Requerimento nº 1301, de 2000



Baixar 19,81 Kb.
Encontro29.05.2017
Tamanho19,81 Kb.


REQUERIMENTO Nº 1301, DE 2000

Requeiro, nos termos do artigo 165, VIII da IX Consolidação do Regimento Interno, seja consignado nos anais desta Casa um voto de congratulações com a Soka Gakkai Internacional – SGI, sucessora da Soka Gakkai – SG, fundada em 1930, no Japão, organização mundial que tem como objetivo primordial promover a paz e o respeito pela vida humana, pelas atividades desenvolvidas nos campos da paz, da cultura e da educação, em 148 países e regiões do mundo.

Requeiro, ainda, que desta manifestação dê-se ciência ao Dr. Daisaku Ikeda, dirigente máximo da Soka Gakkai Internacional – SGI, por via postal, no seguinte endereço: Rua Tamandaré, 984, São Paulo (SP), CEP:01525-000, BSGI – Associação Brasil SGI.

JUSTIFICATIVA

Dia 3 de maio de 2000 é consagrado à celebração de 40 anos do Dr. Daisaku Ikeda como dirigente máximo da SGI, Soka Gakkai Internacional, sucessora da SG, Soka Gakkai, fundada em 1830 no Japão.

O Dr. Daisaku Ikeda é uma festejada personalidade internacional. A organização de que é o líder desde 1960 hoje se espraia por mais de 148 países. Em outubro de 1981, a Soka Gakkai Internacional foi oficializada como organização não-governamental, ONG, de posição consultiva no Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e no Departamento de Informações Públicas (UNDPI). Em maio de 1983 foi registrada como uma ONG do Conselho Econômico e Social (ECOSOC) da ONU e, em 1989, integrou a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

É também entidade membro da Word Federation of United Nations Associations (WFUNA), Federação Mundial das Associações das Nações Unidas.

Na Carta de Princípios da Criação da SGI, Soka Gakkai Internacional, está consignado em seu artigo 1º que contribuirá para a paz, cultura e educação, objetivando a felicidade e o bem-estar de toda a humanidade, baseado no respeito budista à dignidade da vida.

A “raison d’être” da SGI é a pacificação do planeta Terra. A tolerância é o seu mantra. As palavras-chaves são: benevolência e compaixão. Com o uso dessas ferramentas o Prof. Daisaku Ikeda acredita na revolução interior das pessoas, a revolução do coração, que num só sentido significa a humanização do processo civilizatório.

Como pedra angular estão a sua fé profunda e o respeito absoluto à dignidade da condição humana.

Seu ideal é o de tornar, num tempo futuro de 20 a 30 anos, a Soka Gakkai Internacional uma das entidades não-governamentais mais influentes e ativas do mapa-mundi. Na verdade a SGI já desfruta de grande prestígio mundial.

Anualmente, o Dr. Daisaku Ikeda encaminha à ONU, Organização das Nações Unidas, um documento intitulado “Proposta de Paz”, em que enfeixa seus estudos e estratégias para a guerra que trava pela pacificação do nosso planeta. Numa dessas “Propostas” ele pediu ao congresso das nações a criação de uma Banco Mundial de Alimentos, para o enfrentamento das contingências mundiais, como também cortes nos gastos militares de defesa e desarmamento nuclear.

Uma congregação de monges escribas não seria suficiente para colocar num pronunciamento único todas as atividades empreendidas pelo Dr. Daisaku Ikeda, à frente da SG e da SGI.

Em sua “sala de situação”, situada num edifício em Tóquio, ele exerce o seu ofício de maestro de uma orquestra composta por 12 milhões de pessoas, que se apresenta para um palco estendido por 148 países.

Ele administra com virtuose, desde a exposição de pinturas feitas por crianças de 160 países; ao lançamento de um dos 50 livros de sua autoria; à coleta de 10 milhões de assinaturas em prol do desarmamento nuclear, ou o plantio de sementes no interior da Floresta Amazônica; até a Soka University, que mantém convênios operantes com mais de 50 instituições congêneres do mundo inteiro, incluídas a Universidade de São Paulo e a Universidade Federal do Paraná, e a Soka School System; o jornal diário Seikyo Shimbum, cuja tiragem diária é de 5,5 milhões; o Tokyo Fuji Art Museum; o Instituto de Filosofia Oriental.

O Dr. Ikeda já foi recepcionado pelos mais importantes dignatários do mundo: François Miterrand, então presidente da França, em 1989; Richard Von Weizsacker, Presidente da Alemanha. em 1991; John Major, Primeiro-Ministro Britânio, em 1991; Margareth Thatcher, Primeira-Ministra Britânica, em 1989; Nelson Mandela, Presidente do Congresso Nacional Africano, em 1990; Linus Pauling, químico pacifista, ganhador de dois prêmios Nobel, da Paz e de Química; Rei Gustavo XVI da Suécia e Rainha Sílvia, em 1989; Corazón Aquino, Presidente das Filipinas, em 1991; Mikahail Gorbachev, Presidente da ex-União Soviética, em 1990, também em 1991, 1993 e 1994; Zhoou Enlai, Premier da China, em 1974; Carlos Saúl Menem, Presidente da Argentina, em 1993; Dr. Henry Kissinger, Secretário de Estado dos Estados Unidos da América do Norte, em 1975; Rosa Parks, precursora dos direitos civis dos Estados Unidos, em 1975; Oscar Arias Sanchez, ex-Presidente da Costa Rica, em 1994; Rajiv Gandhi; Primeiro-Ministro da Índia, em 1985; Sônia Gandhi, esposa do falecido Primeiro-Ministro Rajiv Grandhi, em 1994; entre outros.

Há 40 anos o Dr. Daisaku Ikeda vem proferindo conferências nas mais conceituadas universidades dos 5 continentes, tais como a Universidade Glascow; Universidade de Pequim; Universidade de Moscou; Universidade de Harvard; Universidade de Havana; Universidade de Bolonha, a mais antiga do mundo; entre outras.

É autor de inúmeras publicações sobre doutrina e filosofia budistas, história, poesia, fotografias, etc. O Dr. Daisaku Ikeda tem um saber notável. Ele participa da agenda cultural dos mais variados países, abordando temas de interesse da civilização. Há que se colocar em relevo a publicação do seu livro “Lifelong quest of Peace” (Uma busca permanente da Paz), editado pela Jones and Bartlett Publishers Internacional, Inc., em 1992. Nessa obra encontra-se um diálogo que aconteceu na Soka University de Los Angeles com o ganhador do Prêmio Nobel, por duas vezes, Dr. Linus Pauling, (de Química em 1954, e 1962).

Esse diálogo é o encontro das teses desses dois mestres, versando principalmente sobre os temas do desarmamento mundial: a causa da tolerância, da conciliação, da paz mundial. Trata-se de um encontro que representa um dos mais importantes momentos culturais civilizatórios, momentos dourados da cultura e da paz.

Em outro livro intitulado “Escolha a Vida”, publicado no Brasil pela Editora Record, Rio de Janeiro, em 1995, o Dr. Daisaku Ikeda mantém um diálogo com o Prof. Arnold Toynbee, professor de História da Universidade de Oxford. Esses dois notáveis sábios tratam de uma gama variada de assuntos de interesse da humanidade: “ O Ser Humano Básico”; “O Meio Ambiente”; “Armas e Guerra”; “A Escolha do Sistema Político”; “A Natureza das Coisas”; “Os Papéis que a Religião Desempenha”; “O Bem e o Mal”, entre outros.

No Brasil a SGI é representada pela BSGI – Associação Brasil SGI, há 40 anos.

O Dr. Daisaku Ikeda é Membro Correspondente da ABL, Academia Brasileira de Letras, a Casa de Machado de Assis, a mais importante entidade cultural do Brasil. em 1993 o Dr. Ikeda proferiu na Academia Brasileira de Letras uma memorável conferência.

No Brasil, em 1990, foi agraciado com a “Ordem nacional do Cruzeiro do Sul”.

O Dr. Ikeda é Cidadão Paulistano, láurea que lhe foi outorgada pela Egrégia Câmara Municipal de São Paulo, aos 11 de março de 1974. Também esta Egrégia Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo institui a data de 18 de novembro como o “Dia da Soka Gakkai”, conforme Lei nº 9687, de 1997, tendo sido celebrado, com pompa e circunstância, nos anos de 1997, 1998, e 1999.

Neste plenário Juscelino Kubtschek de Oliveira ecoam todos os temas de interesse popular. Aqui se debatem todos os assuntos de importância, relativos não só ao nosso Estado de São Paulo, quanto ao Brasil e também os assuntos internacionais, que dizem respeito à marcha da civilização.

Essa é a gloriosa História do Palácio Nove de Julho.

Por essas razões, apresentamos o presente requerimento de congratulações.


Sala das Sessões, em 28/04/2000
a) EDSON APARECIDO

hb



©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal