Relatório do 1º ano de Gestão da Diretoria de Enfermagem



Baixar 4,77 Mb.
Página1/4
Encontro25.12.2018
Tamanho4,77 Mb.
  1   2   3   4


Diretoria de Enfermagem do HSP



Relatório de Gestão 2006

APRESENTAÇÃO

Prezados colaboradores e parceiros


Chegamos ao final de mais um ano na gestão do Serviço de Enfermagem do Hospital São Paulo e podemos comemorar no que diz respeito à continuidade e sustentabilidade dos processos de trabalho que estão sendo reavaliados ou implementados com as metas avançando em direção aos resultados esperados.

Os protocolos administrativos de serviços específicos estão praticamente finalizados, faltando os do Pronto Socorro e as dos Ambulatórios. Os procedimentos assistenciais específicos da pediatria, hemodiálise e transplantes estão sendo descritos e em breve serão disponibilizados na intranet.

A implementação da coleta de dados de enfermagem em pacientes adultos foi bastante estimulada e esperamos que em 2007 tenha maior abrangência. O instrumento da pediatria já foi testado nas unidades e será implementado no início do ano.

A auditoria dos registros de enfermagem nos prontuários está sendo realizada de forma sistemática, bem como, as visitas de auto-inspeção. Os indicadores de qualidade da assistência de enfermagem serão implantados no início do ano por meio eletrônico no Módulo de Internação do Sistema de Informação do Hospital.

Na área da Educação Continuada, demos continuidade ao curso de capacitação, realizamos o 1º Congresso de Enfermagem do Hospital São Paulo com a participação de todas as categorias de colaboradores. Oferecemos cursos direcionados para enfermeiros e cursos setoriais de temas específicos para técnicos e auxiliares de enfermagem, com a parceria com as enfermeiras das unidades, facilitadoras de aprendizagem e Grupos de Estudo. O curso de Ressuscitação Cardiopulmonar foi ministrado para todas as categorias, no decorrer do ano. As facilitadoras da aprendizagem atuaram mais especificamente nos Serviços de UTI Geral e de Emergência.

Foi realizada a revisão do Regimento da Diretoria de Enfermagem pelos docentes do Departamento de Enfermagem e enfermeiros do Hospital e pretendemos aplicá-lo no início do ano.

No Grupo de Trabalho de Humanização ampliamos nossas parcerias com outros serviços e setores, trazendo novos projetos para proporcionar particular atenção e carinho aos pacientes adultos internados, seguindo o exemplo das unidades pediátricas. Desde a metade do ano, temos uma representante dos usuários nas reuniões mensais que participa ativamente, apontando problemas e sugerindo soluções.

Durante o ano, mantivemos reuniões bimestrais com os colaboradores e um canal aberto para diálogo, garantindo a comunicação entre os níveis hierárquicos – ferramenta primordial para a gestão e liderança.

Gostaríamos de agradecer a colaboração e parceria constante do Departamento de Enfermagem e Departamento de Assuntos Comunitários, ás Gerentes de Serviço de Enfermagem pelo empenho e dedicação.

Agradecemos também aos membros da Diretoria do Hospital pelo apoio solidário e resolutivo, mesmo nos momentos mais difíceis.


Um abraço a todos. Contamos com vocês.

Sinceramente,

Profa. Dra. Maria Isabel Sampaio Carmagnani

Diretora de Enfermagem - HSP

São Paulo, 10 de dezembro de 2006.

Da mesma forma que algumas pessoas extraem o melhor de você e outras extraem o pior, você pode tirar a melhor parte do pior de cada pessoa. É uma questão de entender de onde elas vêm e o que significa trabalhar com elas”.

Brinkman e Kirschner

ÍNDICE


1.

Missão e Objetivos




2.

Diretoria de Enfermagem – Estrutura Organizacional




3.

Metas Estabelecidas para 2006




4.

Metas Atingidas

4.1. Manual de Procedimentos de Enfermagem

Procedimentos assistenciais

Procedimentos administrativos

4.2. Grupos de Melhorias de Processos em Enfermagem

Processo de Enfermagem

Indicadores da Qualidade da Assistência de Enfermagem

Auditoria Interna de Enfermagem em Prontuário de Paciente

Comissão de Auto-Inspeção da organização e do abastecimento

4.3. Regimento Interno da Diretoria de Enfermagem






5.

Desenvolvimento de Pessoal

Indicador de treinamento de pessoal de enfermagem

Facilitadoras de aprendizagem

Concurso público

Contratação de enfermeiros - CLT

Ascensão funcional

Curso de complementação para técnicos de enfermagem

Curso para técnicos de enfermagem

Cursos ministrados pela Educação Continuada

Grupos de trabalho vinculados ao Setor de Educação Continuada e Diretoria de Enfermagem


Orientações de trabalho científicos desenvolvidos nas unidades do HSP

Outras atividades do Setor de Educação Continuada em Enfermagem






6.

Humanização na Assistência de Enfermagem e no Trabalho

Grupo de Humanização






7.

Participação de Enfermeiras em Pós-graduação e Pesquisas

Pós – graduação

Publicações

Pesquisas






8.

Principais Metas para 2007





  1   2   3   4


©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal