Requerimento n



Baixar 9,44 Kb.
Encontro21.07.2017
Tamanho9,44 Kb.

REQUERIMENTO N.º 3489 , DE 2003

Requeiro, nos termos do inciso VIII, do artigo 165, da XI Consolidação do Regimento Interno da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, que se registre nos anais desta Casa voto de congratulações com a população de Ubatuba, pela passagem do 366.º Aniversário de Emancipação Político-Administrativa do município, comemorado no dia 28 de outubro.


Requeiro, ainda, que desta manifestação dê-se ciência ao Senhor Prefeito, Sr. Paulo Ramos de Oliveira e ao Presidente da Câmara Municipal de Ubatuba, Vereador Rogério Frediani.


JUSTIFICATIVA


Fundada em 28/10/1637 sob o nome de Vila da Exaltação da Santa Cruz de Ubatuba, foi palco do primeiro tratado de paz no continente americano, a Paz de Iperoig no ano de 1563, entre os portugueses e a Confederação dos Tamoios. O nome UBATUBA tem origem tupi guarani e significa canavial, devido a grande presença de canas silvestres presentes na área.


Os índios Tupinambás eram os habitantes originais desta região. Costumavam construir suas tabas em pontos altos, nas margens de rios, para sua proteção. Alegres, amantes da música, da dança e dos instrumentos musicais, como flautas e tambores, utilizavam o cauim, uma bebida alcoólica à base de mandioca fermentada, para alegrar suas festas. Excelentes canoeiros, construíram suas embarcações de cedro, guapuruvus e imbiricus para o transporte de até 30 pessoas.
Na cidade foram erguidos inúmeros casarões que atestavam os fartos recursos dos comerciantes locais. A cidade entrou em crise com a construção da estrada de ferro D. Pedro II, que liga o Rio de Janeiro a São Paulo, desviando as exportações do porto de Ubatuba. A cidade isola-se novamente e só se recupera em 1952, com a construção da rodovia ligando Ubatuba a Taubaté, a SP 125, e mais tarde a rodovia BR 101, ou Rio-Santos. Hoje, ambas contribuem para alimentar o fluxo turístico na cidade, que chega a receber por volta de 800 mil há 1.000 milhão de visitantes a cada temporada
O município conta com 74 praias, sendo muitas com acesso apenas por trilhas.
O Centro de Ubatuba, sede do município encontra-se na Praia do Cruzeiro. Em sua área encontram-se as mais belas paisagens naturais. São mais de 70 praias, além de ilhas, cachoeiras e uma floresta exuberante. O Parque Estadual da Serra do Mar no Núcleo Picinguaba e o Parque Estadual da Ilha Anchieta colaboram na preservação da rica Mata Atlântica que ainda existe na região.
Na ocasião em que a querida cidade paulista de Ubatuba comemora seu aniversário, solicito aos Nobres Pares que registrem nos Anais desta magna Casa de Leis nossos parabéns a toda sua população, autoridades e a todos que contribuem diariamente para o desenvolvimento e progresso desta grandiosa cidade, que tem nas cores de sua bandeira os símbolos de honra, civilidade, cortesia, abundância e alegria.
Sala da Sessões em,

______________________


PAULO NEME


Deputado Estadual - PTB

Sistema SPL - Originalidade: 46181 -0411031359002.392




©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal