Regras do jogo



Baixar 97,9 Kb.
Encontro26.07.2018
Tamanho97,9 Kb.




      1. REGRAS DO JOGO:


1. Informação básica
Derrubar o pino da equipa contrária ou ficar o mais próximo dele.

2. Terminologia
Jogo da malha.

3. Equipamento
Pinos de ferro e Malhas (ø 10 cm, 430 gr.). As malhas devem ser rigorosamente iguais e os pinos podem ter uma base um pouco mais saliente, para lhes dar mais estabilidade.

4. Classificação dos jogadores
Derrubar o pino equivale a 6 pontos, depois de lançadas as quatro malhas a que ficar mais próxima do pino ganha os três pontos. A equipa que chegar mais depressa aos 30 pontos ganha. Cada partida é composta por três jogos, uma equipa para vencer terá de ganhar pelo menos dois jogos.

5. Desenvolvimento do jogo
Num terreno liso e plano, são colocados dois pinos na mesma direcção, com uma distância de 15/18 metros entre eles. Atrás de cada pino dispõem-se dois jogadores adversários, cada jogador lança as malhas alternadamente em direcção ao outro pino, tendo como objectivo derrubar o pino ou ficar o mais próximo dele. No prolongamento lateral dos pinos, marcam-se riscos que delimitam as zonas de lançamento, à frente das quais os jogadores não podem atirar as malhas. Todo o jogador que, ao lançar a malha, pisar o risco de lançamento, perderá toda a jogada, que será considerada nula e não será repetida. Sempre que uma malha provoque derrube, este é considerado para a equipa do jogador que fez o ultima arremesso.

6. Registo das pontuações

Lançadas as malhas proceder-se-á à contagem dos pontos.






©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal