Requerimento nº 2862, de 2004



Baixar 11,63 Kb.
Encontro07.11.2018
Tamanho11,63 Kb.



REQUERIMENTO Nº 2862, DE 2004

Requeiro, nos termos do artigo 165, inciso IX da XI Consolidação do egimento Interno, seja consignada na ata de nossos trabalhos manifestação de pesar pelo falecimento, na data de ontem, do médico e escritor José Castellani.




JUSTIFICATIVA

José Castellani, médico, escritor e historiador, é autor de mais de sessenta livros sobre a cultura Maçônica, sendo considerado assim, um fenômeno na ampla literatura da Fraternidade. Iniciado em 09 de novembro de 1965, logo em 1973, teve seu primeiro livro Maçônico publicado pela Editora A Gazeta Maçônica, sob o título “Os Maçons que fizeram a História do Brasil”. De lá para cá, somou mais de sessenta títulos culturais Maçônicos, tendo sempre no “forno”, novos títulos a serem publicados.


José Castellani nasceu no dia 29 de maio de 1937, na cidade de Araraquara/SP. Filho de Domingos Castellani e Maria Aparecida Acetozi Castellani, diplomou-se em medicina, pela Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo, em 1961, especializando-se em Oftalmologia. Escritor, historiador, jornalista e conferencista, foi membro das seguintes entidades médicas: Sociedade Paulista de Oftalmologia Preventiva (fundador); Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Ocular; Sociedade Brasileira de Lentes de Contato; Sociedade Médica Ítalo-Brasileira (fundador); Centre d’Information Permanente du Médecin – Paris (correspondente); Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual (fundador); Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Atividades Médicas: Presidente da Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual; Diretor da Assistência Médica Oftalmológica; Perito Oftalmologista. Atividades jornalísticas:Redator do Jornal “O Tempo”, de São Paulo; Colaborador do “O Diário de São Paulo” ; Consultor Médico do “Diário do Grande ABC”, de Santo André/SP.; Colaborador do “O Estado de São Paulo”; Diretor Secretário do Jornal “História e Fatos”, da Academia Brasileira de História; Diretor do jornal universitário “O Bíceps”, colaborador de diversos jornais científicos e de comunidade; Diretor da revista cultural Minerva Maçônica do Grande Oriente do Brasil; Membro de Conselho Editorial da revista “A Trolha”. Outras atividades: Presidente da Associação Phoenix Internacional Antidrogas. Artigos publicados: Cerca de 300 (trezentos) sobre Política Sanitária, Prevenção da Cegueira e sobre a História de São Paulo e do Brasil, nos jornais O Estado de São Paulo, Folha de São Paulo, Folha da Tarde, A Gazeta, Diário do Grande ABC, História e Fatos, além de jornais científicos e comunitários. Palestras proferidas:Cerca de 300 (trezentas), sobre Oftalmologia Preventiva (em escolas e indústrias), Política Sanitária (em sindicatos e associações médicas) e sobre História (em clubes de serviço e instituições científicas. Prêmios Literários: Prêmio pelo livro “São Paulo na Década de Trinta”, no 1º Concurso Literário da Associação Paulista de Medicina, para médicos escritores de todo o Brasil (1980); Prêmio da Editora A Trolha, de Londrina (PR), pelo conjunto da obra (1992). Membro das seguintes Instituições Culturais: Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo; Academia Brasileira de História; Sociedade Geográfica Brasileira; Sociedade Brasileira de Educação e Integração; Academia Paulistana da História; Ordem Nacional dos Bandeirantes; Instituto Paulista de Cultura; Sociedade Brasileira de Escritores Médicos; União Brasileira de Escritores; Ordem dos Velhos Jornalistas do Brasil; Associação Brasileira de Escritores Maçons.
A Maçonaria, as letras e as atividades culturais perdem um grande pensador, historiador, articulista e formulador: José Castellani.

Sala das Sessões, em 22/11/2004



a) Jorge Caruso

SPL - Código de Originalidade: 547586 221104 1517





©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal