Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro lança projeto banda larga



Baixar 10,68 Kb.
Encontro19.08.2017
Tamanho10,68 Kb.

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro lança projeto BANDA LARGA

05/10/2009 - 13h14

AS INSCRIÇÕES PODERÃO SER REALIZADAS DE 05 A 31 DE OUTUBRO, ATRAVÉS DE FICHAS DE INSCRIÇÃO DISPONIBILIZADAS PARA TODAS AS BANDAS E SECRETARIAS MUNICIPAIS DE CULTURA PARTICIPANTES. ESSAS FICHAS DEVEM SER ENVIADAS AO POLO ESCOLHIDO.

A Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro e a Associação de Bandas de Música do Estado do Rio de Janeiro (ASBAM-RJ), com o apoio de Prefeituras Municipais, realizam o programa de atualização das Bandas Civis de Música do Estado do Rio de Janeiro - BANDA LARGA. O projeto propõe a revitalização e preservação desta forma de expressão artística, reconhecida como patrimônio imaterial e parte importante da identidade sócio-cultural do Estado e do País.

O projeto visa garantir a continuidade e o desenvolvimento dessas instituições musicais, muitas delas centenárias. O projeto conta, ainda, com o apoio da Sala Cecília Meireles, da Escola de Música Villa-Lobos, ambas vinculadas à Secretaria de Estado de Cultura, e do Instituto VivaMúsica! Durante cinco semanas de experiências e aprendizado, serão promovidos encontros de trabalho, reunindo professores renomados, especialistas nesta arte, técnicos e instrumentistas. Haverá também oficinas de manutenção e reparos em instrumentos de sopro.

Em cada um dos cinco polos regionais do estado acontecerão nove oficinas: Itaperuna (de 08 a 14/11); Cabo Frio (de 15 a 21/11); Nova Friburgo (de 22 a 28/11); Barra do Piraí (de 29/11 a 05/12) e Nilópolis (de 29 a 05/12). A distribuição dos polos se baseou na localização geográfica, para permitir o acesso e facilitar o fluxo dos mestres e instrumentistas, ampliando a oportunidade de participações, de forma a abranger todo o território fluminense.

Os cursos/oficinas serão ministrados de segunda a sexta-feira, de manhã e à tarde, e no sábado pela manhã. À noite, haverá apresentações musicais, exibições de vídeos e palestras. Durante o curso será distribuído material didático gratuito: apostila, DVD com vídeo-aulas e um catálogo sobre as bandas de música fluminenses. Serão aceitos 25 alunos por oficina para que se tenha melhor aproveitamento das aulas.

ALGUMAS CURIOSIDADES SOBRE AS BANDAS:

- A mais antiga do Estado (e uma das mais antigas também na América Latina, em atividade), a Sociedade Musical Euterpe Friburguense, foi fundada em 26 de fevereiro de 1863. Mas, logo depois, nasceu outra banda, dissidente, também na localidade, e que funciona até hoje, a "Campesina".

- O maestro mais antigo, Affonso Gonçalves Reis, com 93 anos, é da banda do colégio Salesiano Santa Rosa, Niterói. A banda também é centenária: tem 121 anos.

- A mais velha da cidade do Rio de Janeiro está em Pedra de Guaratiba: a Soc. Musical Deozílio Pinto, criada em 10/03/1870. A banda é comandada pelo maestro Venâncio Manoel Pinto. Seu filho, Beethoven Pinto, também é um dos responsáveis pela sobrevivência da sociedade fundada pelo bisavô Deozílio.

- Ganhador do Golfinho de Ouro, 2005/2006, o mestre José Carlos Ligièro, é o maestro da Sociedade Musical Itaperunense.

- Duas maestrinas comandam algumas das bandas civis de nosso Estado: Elza Maria Cajueiro Melo, da Sinfônica Amédio Venâncio da Costa, e com menos de trinta anos, Rúbia de Almeida, da Sociedade Musical União dos Artistas, de Barra do Piraí.



CURSOS/ OFICINAS

Regência (prática de conjunto) - Marcelo Jardim, Mônica Giardini e André Cardoso

Flauta/ Flautim - Laura Rónai e Eduardo Neves

Clarineta/Clarone - Fernando Silveira e José Freitas

Saxofone - Marco Túlio e José Rua

Trompete - Paulo Mendonça e Luciene Mendonça

Trombone - Elizeu Cândido e Roberto Marques

Tuba/Bombardino - Eduardo Guimarães e Carlos Vega

Percussão/ Bateria - Anderson Xavier e Anderson Clayton

Manutenção e Reparo - José Vieira Filho e Leonel Lopes Faria






©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal