S ugestões de livros paradidáticos – 7ºs anos 2012 Professora Silvana



Baixar 59,69 Kb.
Encontro30.07.2018
Tamanho59,69 Kb.



S


ugestões de livros paradidáticos – 7ºs anos - 2012


Professora Silvana
Atendendo a pedidos de alguns pais, segue uma relação de livros indicados para as LEP’s - Leitura de Escolha Pessoal.
Importante: O objetivo maior das leituras é despertar o interesse dos alunos, mas associado a ampliar sua visão de mundo, desenvolvendo seu repertório linguístico, sua criticidade e criatividade.

A partir do 7º ano, os alunos passam a ter um contato mais complexo com a literatura. Além de continuar lendo para ampliar o repertório de obras e autores conhecidos, nesta fase, começam a estudar a literatura em si. A principal mudança com relação ao conteúdo dos anos anteriores é que a análise e a reflexão sobre o enredo, os recursos linguísticos e o contexto das obras literárias passam a ser objetos de ensino.



Boas escolhas!
Título: O corcunda de Notre Dame

Autor: Victor Hugo

Adaptação: Jiro Takahashi

Editora: Scipione

Sinopse: Esta é uma adaptação em português de um clássico da literatura francesa, com linguagem acessível para o público infanto-juvenil. Segundo o autor, a história baseia-se numa inscrição em grego feita numa torre da igreja de Notre-Dame, que significa "fatalidade". Gravada em 1482, pelo arcediago D. Claude Frollo, refere-se à paixão incontrolável que ele nutria por Esmeralda, jovem dançarina criada entre ciganos. Quasímodo, o corcunda que fora criado por D. Claude tornara-se sineiro da catedral, também era apaixonado por ela e acaba agindo como um herói para salvar sua amada.
Título: Poliana

Autor: Eleanor Porter

Adaptação: Ivana Arruda Leite

Série: Coleção Recontar

Editora: Escala Educacional

Sinopse: O livro conta a história de uma menina órfã que tem enorme capacidade de enxergar o lado positivo de todas as pessoas e situações. Um clássico da literatura do século XIX.


Título: Os Três Mosqueteiros

Autor: Alexandre Dumas

Adaptação: José Angeli

Série: Reencontro

Editora: Scipione

Sinopse: O jovem D’Artagnan sonha em ser um mosqueteiro do rei, como seu pai havia sido. Aos 20 anos, vai para Paris tentar realizar seu sonho. Lá, conhece Athos, Porthos e Aramis, os três mosqueteiros de Luís XIII, e acaba se tornando amigo deles. Juntos enfrentam inúmeros perigos, sempre seguindo o lema: “Um por todos e todos por um”.

Título: O Pequeno Príncipe

Autor: Antoine de Saint – Exupéry

Editora: Agir.

Sinopse: Esta singela história com 27 capítulos reflete os valores da amizade, do desapego, do amor ao próximo e na capacidade de poder doar-se ao outro: uma mensagem de paz em tempos de guerra.

Título: O menino do dedo verde

Autor: Maurice Druon

Tradutor: Marcos Barbosa

Editora: José Olympio

Sinopse: Este livro tornou-se um clássico da literatura para crianças e jovens em todo o mundo, e permanece atual há três décadas. Uma história que trata de questões relacionadas com os conceitos de convívio social, ética e cidadania, e foi pioneira ao abordar o tema ecologia. História recheada de humor e poesia.

Título: Através do espelho

Autor: Jostein Gaarden

Editora: Cia das Letras

Sinopse: Do mesmo autor de O mundo de Sofia, essa é a história de Cecília Skotbu, uma menina que vive intensamente. As coisas que vai aprendendo ela anota num caderninho. Ali ela escreveu, por exemplo: "Nós enxergamos tudo num espelho, obscuramente. Às vezes, conseguimos espiar através do espelho e ter uma visão de como são as coisas do outro lado. Se conseguíssemos polir mais esse espelho, veríamos muito mais coisas. Porém, não enxergaríamos mais a nós mesmos". Cecília passa quase o tempo todo em seu quarto, deitada na cama. Ela está morrendo. Sua história é uma preparação para a morte e por isso é também um mergulho na vida. Ela morre como quem viaja, prestando atenção em tudo. Através de seu olhar profundo, o outro lado do espelho se torna um pouco mais claro para nós.

Título: Romeu e Julieta – adaptação de William Shakespeare

Autora: Renata Pallottini

Série Reecontro

Editora: Scipione

Sinopse: Adaptação em português, para o público infanto-juvenil, do clássico da língua inglesa, com linguagem acessível e primorosa programação visual. O livro Romeu e Julieta conta a trágica história dos jovens namorados de Verona que desafiam suas famílias para viver seu amor.

Título: A menina que roubava livros

Autor: Markus Zusak

Tradutor: Vera Ribeiro

Editora: Intrínseca

Sinopse: Entre 1939 e 1943, Liesel Meminger encontrou a Morte três vezes. E saiu suficientemente viva das três ocasiões para que a própria, de tão impressionada, decidisse nos contar sua história. Livro há mais de um ano na lista dos mais vendidos do "The New York Times".

Título: O dia do curinga

Autor: Jostein Gaarder

Editora: Cia das Letras

Sinopse: História de um garoto chamado Hans-Thomas e seu pai, que cruzam a Europa, da Noruega à Grécia, à procura da mulher que os deixou oito anos antes. No meio da viagem, um livro misterioso desencadeia uma narrativa paralela, em que mitos gregos, maldições de família, náufragos e cartas de baralho que ganham vida transformam a viagem de Hans-Thomas numa autêntica iniciação à busca do conhecimento - ou à filosofia. É a história de muitas viagens fantásticas que se entrelaçam numa viagem única e ainda mais fantástica - e que só pode ser feita por um grande aventureiro: o leitor.

Título: Noah foge de casa

Autor: John Boyne

Editora: Cia das Letras

Sinopse: Noah tem oito anos e acha que a maneira mais fácil de lidar com seus problemas é não pensar neles. Quando se vê cara a cara com uma situação muito maior do que ele próprio, o menino simplesmente foge de casa, aventurando-se sozinho pela floresta desconhecida. O autor, também de “O menino do pijama listrado”, cria um mundo que mistura contos de fadas com os problemas mais cotidianos de um garoto comum. Esta fábula leve e inteligente prende os leitores até o final com dois grandes mistérios: por que Noah fugiu de casa e quem é o fabricante de brinquedos?

Título: O Mistério da Gruta

Autor: Walcyr Carrasco

Série: Deu no Jornal

Editora: FTD

Sinopse: Uma aventura numa caverna já é o primeiro passo para o encantamento e a audácia. Mas quando um grupo de jovens se depara com uma gruta que tem peixes que falam, uma serpente que conhece os homens desde o tempo das pirâmides e um mistério especial em suas águas, tudo pode acontecer!

Título: Redações perigosas

Autora: Telma Guimarães de Castro Andrade

Editora: Atual

Sinopse: Rosemeire é uma professora substituta que luta para sobreviver. Interessada em conhecer melhor seus novos alunos, pede-lhes que escrevam uma redação sobre as férias. Para sua surpresa, esse tema tão inocente gera confissões reveladoras de inúmeros problemas enfrentados pelos adolescentes. Entre as revelações, algumas bastante perigosas, envolvendo a jovem professora com o mundo do crime.

Título: O diário de Zlata – A vida de uma menina na guerra

Autor: Zlata Filipovic

Editora: Cia das Letras

Sinopse: Importante para o aluno conhecer outro universo, outra realidade — no caso, a de uma menina de 11 anos que registra em um diário seus medos e preocupações durante a guerra na ex-Iugoslávia.

Título: Histórias de Shakespeare

Adaptação: Charles e Mary Lamb

Editora: Ática

Sinopse: O presente livro reúne três histórias - 'Romeu e Julieta' que conta a história de dois jovens apaixonados e um amor impossível, 'A megera domada' que conta a história de uma milionária ranzinza e um homem capaz de tudo para ficar rico e 'A tempestade' que conta a história de uma incrível ilha onde tudo é feito de magia. Esses são os ingredientes das três histórias reunidas neste livro.

Título: Os miseráveis

Autor: Victor Hugo

Tradução e adaptação: Walcyr Carrasco

Editora: FTD

Sinopse: Os Miseráveis é um clássico da literatura francesa. Com uma surpreendente combinação de ação, compaixão, sofrimento, fúria, perdão e amor, esta obra relata a saga de um homem que lutou contra o sistema judicial da sua época, que condenava todos aqueles que tiveram a infelicidade de nascer pobres. Jean Valjean, depois de ter passado quase vinte anos na cadeia por roubar pão, emerge da sua condição de prisioneiro com fome de viver e disposto a levar uma vida honesta. Contudo o Inspetor Javert está convencido que um criminoso será sempre um criminoso, e que Valjean pertence a cadeia. Uma pessoa pode se transformar graças à ação de outra. Essa é uma história de fugas, trapaças e armadilhas e também de amor entre jovens. Os Miseráveis relata interesses e atitudes mesquinhas, mas mostra grandes gestos de desprendimento e bondade.
Título: Machado e Juca – Luiz Antonio Aguiar – Coleção Jabuti – SaraivaO diário de

Coleção Jabuti

Autor: Luiz Antonio Aguiar

Editora: Saraiva

Sinopse: Juca trabalha como engraxate e carregador de compras. Um dia, conhece Machado de Assis e sua mulher, Carolina. Escritor admirado, homem de poucas palavras, Machado de Assis era, às vezes, bastante mal humorado. Só um grande mistério para juntar esses dois. E que dupla de investigadores eles fazem! Tudo para desvendar o mistério do desaparecimento de uma mulher, as suspeitas sobre o marido e os segredos de uma casa, com suas assombrações. Afinal, quem era o sisudo presidente da Academia Brasilera de Letras?

Título: As aventuras de Tom Sowyer

Autor: Mark Twais

Editora: Martin Claret

Sinopse: As aventuras de Tom Sawyer é um dos grandes clássicos da literatura americana. Embora originalmente escrito como história de aventura para jovens, este livro é muito mais do que isto, é um mergulho na vida do interior dos Estados Unidos, especialmente na região do "imenso Mississippi", na metade do século XIX. Através das trepidantes aventuras de Tom e Huck, Mark Twain coloca em evidência sua grande habilidade de escritor, seu senso de justiça e sua posição antiescravagista.

Título: Os assassinatos da Rua Morgue e O escaravelho de ouro

Autor: Edgar Allan Poe

Adaptação: Ricardo Gouveia

Editora: Scipione

Sinopse: A edição reúne dois contos de Edgar Allan Poe. Em “Os assassinatos da Rua Morgue”, Auguste Dupin investiga a morte cruel de uma velha senhora e de sua filha, únicas moradoras de um prédio na Rua Morgue. “O escaravelho de ouro” conta a história de William Legrand, habitante de uma ilha que, acidentalmente, encontra um escaravelho de ouro e um criptograma que revelaria a localização de um tesouro. Em dois relatos repletos de suspense, Poe destaca a importância da lógica e da intuição na solução dos mistérios.

Título: Para gostar de ler nº 1

Crônicas de vários autores

Editora: Ática

Sinopse: Prazer e reflexão é o que proporcionam as vinte crônicas - agrupadas por assunto - de quatro mestres do gênero em nossa literatura: Carlos Drummond de Andrade, Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos e Rubem Braga. Assuntos - crianças; animais; no mundo do consumo; tipos humanos e linguagem.

Título: A Megera Domada

Autor: William Shakespeare

Adaptação: Walcyr Carrasco

Editora: Scipione

Sinopse: Nesta comédia de Shakespeare, Batista é um rico mercador, pai de duas garotas: Catarina e Bianca. Quando o pai decide que sua filha mais velha, a megera Catarina, deverá se casar antes de Bianca, os pretendentes da caçula promovem várias artimanhas. Um deles propõe a Petrúquio, recém-chegado à cidade, que peça a mão da megera. Pensando em se dar bem financeiramente, este aceita a proposta. Com calculadas estratégias, vai domando Catarina, enquanto Lucêncio conquista o amor de Bianca.

Título: A invenção de Hugo Cabret

Autor: Brian Selznick

Editora: SM

Sinopse: Este livro combina, de maneira exemplar, textos e imagens para contar a história de um garoto que cuida dos relógios de uma estação de trem, em Paris. A mistura de elementos dos quadrinhos e do cinema oferece uma leitura diferente e emocionante.

Título: Frankenstein

Autor: Mary Shelley

Adaptação: Ruy Castro

Editora: Cia das Letras

Sinopse: Frankenstein é um livro que fala da alma humana. É impossível lê-lo e não se identificar com todos os personagens que o constroem. Depois de ler essa obra é capaz de perceber que a ciência não é capaz de criar alguém “perfeito”. Revolta, amor, morte, dor, família, amizade, preconceito, desprezo, solidão e vingança são os ingredientes principais desta obra.

Título: Meu pé de laranja lima

Autor: José Mauro de Vasconcelos

Editora: Melhoramentos

Sinopse: Na obra juvenil mais conhecida de José Mauro, a pobreza, a solidão e o desajuste social vistos pelos olhos ingênuos de uma criança de seis anos. Nascido em uma família pobre e numerosa, Zezé é um menino especial, que envolve o leitor ao revelar seus sonhos e desejos, por meio de conversas com o seu pé de laranja lima, encontrando na fantasia a alegria de viver.

Título: Robin Hood

Adaptação: Joel Rufino dos Santos

Editora: Scipione

Sinopse: As aventuras do lendário fora-da-lei inglês que roubava dos ricos para dar aos pobres, sempre combatendo ao lado dos fracos e oprimidos, contra todo e qualquer tirano. Mas nessa luta sem trégua estão presentes também a amizade que une o grupo de Sherwood, a liberdade proporcionada pela vida na floresta, a gratidão das pessoas ajudadas pelo bando e o amor, personificado pela doce e corajosa Marian, a fiel noiva do herói. A história se passa na Idade Média, durante o século XII.

Título: O mistério da casa verde

Descobrindo os clássicos

Autor: Moacyr Scliar

Editora: Ática



Sinopse: Ao resolver transformar em clube a Casa Verde, um casarão abandonado que abrigara um antigo hospício da cidade de Itaguaí, Arturzinho e seus amigos vão topar com um grande mistério. Para resolvê-lo, a turma acaba recorrendo à leitura de O Alienista, livro de Machado de Assis, inspirado em fatos sucedidos na própria Casa Verde, muitos anos antes.








©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal