Semana Cultural José Lins do Rego



Baixar 142,94 Kb.
Encontro10.09.2017
Tamanho142,94 Kb.



www.paraiba.pb.gov.br

Semana Cultural José Lins do Rego - 110 anos de nascimento

Programação: 31 de Maio a 4 de junho 2011
31 de Maio – Terça-feira
19h - Solenidade de abertura. Anúncio oficial do regulamento de participação de escritores e poetas no concurso “Prêmio José Lins do Rego” – ação de resgate das Edições Funesc com a criação dos selos editoriais com marca de obras de José Lins do Rego. Parceria com a União Superintendência de Imprensa e Editora. Local: Praça do Povo.

19h - Coral Sinfônico Infantil da Paraíba. Regência: Maestro João Alberto Gurgel.

20h - Apresentação de performance com o ator Flávio Melo a partir da crônica “Auto-Retrato”, em que José Lins do Rego define as suas características.

20h30 - Exibição de sessão no planetário com o programa “O Céu do Engenho Corredor”, referente ao dia 3 de junho de 1901, data de nascimento de José Lins do Rego. Local: Planetário.

21h - Primeira eliminatória do Festival Zé Lins Encenado, com atrações cênicas a partir de obras, biografia, curiosidades e criações temáticas relacionadas a José Lins do Rego. Local: Teatro de Arena.
01 de junho – Quarta-feira
08h30 - Instalação de movimento Hip-Hop para graffite em 12 painéis a partir do universo de José Lins do Rego. Local: Praça do Povo. Grafiteiros participantes: Cyber; Perfect; Gigabrow; Museu; Prego; G2; Múmia; Lêgo; Ross; Pato; Znok; Priscila Witch. Coordenação: Geraldinho Miranda. Local: Praça do Povo.

09h - Contação de histórias da Velha Totônia para estudantes de escolas públicas, com interpretação da atriz Madalena Accioly. Local: Teatro de Arena.

10h - Visita dos alunos ao Museu e às exposições temáticas do evento.

14h - Oficinas literárias no Espaço Cultural:

1 - Oficina “Escrita Criativa – para quem quer escrever e ainda está começando”. Ministrante: Carolina Donega Bernardes (São Paulo).



2 - Oficina “O Processo de Criação Poética”. Ministrante: Hildeberto Barbosa Filho (João Pessoa).

14h - Contação de histórias da Velha Totônia no Colégio Estadual José Lins do Rego. Interpretação da atriz: Madalena Accioly, incluindo apresentação do ator Flávio Melo com o texto “Auto-Retrato”, de José Lins do Rego.

15h - Exibição de sessão no planetário com o programa “O Céu do Engenho Corredor”, para alunos de escola convidada.

15h30 - Apresentação do espetáculo teatral “O Pássaro e o Poeta”, do Grupo Engenho Imaginário. Peça adaptada do livro “O Menino Que Virou Escritor”, de Ana Maria Machado, sobre a infância de José Lins do Rego. Adaptação e direção: Valeska Picado. Local: Teatro Paulo Pontes. Entrata gratuita.

16h30 - Mesa com o cineasta Vladimir Carvalho. Tema: Literatura e Cinema. Participação do documentarista Lúcio Vilar e o crítico literário Hildeberto Barbosa.

18h - Exibição do filme “O Engenho de Zé Lins”, de Vladimir Carvalho. Local: Espaço Cine Digital.

19h - Apresentação com autógrafo dos livros: À Sombra do Soneto e Outros Poemas, de Hildeberto Barbosa Filho; e Poesia sem Pele, de Lau Siqueira. Local: Praça do Povo do Espaço Cultural.
20h - Segunda eliminatória do Festival Zé Lins Encenado, com atrações cênicas a partir de obras, biografia, curiosidades e criações temáticas relacionadas a José Lins do Rego. Local: Teatro de Arena.
02 de junho – Quinta-feira
09h: - Contação de histórias da Velha Totônia no Teatro de Arena, para estudantes de escolas públicas, com interpretação da atriz Madalena Accioly.

10h: - No Espaço Cultural, visita dos alunos de escola pública ao Museu e às exposições temáticas do evento.

14h: - Contação de histórias da Velha Totônia no Colégio Estadual José Lins do Rego. Interpretação da atriz Madalena Accioly, incluindo apresentação do ator Flávio Melo com o texto “Auto-Retrato”, de José Lins do Rego.

14h: - Continuação das oficinas literárias no Espaço Cultural: “Escrita Criativa – para quem quer escrever e ainda está começando”, com a escritora Carolina Bernardes; e “O Processo de Criação Poética”, com o poeta e crítico Hildeberto Barbosa Filho.

15h: - Exibição de sessão no planetário com o programa “O Céu do Engenho Corredor”, para alunos de escola convidada.

15h30: - Apresentação do espetáculo teatral “O Pássaro e o Poeta”, do Grupo Engenho Imaginário. Peça adaptada do livro “O Menino Que Virou Escritor”, de Ana Maria Machado, sobre a infância de José Lins do Rego. Adaptação e direção: Valeska Picado. Local: Teatro Paulo Pontes. Entrata gratuita.

16h30: - Palestra com o escritor Ivan Cavalcante Proença (RJ). Tema: “Zé Lins e a Ficção do Futuro”. Local: Praça do Povo.

18h: - Exibição do filme “O Menino e a Bagaceira”, de Lúcio Vilar. Duração: 30 minutos. – Após a exibição, conversa do diretor com o público presente. Local: Espaço Cine Digital.

19h: - Apresentação com autógrafo dos livro Florilégio, de Ricardo Anísio; e a escritora Maria Valéria Rezende com as obras No Riso do Caracol (Prêmio Jabuti), e Conversa de Passarinho (indicação do Prêmio Jabuti). Local: Praça do Povo do Espaço Cultural.

20h: - Terceira eliminatória do Festival Zé Lins Encenado, com atrações cênicas a partir de obras, biografia, curiosidades e criações temáticas relacionadas a José Lins do Rego. Local: Teatro de Arena.

20h: - Concerto da Orquestra Sinfônica da Paraíba. Local: Cine Banguê.


  1. de junho – Sexta-feira


09h: - Contação de histórias da Velha Totônia no Teatro de Arena, para estudantes de escolas públicas, com interpretação da atriz Madalena Aciolly.

10h: - Visita dos alunos de escola pública ao Museu e às exposições temáticas do evento.

14h: - Continuação das oficinas literárias no Espaço Cultural: “Escrita Criativa – para quem quer escrever e ainda está começando”, com a escritora Carolina Bernardes; e “O Processo de Criação Poética”, com o poeta e crítico Hildeberto Barbosa Filho.

15h: - Exibição de sessão no planetário com o programa “O Céu do Engenho Corredor”, para alunos de escolas públicas.

15h30: - Apresentação do espetáculo teatral “O Pássaro e o Poeta”, do Grupo Engenho Imaginário. Peça adaptada do livro “O Menino Que Virou Escritor”, de Ana Maria Machado, sobre a infância de José Lins do Rego. Adaptação e direção: Valeska Picado. Local: Teatro Paulo Pontes. Entrada gratuita.

17h30: - Apresentação do Grupo de Flautas do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) – Município de São Miguel de Taipu. Local: Praça do Povo.

18h: - Exibição do filme “Menino de Engenho”, de Walter Lima Jr. Ficção. Duração: 110 min. Local: Espaço Cine Digital.

19h: - Lançamento do livro Jacarandás em Flor, da escritora Maria Christina Lins do Rego Veras. Editora José Olympio. Local: Praça do Povo do Espaço Cultural.

20h: - Lançamento de edição especial do Correio das Artes, comemorativa aos 110 anos de José Lins do Rego. Parceria com o Jornal A União - União Superintendência de Imprensa e Editora.

20h30: - Tributo de músicos paraibanos em homenagem a José Lins do Rego. Local: Teatro de Arena. Participação: Escurinho, Chico Limeira, Atitude Urbana, Adeildo Vieira, Xisto Medeiros, Sandra Belé, Projeto Binário, Toninho Borbo, Mira Maya, Lucas Dourado, AbiaRap.


  1. de junho – Sábado


09h: - Saudação ao homenageado na cidade de Pilar-PB, terra de nascimento de José Lins do Rego, com as seguintes atividades:

- Solenidade local com cantoria de Oliveira de Panelas.

- Apresentação do Grupo Folclórico Moleque Ricardo, de Pilar-PB.

- Apresentação da Quadrilha Cel. José Lins, de Pilar-PB.



- Exibição do filme “O Engenho de Zé Lins”, de Vladimir Carvalho.

11h30 - Visita oficial ao Engenho Corredor, universo da infância de José Lins do Rego. Pilar-PB.

15h - Exibição de sessão no planetário com o programa “O Céu do Engenho Corredor”, gratuito à comunidade.

16h - Apresentação do espetáculo teatral “O Pássaro e o Poeta”, do Grupo Engenho Imaginário. Peça adaptada do livro “O Menino Que Virou Escritor”, de Ana Maria Machado, sobre a infância de José Lins do Rego. Adaptação e direção: Valeska Picado. Local: Teatro Paulo Pontes. Entrata gratuita.

17h - Mostra de Cinema Zé Lins. Exibição em sequência dos filmes “O Engenho de Zé Lins”; “O Menino e a Bagaceira”; e “Menino de Engenho”. Local: Espaço Cine Digital.

19h - Coral Vozes da Infância – da Escola Municipal das Artes (Prefeitura Municipal de João Pessoa)

20h - Encerramento e premiação do Festival “Zé Lins Encenado” para os atores ou grupos selecionados. Local: Teatro de Arena.

20h30 - Clube do Conto da Paraíba. Leituras de criação livre com integrantes do Clube a partir de José Lins do Rego. Encerramento com recital espontâneo para escritores e poetas. Local: Praça do Povo do Espaço Cultural.

Secretaria de Estado da Comunicação Institucional

Av. João da Mata, s/n – Bloco II – 6º andar – Jaguaribe – João Pessoa/PB

Telefone – (83) 3218-4350 / (83) 3218-4340 / (83) 3218-4499




©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal