Regras/regulamento do truco ponta acima



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Encontro19.04.2018
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REGRAS/REGULAMENTO DO TRUCO PONTA ACIMA

01 – Ponta acima= 3-2-A-K-J-Q-7-6-5-4 seguindo sempre a leitura da direita para a esquerda, ou seja, da menor que é o 4 para a maior que é o 3

02 – Sequência dos naipes= PAUS, COPAS, ESPADAS E OUROS.

03 – Manilhas= Após a carta (VIRA) segue-se da direita para a esquerda para a retirada das manilhas que são as quatro cartas subseqüentes.

04 – Validade da MÃO = 01 ponto.

05 – Validade do TRUCO chamado = 03 tentos

06 – Validade do RETRUCO = podendo ser 06, 09 e 12 sendo este o último retruco.

07 – Após a contagem de 12 tentos forma-se um JOGO.

08 – Com dois jogos subseqüentes forma-se uma QUEDA.

09 – Em qualquer situação de EMPATE e CANGA prevalece o valor da sequência dos NAIPES, ou seja = paus, copas,espadas e ouros para o desempate.

10 – MÃO DE ONZE perdida vale apenas 03 tento.

11 – MÃO DE ONZE a ONZE vale apenas 01 tento.

12 – CASTIGO = Qualquer erro na distribuição de cartas e qualquer atitude de (roubo) perde-se a posse das cartas para o atleta seguinte e com punição de um tento para a dupla infratora.

13 – Não vale o descarte com CARTA ENCOBERTA.

14 – Embaralha-se à vontade mas o rebaralho ou CERRA só serão permitida por três vezes até o corte.

15 – Em caso do distribuidor virar carta ou cartas dos adversários leva-se o castigo.

16 – A carta VIRA será sempre a próxima carta após a última distribuída.

17 – A distribuição das cartas será sempre da esquerda para a direita sem nenhuma quebra de sequência.

18 – Não será permitida nenhuma leitura de cartas, caso aconteça entra no fator castigo.

19 – A carta terá seu valor após estar totalmente solta sobre a mesa de jogo.

20 – Em caso da dificuldade de embaralhar as cartas o carteador após dispor o baralho para o corte deverá fazer um corte colocando o monte de baixo por cima do retirado sem nenhuma espécie de leitura caso contrário entra no fator CASTIGO.

21 – A QUEIMA será permitida apenas uma vez pelo ATLETA MÃO queimando-se o conjunto das três cartas e encobertamente.

22 – Se o distribuidor ou carteador ao entregar as cartas aos seus atletas adversários e acontecer de virar uma ou mais cartas o atleta recebedor terá o direito de livre escolha de aceitar ou não a carta virada.

23 – A distribuição de cartas será sempre de 03 em 03 cartas sempre da esquerda para a direita.

24 – O TRUCO, A APOSTA DE TENTOS E A CHAMADA serão permitidos a qualquer um dos atletas da mesa e será também permitida a dupla à consulta para a chamada sem leitura de cartas.

25 – Em caso de MÃO DE ONZE não será permitido o truco caso contrário entra no castigo, ou seja, perde-se o jogo.

26 – Não será permitida averiguação de cartas na mão de ONZE A ONZE caso contrário perde-se o jogo.

27 – Não será permitido aos participantes e expectadores fumar e consumir bebidas alcoólicas durante o jogo e aos arredores da mesa de jogo.



28 – Qualquer atleta que desrespeitar as regras ao regulamento e à disciplina será julgado e punido com desclassificação pelo fiscal do jogo e comissão disciplinar do campeonato.

29 – CASOS OMISSOS DESTE REGULAMENTO/REGRAS serão resolvidos pela Comissão Organizadora da competição.



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