Recommendation on Teacher Quality



Baixar 17,75 Kb.
Encontro19.12.2017
Tamanho17,75 Kb.

IP/08/1094

Bruxelas, 3 de Julho de 2008



Como deverão ser as nossas escolas no século XXI?

A Comissão Europeia quer que os Estados-Membros melhorem a sua cooperação para tornar os sistemas escolares mais adequados às necessidades dos alunos e dos empregadores da Europa do conhecimento do futuro. De acordo com a Comunicação da Comissão «Melhorar as Competências para o Século XXI: Uma Agenda para a Cooperação Europeia nas Escolas», apresentada hoje, serão necessárias mudanças, por vezes radicais, para que as escolas possam preparar plenamente os jovens para a vida neste século.

A Comissão propõe uma agenda, em três áreas:



  • Dar a todos os alunos as competências de que necessitam para a vida. Isto inclui: melhorar os níveis de leitura, escrita e cálculo; reforçar as competências «aprender a aprender» e modernizar os currículos, os materiais didácticos, a formação dos professores e os métodos de avaliação em conformidade;

  • Garantir uma aprendizagem de alta qualidade a todos os estudantes. Nomeadamente: generalizando o ensino pré-escolar; melhorando a igualdade nos sistemas escolares; reduzindo o abandono escolar precoce e melhorando o apoio dado nas escolas oficiais aos alunos com necessidades especiais;

  • Melhorar a qualidade do pessoal docente e não docente. Nomeadamente: desenvolvendo e garantindo uma melhor qualidade da formação dos professores; assegurando um recrutamento de professores mais eficaz e ajudando os dirigentes escolares a centrarem-se na melhoria da aprendizagem.

O ensino escolar é cada vez mais considerado um elemento essencial para garantir o desenvolvimento dos Estados-Membros e alcançar os objectivos da Estratégia de Lisboa para o Crescimento e o Emprego. Mas os progressos registados, de acordo com os valores de referência fixados para a literacia, a redução do abandono escolar precoce e a melhoria da participação nas escolas, têm sido decepcionantes.

Os «nossos sistemas escolares têm de se adaptar, se pretendem fornecer aos jovens novas competências para os novos empregos» declarou o Comissário Ján Figel, «porque precisamos de preparar os nossos jovens para empregos que podem ainda nem existir». E acrescentou «Aliás, o sucesso escolar dos alunos determina grandemente as oportunidades que terão mais tarde na vida, pelo que devemos eliminar algumas das desigualdades existentes para tornar as nossos sistemas escolares mais eficientes e eficazes. Estamos a incentivar os Estados-Membros a trabalharem juntos neste sentido».

Uma forma de reduzir as desigualdades é melhorar o acesso ao ensino pré‑escolar. É necessário, igualmente, garantir que as escolas estão a conseguir ensinar as competências básicas aos jovens. Actualmente, 24,1% dos jovens (17,6% de raparigas e 30,4% de rapazes) têm um desempenho fraco em literacia.

Uma abordagem mais individualizada da aprendizagem e uma utilização mais criativa dos métodos de avaliação poderia ajudar a melhorar esta situação. A Comissão propõe a melhoria da qualidade do ensino escolar através de um recurso mais generalizado à auto-avaliação das escolas e de uma melhor formação do pessoal docente e não docente.

A Comunicação faz parte do pacote de medidas do Presidente Barroso, adoptado em 2 de Julho de 2008, para reforçar o acesso, as oportunidades e a solidariedade entre todos os cidadãos da EU (IP/08/1070).

A Comunicação baseia-se num documento de trabalho que apresenta as estatísticas e os resultados mais recentes da investigação, bem como um resumo das respostas à consulta pública «Escolas para o Século XXI».



Os Estados-Membros já estão a trabalhar juntos para partilharem as boas práticas das políticas empreendidas num certo número de aspectos relacionados com a educação e a formação, no âmbito do programa «Educação e Formação para 2010».

Outras informações:

MEMO/08/476, «Improving Competences for the 21st Century: An Agenda for European Cooperation on Schools – FAQ».

http://ec.europa.eu/education/news/news492_en.htm

http://ec.europa.eu/education/index_en.htm





©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal