Requerimento nº 1673, de 2015



Baixar 11,47 Kb.
Encontro06.07.2017
Tamanho11,47 Kb.



REQUERIMENTO Nº 1673 , DE 2015


Requeiro, nos termos do artigo 165, inciso VIII, da XIV Consolidação do Regimento Interno, que se registre nos anais desta Casa um voto de congratulações com a população de Rio Claro pelo transcurso do cinqüentenário de uma entidade que é orgulho dos rioclarenses, O Grupo Escoteiro Santa Cruz, cuja comemoração se dará no próximo dia 13 de setembro.

Requeiro, ainda, que desta manifestação dê-se ciência à Diretora-Presidente do Grupo Escoteiro Santa Cruz, Sra. Marina Nuñes Chiode Bueno, à Rua 6, nº 3739, Alto Santana, Rio Claro/SP., Cep 13504-028.


JUSTIFICATIVA


O escotismo é um movimento fundado pelo general inglês Baden-Powell que tem como finalidade precípua a reunião de pessoas em torno de valores e atividades que prezem a honra, o aprendizado, o trabalho em equipe e o conhecimento e respeito à natureza.

Fundado há cinqüenta anos, mais precisamente no dia 13 de setembro de 1965, o Grupo Escoteiro Santa Cruz deu seguimento à atuação dos escoteiros que desde o começo do século XX atua em Rio Claro, constituindo-se como uma das instituições mais colaborativas por ocasião da Revolução Constitucionalista de 1932.

O marco de sua fundação se deu com a posse da primeira Comissão Executiva, embora o grupo já desenvolvesse atividades antes desta data, tendo como sede o Colégio Santa Cruz. Cabe destacar, nestes primórdios, a atuação do religioso da Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo, irmão Romão Ruiz.

De 1981 a 1996 o grupo ocupou como sede o prédio anexo à Igreja da Boa Morte. Foi um período de muita atividade, quando chegou a contar com 270 membros. Em 1997 se transfere para a atual sede na rua 6 no Alto de Santana.

A história dessa agremiação do escotismo se amalgama com a de uma tradicional família de Rio Claro. Trata-se da família Guardia Borghiéri, cujos integrantes participam do grupo desde sua fundação. Naquele ano de 1965, Onofre Borghiéri integrou a diretoria do grupo no cargo de 1º secretário, atuando ativamente desde este ano e até a transferência da família para o Estado de Rondônia. Na década de 80 a família retorna a Rio Claro e se integra novamente ao grupo, quando começa a participação do filho do Sr. Onofre, Lúcio Guardia Borghiéri que foi escoteiro por 14 anos. Hoje a família é representada no Grupo Escoteiro Santa Cruz pelo neto do Sr. Onofre e filho do Sr. Lúcio, o jovem de 19 anos Mikhael.

A atual Diretora Presidente do Grupo, Marina Nuñes Chiode Bueno foi eleita pela primeira vez para esse cargo em 1996 e tem demonstrado o maior interesse e empenho em levar adiante as atividades do grupo, acompanhando as mudanças trazidas pelo passar dos tempos e adaptando essas atividades a fim de que os jovens se interessem pelo escotismo.

Quando se comemora o aniversário de alguém, a reflexão que fazemos, mesmo inconscientemente, é sobre a importância que essa pessoa tem na nossa vida. No caso de uma agremiação, a importância recai no reconhecimento da contribuição para a comunidade.

Sem sombra de dúvida, a sociedade rioclarense tem orgulho em comemorar neste 13 de setembro o 50º aniversário do Grupo de Escoteiro Santa Cruz que, no decorrer de todos estes anos, vem desenvolvendo um relevante trabalho na área social, proporcionando momentos de harmonia, alegria, respeito e diversão aos seus partícipes.

Como representante de Rio Claro e região na Assembléia Legislativa, não poderia deixar de solicitar esse voto de congratulações pela passagem desta importante data, cumprimentando todos os voluntário e diretoria pelo desempenho do Grupo de Escoteiro Santa Cruz de Rio Claro.





Sala das Sessões, em
Deputado Aldo Demarchi



SPL - Código de Originalidade: 1275766 080915 1437




©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal