Robert Marion Malina



Baixar 102,86 Kb.
Encontro11.09.2017
Tamanho102,86 Kb.





Robert Marion Malina é considerado um dos maiores especialistas na área do Desenvolvimento Motor e Auxologia sendo actualmente Emeritus Professor na University of Texas. Nasceu em Nova Iorque em 1937, cidade onde estudou. Acumula um doutoramento em Educação Física pela University of Wiscosin, Madison obtido em 1963 com um segundo em Antropologia pela University of Pennsylvania, Philadelphia alcançado em 1967.
Os seus trabalhos proporcionaram-lhe uma notoriedade internacional, especialmente pela abordagem interdisciplinar e intercultural ao estudo da actividade física e desenvolvimento motor. Em 2004 foi o autor mais citado no domínio Motor Development e Youth Sports.

Robert Malina já obteve o grau de Doutor Honoris Causa por três universidades europeias:


. Katholieke Universiteit Leuven, Bélgica [1989];

. Bronislaw Czech University School of Physical Education em Cracóvia, Polónia [2001];

. Akademia Wychowania Fizycznego em Wroclaw, Polónia [2006]

Do seu curriculum vitae destacam-se diversos prémios e distinções atribuídos pelo American College of Sports Medicine; North American Society for Pediatric Exercise Medicine; Human Biology Association e American Academy of Kinesiology and Physical Education. Adicionalmente, é membro de vários boards de associações científicas e profissionais: American Academy of Kinesiology and Physical Education; European Anthropological Association; Society for Research in Child Development; International Association of Sports Kinetics; American College of Sports Medicine, Fellow.


Robert Malina é autor de mais de 600 artigos científicos, tendo publicado mais de cinco dezenas de livros e orientado mais de quarenta teses de doutoramento. A sua relação mais estreita com a Universidade de Coimbra iniciou-se com a sua visita à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física em 1997. Para além de ter participado na coordenação da edição de dois livros pela Imprensa da Universidade de Coimbra [Children and Youth in Organized Sports e Sport and Education] orientou duas teses de doutoramento e associou-se a investigadores da Universidade de Coimbra, como co-autor em artigos publicados em jornais internacionais com arbitragem. Destaque-se igualmente a sua participação em cursos pós-graduados e a oferta à biblioteca da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra de um exemplar de todas as suas publicações.
















©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal