

Atriz consagrada do cinema brasileiro. Foi cantora no Rádio no final da década de 50 e vedete do teatro de revista. Em 1973 atuou como a prostituta Geni em Toda Nudez Será Castigada, de Arnaldo Jabor. Ganhou o Kikito de melhor atriz no Festival de Gramado, e o Coruja de Ouro por esse mesmo papel. Trabalhou na televisão nas novelas Véu de Noiva, de Janete Clair, e O Bofe, ambas da TV Globo. Recentemente retornou ao cinema nos filmes Anjos do Sol (2006) e Feliz Natal (2008), filme de estréia de Selton Mello como diretor.

  

Flávio Mainieri


 

Professor do Departamento de Arte Dramática da UFRGS. Mestre em letras pela UFRGS e Diplôme d'Études Appronfodies de littératures nationales et Comparées - Universidade de Limoges, França. Há muito tempo realiza pesquisa entre literatura, teatro e cinema. Publicou os seguintes artigos: “Terra em transe: quando política não era caso de polícia”. In: Jornalismo no cinema: filmografia e comentários (2002), “A representação da cena teatral no cinema.” In: Cena, (2004) e “Fidelidade no hipertexto.” In: Teorema - crítica de cinema.(2005).

 

Luis Augusto Fisher


 

Professor do curso de Letras da UFRGS. Tem publicados vários livros de contos, crônicas, ensaios e teoria literária e escreve regularmente para periódicos de grande circulação. Em 2007 recebeu da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre o Prêmio Joaquim Felizardo, como Intelectual do Ano de Porto Alegre e em 2009 publicou Inteligência com dor - Nelson Rodrigues ensaísta (Ed. Arquipélago).

 

Luís Artur Nunes


 

Formado em Letras e Direção teatral na UFRGS realizou mestrado em teatro na State University of New York, S.U.N.Y. e doutorou-se na City University of New York, C.U.NY. com a tese “O conflito entre o real e o ideal: um estudo dos elementos do naturalismo e do melodrama na obra dramática de Nelson Rodrigues”. Professor aposentado da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro já realizou diversas montagens teatrais de sucesso.

 

Ramiro Silveira
Bacharel em direção teatral pela UFRGS e Mestre em direção de atores pela Middlesex University, Inglaterra. Há dez anos desenvolve um método de direção de atores (Teatro Playground), tema do doutorado que desenvolve na USP. Nos últimos anos tem aplicado seu Teatro Playground na direção de vários espetáculos, entre eles o premiado Toda Nudez Será Castigada, de Nelson Rodrigues. Em 2009 co-dirigiu e atuou em Brudekjolen, versão norueguesa da peça Vestido de Noiva. Atualmente é diretor convidado e professor de interpretação na escola Globe-SP e realiza sua pesquisa de doutorado na USP –SP.

Regina Zilberman


 

Professora do curso de  Letras na UFRGS e na UniRitter, doutorou-se em Romanística pela Universidade de Heidelberg, na Alemanha, e fez pós-doutorado em Rhode Island, nos Estados Unidos da América. Pesquisadora de História da Literatura Brasileira e Formação das Literaturas em Língua Portuguesa. Em 2008 recebeu o prêmio “Líderes & Vencedores - Expressão Cultural” da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Federasul.


Roger Lerina
Jornalista, é editor desde maio de 1999 da coluna Contracapa (artes, cultura e entretenimento), publicada diariamente no Segundo Caderno do jornal Zero Hora, e também repórter cultural do caderno de variedades de ZH. É crítico de cinema e presidente da Associação de Críticos de Cinema do RS (ACCIRS). Em 2007, ganhou o Prêmio Joaquim Felizardo, na categoria Jornal, concedido pela Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre. Foi jurado do Prêmio Açorianos de Dança em 2006 e 2008 e do Prêmio Açorianos de Teatro em 2007. Integrou o júri oficial da competição de curtas nacionais do 36º Festival de Cinema de Gramado, em 2008. Participou do júri da seção gaúcha do concurso nacional de documentários DOCTV IV, em 2008. Apresenta o "Programa de Cinema" na TVCOM.

Ruy Castro



Um dos maiores biógrafos brasileiros de todos os tempos. Já contou a história da bossa nova, em Chega de Saudade (1990), a vida de Nélson Rodrigues, em O anjo pornográfico (1992), a de Garrincha, em Estrela solitária (1995), e, recentemente, a de Carmen Miranda, em Carmen (2005). Contou também uma breve história do Rio, em Carnaval no fogo (2003), e montou sua própria enciclopédia de Ipanema, em Ela é carioca (1999). Fora obras de ficção, humor, antologias e traduções.



©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal