Segunda-feira: Obedeçam a Autoridade que Deus colocou sobre a sua Vida



Baixar 0,72 Mb.
Página1/2
Encontro15.07.2018
Tamanho0,72 Mb.
  1   2


Rainha Ester














Segunda-feira: Obedeçam a Autoridade que Deus colocou sobre a sua Vida


Por causa do Senhor, sujeitem-se a toda autoridade constituída entre os homens”. 1Pedro 2:13a







Leitura do Dia: Ester 1 e 2 ( ) Fiz a leitura

ENTENDENDO: Procure no dicionário o significado de SUJEITAR e marque o significado correto.




Se humilhar para alguém.

SUJEITAR-SE É...

É confrontar e revidar.




É ser obediente.

Por que devo obedecer minhas autoridades? _________________. Essa autoridade são somente seus pais? _________. Quem mais seria? _____________________ ___________________________________________. Você deve se sujeitar a toda autoridade: pais, líderes, professores e governantes, isso agrada ao Senhor. Nunca esqueça esse princípio.

MEMORIZANDO: Não pule essa parte e nem deixe para decorar só no sábado de manhã para dizer para o seu líder no G.A. Escreva o versículo em um papel e deixe num local visível onde você possa revisar durante o dia.

TIRANDO A LIÇÃO: Essa semana você vai meditar em algumas lições que encontramos no livro de Ester. Mas antes de falarmos de Ester, você tem de conhecer um pouquinho do contexto da história. No capítulo 1 de Ester você leu que naquela época o rei da Persa, Xerxes (também chamado Assuero) reinava na cidade de Susã, e ele ofereceu um banquete a todos os seus nobres e oficiais. Sua rainha Vasti, também estava dando um banquete às mulheres. Então ele pediu que a Rainha Vasti comparecesse a sua presença, para mostrar a todos sua beleza. A Rainha Vasti obedeceu ao Rei? ( ) Sim ( ) Não. E qual foi a consequência da decisão da Rainha Vasti? __________________________________________________________

Passado algum tempo o Rei Xerxes resolveu escolher uma nova rainha, e Ester foi a escolhida. Mas quem era Ester? Assim como Neemias (sobre quem você meditou na semana passada), Ester também era descendente do povo judeu que tinha sido levado como escravos para Babilônia. Os pais de Ester já haviam morrido, e ela foi criada por seu primo Mardoqueu.

A primeira lição que você vai aprender com Ester é que ela era obediente a Mardoqueu, apesar de ele não ser seu pai, ela entendia que Mardoqueu era sua autoridade, por isso tinha consideração e respeito por ele. Você pode perceber isso em Ester 2:10, coloque no retângulo a ordem que Mardoqueu deu a ela que Ester obedeceu.



Pense Nisso!!! Talvez Ester não entendesse porque não deveria revelar que era judia, mas ela não questionou e obedeceu Mardoqueu (ao longo da semana você vai entender como ela ter sido obediente foi importante). Adolescente, muitas coisas podem ter acontecido na sua vida e você talvez não tenha um pai ou mãe biológicos criando você, mas se você tem um padrasto, madrasta, tios, avós que são seus responsáveis, então eles são AUTORIDADES na sua vida. Seus professores, líderes e pastores também. A vontade de Deus é que você obedeça a eles! A sua obediência será recompensada.

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Você percebeu como Vasti e Ester eram diferentes: Vasti foi desobediente a sua autoridade que era seu marido e Rei, e assim perdeu a oportunidade de continuar sendo a Rainha. Ester foi obediente a sua autoridade, Mardoqueu, e se tornou a nova Rainha. Agora leia os versículos e faça a correspondência.

Versículos

Autoridades

Por que você deve obedecê-los?

A) Romanos 13:1

( ) Pais




B) Hebreus 13:17

( ) Líderes




C) Colossenses 3:20

( ) Governantes




LEMBRE-SE: A SUA MAIOR AUTORIDADE É DEUS.

DECIDINDO: Meditação sem decisão e oração não é completa. Faça decisões que você possa colocar em prática, a decisão não pode ser apenas um X na sua meditação. ( ) Decido que vou fazer o que meus pais ou responsáveis pedirem na hora que for mandado e sem questionar. ( ) Decido que se meus professores disserem para não ficar bagunçando na sala ficarei quieto. ( ) Decido que se meu líder me chamar atenção para anotar a mensagem farei isso.

COMPARTILHANDO: Senhor, Tu sabes no que errei sobre minhas autoridades, ajude – me a fazer diferente essa semana. Quero agradar o Teu coração, às vezes vou ter preguiça, mas me ajude a ser 100% nessa área para que todos possam ver a Tua glória.
Terça-feira: Aproveite cada Oportunidade


Os dias em que vivemos são maus; por isso aproveitem bem todas as oportunidades que vocês têm”. Efésios





Leitura do Dia: Ester 3 e 4 ( ) Fiz a leitura

ENTENDENDO: Você concorda com o versículo que os dias são maus? Por quê? ______________________________________________________________________________________________________________________________

Apesar desse versículo ter sido escrito há mais de 2000 anos, ele é super atual, diariamente você vê o aumento da violência, imoralidade, falta de amor ao próximo. A segunda parte do versículo é um conselho, qual é este conselho? _______________

_______________________________________________________________.

Deus te dá oportunidade de fazer diferença na vida das pessoas que estão ao seu redor todos os dias, você tem aproveitado a oportunidade?

MEMORIZANDO: Agora é uma oportunidade ótima de você guardar a Palavra de Deus no coração, por isso aproveite e decore o versículo de hoje.

TIRANDO A LIÇÃO: Na leitura de hoje você viu que Hamã, tinha um alto cargo político no reinado e Xerxes, e por causa disso todos os oficiais do Rei se curvavam diante de Hamã, porém Mardoqueu se recusava a fazer isso. Hamã ficou extremamente irado e tramou a morte de Mardoqueu e de seu povo, persuadiu o rei a assinar um decreto que ordenasse a total destruição dos judeus. Quando Mardoqueu soube desta trama, pediu para chamar Ester e pediu sua ajuda, para que ela falasse com Rei pedindo misericórdia. Ester no início ficou receosa, mas veja que Mardoqueu falou para ela, e assim ela entendeu a sua missão.

Complete as lacunas com as palavras que faltam e depois procurem no caça-palavras



  1   2


©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal