Recife, 26 de janeiro de 2009 Ano 8



Baixar 153,78 Kb.
Encontro07.11.2018
Tamanho153,78 Kb.

Recife, 10 de fevereiro de 2009 Ano 8
Dom Helder é homenageado na abertura do ano acadêmico da Católica

Por Rebeca Kramer
COM FOTO: E:\Redacao_Assecom\Fotos_Assecom\fotos_Assecom_2009\Fevererio_2009\Painel de Dom Helder Católica Foto: DSCF 6158
COM FOTO: E:\Redacao_Assecom\Fotos_Assecom\fotos_Assecom_2009\Fevererio_2009\Painel de Dom Helder Católica Foto: DSCF 6147 e/ou DSCF 6150 e/ou DSCF 6153
COM FOTO: E:\Redacao_Assecom\Fotos_Assecom\fotos_Assecom_2009\Fevererio_2009\Painel de Dom Helder Católica Foto: DSCF 6169
COM FOTO (FALA POVO):

E:\Redacao_Assecom\Fotos_Assecom\fotos_Assecom_2009\Fevererio_2009\Painel de Dom Helder Católica Foto: DSC 02034 (Antônio Carlos)
COM FOTO (FALA POVO):

E:\Redacao_Assecom\Fotos_Assecom\fotos_Assecom_2009\Fevererio_2009\Painel de Dom Helder Católica Foto: DSC 02036 (profa. Albenise)
COM FOTO (FALA POVO):

E:\Redacao_Assecom\Fotos_Assecom\fotos_Assecom_2009\Fevererio_2009\Painel de Dom Helder Católica Foto: DSC 02040 (Laíza Costa)
“Dom Helder veio para ficar. É impossível mostrar-se indiferente diante de sua vida, de seu testemunho. Quem foi esse pequeno grande homem?”, indagou o Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens. E, então, a resposta veio clara: “Foi um homem de Deus. O pastor dos pobres. Um homem sem fronteiras, que lutou por um mundo mais fraterno e mais justo”. O hall do bloco A da Unicap, nesta segunda-feira (9), foi palco da celebração pelos 100 anos de Dom Helder Câmara. A ocasião, que marcou o início do ano letivo de 2009 da Universidade, contou com a presença de professores, alunos, funcionários e admiradores de Dom Helder.
O evento teve início às 17h30, com o MPB Unicap e, aproximadamente às 18h, o jesuíta Creomenes Tenório Maciel cantou louvores católicos em um pequeno palco, acompanhado pelo intérprete da Linguagem de Sinais (Libras), Marcos Gonçalves, que também traduziu gravações de falas e pregações de Dom Helder. Já por volta das 18h30, um enorme painel com a foto do ex-arcebispo de Olinda e Recife, que havia sido afixado na frente do prédio do bloco A, foi iluminado ao som de fogos de artifício.
Dom Helder ainda recebeu mais homenagens: com velas nas mãos, várias pessoas caminharam até a capela da Universidade para a missa de abertura do ano letivo, presidida pelo Reitor, Padre Pedro Rubens. Na celebração, vários padres proclamaram um trecho do Evangelho de Marcos em diversas línguas (inglês, francês, alemão e espanhol). Dom Helder é reconhecido pelo seu legado e consciência humanitária em vários países, além de que deixou, para o mundo, textos em diversos idiomas.
“O nome de Dom Helder possui uma carga enorme de significados. Ele representava a luta pelos direitos humanos, sobretudo aos mais necessitados. Era uma figura bem quista, porque falava de solidariedade, sinceridade e igualdade. Enfim, valores muito raros para a realidade vivida por nós”, afirmou a coordenadora de Graduação, professora Aline Grego..
Depoimentos:
Falas: “A força profética, de fato, ele tinha. O engajamento, o acolhimento às pessoas que passavam pelas dificuldades do regime militar da década de 60 e 70. Seu testemunho espiritual o torna eterno. Ele, apesar de carregar a conotação de religioso e, teoricamente, ser o retrato do respeito de todos, poderia muito bem sofrer algum tipo de violência e, mesmo assim, não abriu mão de ajudar o próximo, de deixar claro que não deve haver distinção entre os seres humanos”. (Prof. Antonio Carlos, do curso de Filosofia)
“Ícone que lutou pela paz, sem utilizar armas, indicado várias vezes ao Prêmio Nobel da Paz. É um exemplo a ser seguido, independentemente de crença e religião. Mas, num período de ditadura militar, nem mesmo seu status de homem de Deus era páreo para muitos que se diziam os donos da verdade”.(Laíza Costa, 19, estudante do 5o período de Direito)
“As pessoas deveriam, em muitos aspectos, buscar se parecer mais com Dom Helder. Um deles seria na questão do amadurecimento. Ser maduro é importante porque a pessoa possui a capacidade de discernimento entre o que é bom ou ruim e, assim, passa a amar mais o próximo”. (Profª Albenise de Oliveira, coordenadora do curso de Psicologia).

Professores de Jornalismo têm projeto aprovado no Funcultura

Por Tiago Cisneiros
COM FOTO: \\Assecom3\ra\Fotos_Assecom\fotos_Assecom_2009\Fevererio_2009\Professores projeto Funcultura Foto: DSCF6140

 

O projeto “Transgressão em Três Atos”, elaborado por Stella Maris, Cláudio Bezerra e Alexandre Figueirôa, professores do curso de Jornalismo da Católica, é uma das 230 propostas aprovadas no edital 2008 do Funcultura (Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura, oferecido pelo Governo do Estado). O estudo conta, ainda, com a participação da estagiária Anamaria Lima, aluna do curso de Jornalismo da Universidade.



 

Os professores relatam que, no concurso do edital 2008 do Funcultura, foram inscritos 1.189 projetos. Dos 230 aprovados, 16 estão classificados na área de pesquisa cultural. Apenas, dois têm, no teatro, o seu objeto de estudo. A pesquisa “Transgressão em Três Atos” irá abordar os grupos teatrais pernambucanos Hermilo Borba Filho, Teatro Popular do Nordeste e Vivencial Diversiones.


Segundo a professora Stella Maris, o objetivo do projeto é “resgatar os três grupos que foram muito relevantes no trabalho de transgressão estética, política e de costumes”. “Não queremos nos limitar a contar as histórias deles. A ideia é fazer uma análise e uma contextualização dos grupos, assim como revelar sua importância nos tempos em que existiram”, complementa Figueirôa.

 

O Teatro Popular do Nordeste existiu de 1960 a 1975; o Hermilo Borba Filho, de 1977 a 1981; e o Vivencial Diversiones, entre 1974 e 1982. Apesar do tempo decorrido desde então, Alexandre Figueirôa acredita que esses grupos, ainda, são bastante influentes. “Eles deixaram um eco no atual teatro de Pernambuco”, destaca.



 

O projeto “Transgressão em Três Atos” será elaborado com base em depoimentos, publicações e pesquisas de jornais. Cada professor se responsabilizará por um dos grupos escolhidos. Figueirôa trabalhará com o resgate do Vivencial Diversiones, do qual fizeram parte o diretor Antônio Cadengue, o agitador cultural Jomard Muniz de Brito e a presidente do Sindicato dos Artistas de Pernambuco, Ivonete Melo. Cláudio Bezerra estudará o Teatro Popular do Nordeste (TPN), que já teve, entre os seus integrantes, Ariano Suassuna e Leda Alves, homenageada do último festival Janeiro de Grandes Espetáculos. Já Stella Maris conhece bem o seu objeto de estudo. Ela, que também é atriz, participou do Hermilo Borba Filho (THBF) de 1977 a 1981, ano em que o grupo acabou, após a morte do diretor Marcus Siqueira. O professor de Artes Cênicas João Dênis – também ator, diretor e cenógrafo – é outro nome conhecido que já atuou pelo THBF.

 

Para a professora Stella Maris, os três exemplos pernambucanos podem ser comparados com os tradicionais grupos Oficina (SP), Arena (SP) e Opinião (RJ). “A contribuição de transgressão do Teatro Popular do Nordeste, do Hermilo Borba Filho e do Vivencial equivale ao trabalho realizado por esses outros grupos. A diferença é ‘geográfica’: eles tiveram maior visibilidade porque estavam no centro cultural do país”, explica.  



 

Sobre a iniciativa de elaborar o projeto, Stella esclarece: “A área de teatro é carente de pesquisas. Por isso, eu, Cláudio e Alexandre – que temos ligações afetivas com as artes cênicas – decidimos investir nessa ideia. Queremos aproveitar a oportunidade para dar visibilidade ao que se fez de importante no teatro de Pernambuco”. O professor Cláudio Bezerra revela mais uma pretensão do trabalho: “Para dar reconhecimento a esses grupos pernambucanos, esperamos que, quando concluído, esse estudo se torne um livro”.



 

Recentemente, a professora Stella Maris foi indicada ao prêmio de Melhor Atriz do Festival Janeiro de Grandes Espetáculos, pela atuação na peça “Anjos de Fogo e Gelo”. Já Figueirôa é autor de dois livros sobre o tema: “Teatro em Pernambuco”, publicado pela Assembleia Legislativa, como parte da coleção Ícones de Pernambuco, e “Barreto Júnior: o rei da chanchada”, editado pela Fundação Cultura da Cidade do Recife.



Parte inferior do formulário

Defesa de dissertação de mestrado será prestigiada por presidente do TRT da 6a Região

Por Tiago Cisneiros
A mestranda em Ciências da Linguagem Cláudia Christina Araújo Corrêa de Oliveira Andrade defenderá, nesta quarta-feira (11), a dissertação “Descrições das Sessões Informatizadas de Julgamento do Tribunal Regional do Trabalho da 6a. Região”. A defesa acontecerá no Anfiteatro da Universidade Católica de Pernambuco, localizado no 3o andar do bloco G4, a partir das 9h.
A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6a. Região, Eneida Melo Correia de Araújo, estará presente à defesa da dissertação. A banca examinadora será composta pelos professores Virgínia Colares (orientadora), Marígia Aguiar (titular interno) e Alexandre Freire Pimentel (titular externo).
O estudo descreve o sistema informatizado desenvolvido pela equipe de informática do Tribunal Regional do Trabalho da 6a. Região, para auxiliar os julgamentos das sessões de Turma. Na dissertação, Cláudia Christina registra o problema da lentidão da Justiça brasileira, causado, sobretudo, por burocracia (de acordo com pesquisa feita pelo Supremo Tribunal Federal). Ela aponta a informática como uma saída viável a essa dificuldade, devido a sua capacidade de promover agilidade às decisões judiciais. A mestranda considera que a informatização do Judiciário pode ser responsável por uma “verdadeira revolução no modelo atual de prestação jurisdicional”.
Católica dispõe de intérpretes para alunos surdos

Por Tiago Cisneiros
COM FOTO (sugestão): \\Assecom3\ra\Fotos_Assecom\fotos_Assecom_2009\Fevererio_2009\Intérprete Marcos Foto: DSC 02033
A Universidade Católica de Pernambuco possui, atualmente, seis alunos surdos. Para facilitar o processo de aprendizagem, os intérpretes Marcos Gonçalves e Jurandir Ferreira acompanham as aulas em que os estudantes estão presentes. Todo o conteúdo é retransmitido por eles, através do sistema de Libras.
Além dos seis alunos surdos, os intérpretes auxiliam um deficiente auditivo parcial, que cursa a graduação em Engenharia Civil. O intérprete Marcos esclarece a diferença: “Quem tem deficiência auditiva pode se contactar pela língua portuguesa, porque a dificuldade não é total. Os surdos possuem uma cultura própria: a comunicação por Libras”.
Os intérpretes trabalham, diariamente, nos turnos da tarde e da noite. Quatro estudantes surdos estão na graduação em Ciência da Computação. Os outros dois cursam Serviço Social e Engenharia Civil.
Segundo Marcos Gonçalves, a tradução do conteúdo ao sistema de Libras pode ser realizada de três maneiras: simultaneamente, em tópicos ou após a explicação dos professores. “Sempre que podemos, nós tentamos fazer ao mesmo tempo em que o assunto é passado aos demais alunos”, declara.
Marcos relata que começou a se comunicar com os surdos durante a infância, por causa de uma colega de bairro. “Ela era surda. Foi o meu primeiro contato. Depois, fiz um curso de intérprete no Centro de Apoio ao Surdo e uma capacitação técnica pelo Ministério da Educação”. Atualmente, ele trabalha na Universidade Católica e nas escolas Clotilde de Oliveira e Cônego Rochael de Medeiros.
Filipe Trigueiro é um dos estudantes beneficiados com o trabalho dos intérpretes. Ele cursa o 3o período de Engenharia Civil e passa por uma fase interessante. “Filipe tem uma habilidade maior com o português do que os outros alunos. Por isso, até o semestre passado, ele não queria aprender o sistema de Libras, nem ter intérprete. Agora, ele está passando por uma transição muito comum entre os surdos: deixar a língua portuguesa de lado, para se acostumar ao uso constante das Libras”, explica Marcos, que começou a auxiliar o jovem no início deste ano.
A Universidade Católica de Pernambuco está em processo de contratação de mais um intérprete. A iniciativa visa a melhorar o acompanhamento individual aos alunos surdos.

Católica vai sediar 20º Encontro Regional dos Estudantes de Direito

Por André Amorim
Entre os dias 30 de abril e 3 de maio, a Universidade Católica irá sediar o 20º Encontro Regional dos Estudantes de Direito (ERED). O evento, articulado pelo D.A., com o tema “A luta pela efetivação dos direitos humanos no Nordeste”, faz parte do calendário oficial de comemoração dos 50 anos do curso de Direito da Unicap.
Além de facilitar a integração entre os futuros bacharéis, outro intuito do encontro, que deve contar com, segundo estimativa da organização, 500 estudantes dos estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, é a troca de conhecimento sobre a realidade jurídica de cada estado. Para Carla Varea Guareschi, presidente do D.A. de Direito, a realização desse encontro na Universidade é motivo de comemoração. “Esse é um encontro construído pelos estudantes e para os estudantes”, ela enfatiza.
Outras informações no site do D.A. de Direito: www.dafesc-unicap.com
Fé e Alegria seleciona alunos para pré-vestibular

Por Tiago Cisneiros
Nesta segunda-feira (9), a Fundação Fé e Alegria, parceira da Universidade Católica de Pernambuco, realizou o processo de seleção para o seu curso pré-vestibular. Dos 725 estudantes inscritos - todos da rede pública de ensino -, 250 serão escolhidos. Desse montante, 80 vagas são reservadas a alunos do Liceu de Artes e Ofícios.
O processo de seleção consistiu em dez questões de português e dez de matemática. O resultado será divulgado nesta sexta-feira (13), no quadro de avisos em frente ao espaço do Fé e Alegria (sala 001, no térreo do bloco B da Católica). Durante a próxima semana, os estudantes aprovados deverão apresentar a documentação exigida para a matrícula.
O início do curso pré-vestibular está previsto para a primeira semana de março. As aulas, ministradas por alunos das licenciaturas da Católica, prosseguem até novembro, período dos principais vestibulares de Pernambuco.
O curso pré-vestibular oferece aulas de todas as disciplinas exigidas nos vestibulares: Português, Matemática, Geografia, História, Química, Física, Biologia e Línguas Estrangeiras. No ano passado, dos 190 alunos inscritos no cursinho, 52 foram aprovados no exame da Universidade de Pernambuco (UPE). Outros oito estudantes ficaram na lista dos remanejáveis.
A Fundação Fé e Alegria disponibiliza, ainda, aulas de reforço escolar e oficinas culturais, para alunos e ex-alunos da rede pública de ensino.

Professores, funcionários e alunos da Católica criam bloco de carnaval

Por Tiago Cisneiros

IMAGEM NO ASSECOM.WEB

Na próxima sexta-feira (13), acontecerá a primeira saída do bloco “Não empomba: deixa a pomba sair”, fundado por professores, funcionários e estudantes da Católica. A concentração está prevista para as 19h, na Universidade. Em seguida, às 20h, será a vez do arrastão dos foliões, que ainda não tem percurso definido.
A camisa do bloco já está à venda, por R$ 10,00. Os interessados devem procurar Neide ou Dora Santana (funcionárias da Biblioteca Central), Fátima Dantas (funcionária da Diretoria de Gestão Escolar) ou Luiz Justino Silva, coordenador da Fundação Fé e Alegria, na sala 003 (Pró-reitoria Comunitária), localizada no térreo do bloco B.
Segundo Luiz Justino, um dos organizadores do bloco, a ideia é antiga. “Já havia alguns anos que nós queríamos fazer isso. No final, alguma coisa não dava certo. Este ano, conseguimos colocar o bloco na rua”, explica. Ele garante que o bloco “Não empomba: deixa a pomba sair” será, autenticamente, pernambucano. “Vamos tocar muito frevo!”, promete.
A coordenadora do curso de Relações Públicas, Verônica Brayner, a professora de Letras Haidée Camelo, o presidente do Diretório Central dos Estudantes, Lenine Miranda, também estão envolvidos com a realização da prévia.
O nome do bloco é uma brincadeira dos realizadores. A intenção é promover a paz. “Não empomba: deixa a pomba sair”, de acordo com a professora Verônica Brayner, pode ser traduzido como “Não brigue: deixa a paz sair”.
Confira abaixo o hino do bloco, um frevo intitulado “Deixa a pomba sair”, composto pela professora Verônica Brayner. A letra faz alusão aos estudantes e aos pavões da Universidade Católica de Pernambuco, ao dicionário Aurélio e à obra de Luiz Gonzaga. Nos versos “A pomba vai na frente / Atrás vão os pombinhos”, a ideia é mostrar a importância dos exemplos de paz na sociedade.
“Vou bater as asas,

Vou desempombar,

Vou ser bom aluno,

O frevo é quem vai me ensinar.


Não empomba, não empomba, não empomba

Deixa a pomba sair

Não empomba, não empomba, não empomba

Deixa a pomba sair


Oh, Asa Branca

Do Nordeste, num avoe jamais

Disse o Aurélio

Que tu és a pomba Trocaz


Não empomba, não empomba, não empomba

Deixa a pomba sair

Não empomba, não empomba, não empomba

Deixa a pomba sair


Onde vai a pavoa,

Vão os pavãozinhos

A pomba vai na frente

Atrás vão os pombinhos


Não empomba, não empomba, não empomba

Deixa a pomba sair

Não empomba, não empomba, não empomba

Deixa a pomba sair”.




Reitor participa de encontro em Brasília

Por André Amorim
O Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens, embarca nesta quarta-feira (11) para Brasília, onde, na manhã da quinta-feira (12), juntamente com os representantes das demais instituições filiadas, vai participar da 6º Reunião do Conselho Superior da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC).
A abertura da reunião será conduzida por Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, presidente do Conselho Superior. Na pauta de discussão estão temas como a apresentação de dados administrativos, a criação de uma comissão para estudar a atualização do estatuto da associação e o plano das ações políticas da ANEC para 2009.


Programa Universidade não tem idade está com inscrições abertas

Por Lílith Perboire
A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas, a partir desta terça-feira (10) para o programa Universidade não tem idade. Serão oferecidos 28 cursos para aquelas pessoas que desejam retomar os estudos buscando atualizar-se, aprofundar novos conhecimentos e/ou obter capacitação em áreas específicas. As aulas serão ministradas entre março e junho. As inscrições podem ser feitas pelo www.unicap.br ou na Pró-Reitoria Comunitária, localizada na sala 003 no térreo do bloco B. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 14h às 17h.O valor dos cursos varia de R$ 50 a R$ 175. Mais informações pelo fone 2119.4146. Confira abaixo a relação dos cursos:
Direitos Humanos: um panorama internacional
Vagas: 30

Carga horária total: 15 h/a

Valor da parcela única: R$ 65,00

Professor: Jayme Benvenuto Lima Júnior

Início do curso: 05/03/2009

Horário: 14h às 17h

Sala: 102 - bloco G
Do gênero violência à violência do gênero: um estudo sobre a violência contra a mulher
Vagas: 30

Carga horária total: 15 h/a

Valor da parcela única: R$ 65,00

Professoras: Vanessa Pedroso e Marília Montenegro Pessoa de Melo

Início do curso: 04/03/2009

Horário: 14h às 17h

Sala: 102 - bloco G
Da curiosidade à pesquisa: dicas metodológicas
Vagas: 30

Carga horária total: 15 h/a

Valor da parcela única: R$ 65,00

Professora: Karina Nogueira Vasconcelos

Início do curso: 07/04/2009

Horário: 14h às 17h

Sala: 102 - bloco G
Honra teu pai e tua mãe”: Direitos Fundamentais do Idoso
Vagas: 30

Carga horária total: 15 h/a

Valor da parcela única: R$ 65,00

Professor: José Maria Silva

Início do curso: 06/04/2009

Horário: 16h às 19h

Sala: 102 - bloco G
Direitos a alimentos – Garantias Constitucionais
Vagas: 30

Carga horária total: 15 h/a

Valor da parcela única: R$ 65,00

Professor: José Maria Silva

Início do curso: 18/05/2009

Horário: 16h às 19h

Sala: 102 - bloco G
Sexualidade no amadurecer
Vagas: 40

Carga horária total: 15 h/a

Valor da parcela única: R$ 50,00

Professora: Maria do Amparo Rocha Caridade

Início do curso: 03/03/2009

Horário: 14h às 18h

Sala: 824 - bloco B
Orientações de postura: você anda, senta e dorme direito?
Vagas: 30

Carga horária total: 30 h/a

Valor da parcela única: R$ 135,00

Professora: Francisca Maria Alves da Mota

Início do curso: 04/04/2009

Horário: 9h às 12h

Sala: 401 - bloco G4
Espiritualidade e saúde: a contribuição da fé para o bem-estar físico e psíquico
Vagas: 30

Carga horária total: 15 h/a

Valor da parcela única: R$ 70,00

Professor: Moab Duarte Acioli

Início do curso: 07/05/2009

Horário: 17h às 20h

Sala: 824 - bloco B
Ativando a memória: você se lembra?
Vagas: 30

Carga horária total: 15 h/a

Valor da parcela única: R$ 65,00

Professoras: Mauricéa Tabosa e Márcia Crócia

Início do curso: 09/05/2009

Horário: 8h30 às 12h

Sala: 710 - bloco B
Drogas: quando o beco encontra a saída
Vagas: 30

Carga horária total: 30 h/a

Valor da parcela única: R$ 130,00

Professora: Irinéa Nunes Almeida Gonçalves Catarino

Início do curso: 05/05/2009

Horário: 17h às 18h30

Sala: 824 - bloco B
Quem não se comunica se complica
Vagas: 25

Carga horária total: 15 h/a

Valor da parcela única: R$ 85,00

Professora: Maria Luiza Lopes Timóteo de Lima

Início do curso: abril e maio (segundas e quintas-feiras)

Horário: 17h às 18h30

Sala: 711 - bloco B
No stress: técnicas de massagens terapêuticas
Vagas: 30

Carga horária total: 30 h/a

Valor da parcela única: R$ 105,00

Professor: Marcos André dos Santos

Início do curso: março a maio (sábados e terças-feiras)

Horário: 9h às 12h (sábados) 16h às 19h (terças)

Sala: 501 - bloco G4
Xadrez para iniciantes
Vagas: 25

Carga horária total: 15 h/a

Valor da parcela única: R$ 95,00

Professor: Vicente Francisco de Souza Neto

Início do curso: 06/05/2009

Horário: 16h40 às 18h20

Sala: 003 - bloco D
Introdução à Microinformática
Vagas: 20

Carga horária total: 15 h/a

Valor da parcela única: R$ 125,00

Professora: Gilka Barbosa

Início do curso: 02/04/2009

Horário: 16h40 às 18h20

Sala: 103 - bloco G
Construindo um banco de dados pessoal com ACCESS
Vagas: 30

Carga horária total: 30 h/a

Valor da parcela única: R$ 165,00

Professor: Eduardo Carneiro Campelo Júnior

Início do curso: março a maio (segundas e quartas-feiras)

Horário: 14h às 17h


Produza o seu próprio combustível: o biodiesel a partir do óleo de fritura
Número de vagas: 30

Carga horária total: 15 h/a

Valor da parcela única: R$ 90,00

Professores: Valdemar Alexandre e Maria Helena Gazineu

Início do curso: 25/05/2009

Horário: 14h50 às 18h20

Sala: 702 - bloco D
Cinema e espiritualidade: a imagem nossa de cada dia
Número de vagas: 30

Carga horária total: 30 h/a

Valor da parcela única: R$ 130,00

Professor: Padre Hugo Ara

Início do curso: 02/04/2009

Horário: 15h às 18h

Sala: 510 - bloco A
(Re) visitando o centro: veja o Recife com outros olhos
Número de vagas: 40

Carga horária total: 30 h/a

Valor da parcela única: R$ 100,00

Professora: Roberta Cajaseiras

Início do curso: 02/04/2009

Horário: 14h às 18h

Sala: Auditório da Unicap Júnior
Viajando na melhor idade
Número de vagas: 40

Carga horária total: 15 h/a

Valor da parcela única: R$ 60,00

Professora: Roberta Cajaseiras

Início do curso: 07/05/2009

Horário: 9h às 12h

Sala: Auditório da Unicap Júnior
Relações humanas: a alma do negócio
Número de vagas: 30

Carga horária total: 30 h/a

Valor da parcela única: R$ 100,00

Professora: Marinalva da Silva

Início do curso: 09/05/2009

Horário: 8h às 12h

Sala: Auditório da Unicap Júnior
Como aplicar bem seu dinheiro
Número de vagas: 30

Carga horária total: 15 h/a

Valor da parcela única: R$ 75,00

Professor: Egenilton Rodolfo de Farias

Início do curso: 09/05/2009

Horário: 8h às 12h

Sala: Auditório da Unicap Júnior
Do Jesus de Nazaré ao Cristo da Fé
Número de vagas: 40

Carga horária total: 20 h/a

Valor da parcela única: R$ 100,00

Professor: João Luiz Correia Neto

Início do curso: março a junho (quartas-feiras)

Horário: 18h30 às 20h10

Sala: Espaço Loyola - bloco B
Sacramentos – sinais de vida e de esperança
Número de vagas: 40

Carga horária total: 20 h/a

Valor da parcela única: R$ 100,00

Professor: Luiz Alencar Libório

Início do curso: março a junho (quintas-feiras)

Horário: 16h às 17h40

Sala: Espaço Loyola – bloco B
A igreja – da construção de pedra à comunidade viva
Número de vagas: 40

Carga horária total: 20 h/a

Valor da parcela única: R$ 100,00

Professor: José Artur Tavares de Brito

Início do curso: março a junho (quintas-feiras)

Horário: 14h às 15h40

Sala: Espaço Loyola - bloco B
Nascimento do cristianismo – introdução ao Novo Testamento
Número de vagas: 40

Carga horária total: 20 h/a

Valor da parcela única: R$ 100,00

Professor: Cláudio Vianney Malzoni

Início do curso: março a junho (quartas-feiras)

Horário: 20h20 às 22h

Sala: Espaço Loyola - bloco B
No princípio era o mito – a dimensão simbólica da vida
Número de vagas: 30

Carga horária total: 15 h/a

Valor da parcela única: R$ 80,00

Professora: Martha Solange Perrusi

Início do curso: abril a maio (terças-feiras)

Horário: 16h30 às 18h30

Sala: 210 - bloco B
Ética e Bioética – desafios atuais
Número de vagas: 30

Carga horária total: 15 h/a

Valor da parcela única: R$ 80,00

Professores: Karl Heinz Efken e Hermano Rodrigues do Nascimento

Início do curso: abril a maio (quartas-feiras)

Horário: 16h30 às 18h30

Sala: 210 - bloco B
Compreenda melhor a sua família
Número de vagas: 30

Carga horária total: 30 h/a

Valor da parcela única: R$ 175,00

Professor: Luiz Alencar Libório

Início do curso: 02/03/2009

Horário: 17h às 18h30

Sala: 208 - bloco B

Católica promove conferência sobre Dom Helder e Dom Távora

Por Tiago Cisneiros
A Universidade Católica de Pernambuco promoverá, nesta quarta-feira (11), a conferência “O Dom e o Outro: Histórias sobre Dom Hélder e Dom Távora”. O tema remete à amizade entre os dois religiosos nordestinos. A palestra será ministrada pelo Padre Isaías Nascimento e pelo professor Biu Vicente, no auditório do CTCH (Centro de Teologia e Ciências Humanas), a partir das 19h. O evento é aberto ao público.
Na ocasião, acontecerá o lançamento do novo número da Revista de Teologia e Ciências da Religião, organizada pelo Mestrado em Ciências da Religião da Católica. A edição, intitulada “O Século de Dom Hélder”, é temática e aborda a vida e a obra do ex-arcebispo de Olinda e Recife, com artigos de professores de todo o Brasil e editorial do Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens.

Teólogo francês realiza conferência na Católica

Por Tiago Cisneiros
COM FOTO: \\Assecom3\ra\Fotos_Assecom\fotos_Assecom_2009\Fevererio_2009\Claude Geffré, teólogo francês Foto: geffre2
A Universidade Católica de Pernambuco promoverá, nesta quinta-feira (12), a conferência “A revelação diante do pluralismo religioso”, ministrada pelo teólogo francês Claude Geffré. A palestra acontecerá às 19h, no auditório do CTCH (Centro de Teologia e Ciências Humanas), localizado no primeiro andar do bloco B.
Claude Geffré é um dos maiores teólogos da atualidade. Dominicano francês, ele defende uma reinterpretação do cristianismo e o seu engajamento no diálogo inter-religioso. Geffré é membro do comitê científico da revista internacional Concilium, diretor da coletânea Cogitatio Fidei e professor do Institut Catholique de Paris. Já dirigiu, também, a École Biblique de Jerusalém. Em português, está disponível o seu livro “Crer e Interpretar”, publicado pela Editora Vozes.
Mais informações sobre a conferência “A revelação diante do pluralismo religioso” podem ser obtidas pelo fone (81) 2119 4171.

Católica recebe 3o Encontro de Cordelistas e Poetas

Por Tiago Cisneiros
COM FOTO: \\Assecom3\ra\Fotos_Assecom\fotos_Assecom_2009\Fevererio_2009\Acorda Brasil

Foto: 08_4_Acorda


A Universidade Católica de Pernambuco sediará, nesta quinta-feira (12), o 3o Encontro de Cordelistas e Poetas, promovido pelo grupo Acorda Brasil. O evento será realizado no auditório G2, a partir das 13h30. O público-alvo do encontro são estudantes de escolas públicas municipais e estaduais. No entanto, o estudante Renato Cardoso, um dos realizadores do evento, ressalva: “Esse é o público-alvo, mas ele está aberto a qualquer pessoa que aprecie a poesia e a cultura nordestinas”.
Na ocasião, artistas populares do Recife e do interior vão recitar poemas de sua autoria. Em frente ao auditório G2, serão comercializados livros e cordéis dos escritores participantes. De acordo com a organização do evento, qualquer pessoa pode se inscrever para recitar seus próprios poemas ou cordéis durante o encontro. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo e-mail acordabrasil@noticiadodia.com, até o dia 2 de março.
É necessário informar nome, telefone de contato e os temas dos textos a serem declamados (máximo de três poemas ou dois cordéis por pessoa). Atenção: os interessados em, apenas, assistir às apresentações não precisam se inscrever. Jair Inácio dos Santos, estudante do quinto período de Direito da Católica e membro do AcordaBrasil, revela a pretensão dos realizadores: “No primeiro encontro, foram cerca de 180 pessoas inscritas. No ano passado, conseguimos cerca de 300 inscritos. Este ano, a ideia é lotar o auditório G2”.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail acordabrasil@noticiadodia.com ou pelo fone (81) 8806 3341.
Católica promove MBA em Gestão de Negócios

Por Tiago Cisneiros
A Universidade Católica de Pernambuco promoverá, entre 17 de março de 2009 e julho de 2010, o curso MBA em Gestão de Negócios. A área é uma das mais procuradas entre as pós-graduações, segundo o Jornal do Commercio, em matéria especial do dia 30 de setembro de 2008.
As inscrições para o curso estão abertas até o dia 16 de fevereiro. Os interessados devem preencher o formulário de inscrição, disponível no site www.unicap.br, e dar entrada no Espaço Executivo da Unicap. São exigidos os seguintes documentos:


  • Original e cópia do diploma

  • Original e cópia do histórico escolar

  • Originais e cópias do documento de identidade e do CPF

  • Curriculum vitae

  • Uma foto ¾ recente

O processo de seleção para as 40 vagas oferecidas baseia-se na análise do diploma e do histórico escolar. Se necessária, será realizada uma entrevista individual com o candidato. O resultado será divulgado até o dia 18 de fevereiro.


Os alunos selecionados deverão efetuar a matrícula entre 2 e 6 de março, no Espaço Executivo da Unicap, onde o curso será ministrado. As aulas acontecerão de terça-feira à sexta-feira, das 18h30 às 22h15, em semanas alternadas e não consecutivas. A carga horária total é de 360 horas/aula, distribuídas em 14 disciplinas (15 ou 30 horas cada). Ao término do MBA em Gestão de Negócios, os alunos deverão apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O investimento é de 18 parcelas de R$ 460,00.
O curso será coordenado pelo professor Adilson Celestino de Lima, docente da graduação em Administração da Católica e dos MBAs de Gestão em Negócios e de Finanças e Controladoria. “O enfoque é proporcionar uma visão geral de negócios, preparar pessoas para o empreendedorismo. O curso congrega profissionais de várias áreas, com o objetivo de formar um empreendedor, gerar uma visão empresarial do negócio e aprimorar a administração de empresas”, explica.
Sobre a quantidade de interessados, Adilson declara: “A procura está muito boa, assim como nos demais MBAs oferecidos pela Unicap. É interessante observar que se trata de uma turma muito eclética. Nela, encontramos de advogados e veterinários a engenheiros e administradores”.
Serviço
Espaço Executivo da Unicap – Rua Almeida Cunha, 245 – 3o. Andar – Sala 303 – Boa Vista – Recife/PE

Horário de atendimento: das 9 às 13h e das 14h às 17h.


Mais informações:

Telefones: (81) 2119 4344 e (81) 2119 4243.

E-mail: espacoexecutivo@unicap.br

Site: www.unicap.br



Católica oferece MBA em Planejamento e Gestão de Eventos

Por Tiago Cisneiros
A Universidade Católica de Pernambuco realizará, entre 16 de março de 2009 e julho de 2010, o MBA em Planejamento e Gestão de Eventos. A pós-graduação tem sido bastante procurada por profissionais de turismo, relações públicas e administração.
Os interessados no curso podem se inscrever até o dia 16 de fevereiro. O formulário de inscrição está disponível no site www.unicap.br, e deve ser entregue no Espaço Executivo da Unicap, junto aos seguintes documentos:


  • Original e cópia do diploma

  • Original e cópia do histórico escolar

  • Originais e cópias do documento de identidade e do CPF

  • Curriculum vitae

  • Uma fotografia ¾ recente

Estão sendo oferecidas 40 vagas para o MBA em Planejamento e Gestão de Eventos. O processo de seleção levará em conta o diploma e o histórico escolar. Se necessária, será realizada uma entrevista individual com o candidato. O resultado será divulgado até o dia 18 de fevereiro.


A matrícula para os candidatos aprovados acontecerá entre os dias 2 e 6 de março, no Espaço Executivo da Unicap, onde o curso será oferecido. As aulas serão ministradas de segunda-feira à quinta-feira, das 18h30 às 22h15, em semanas alternadas e não consecutivas. A carga horária total é de 360 horas/aula, distribuídas em 17 disciplinas. Ao término do MBA, os alunos deverão apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O investimento é de 18 parcelas de R$ 420,00.
O MBA em Planejamento e Gestão de Eventos é coordenado pela professora Verônica Brayner, docente dos cursos de Comunicação Social e das pós-graduações em Jornalismo Cultural e Estudos Cinematográficos, além de coordenadora do curso de Relações Públicas. “Esse curso se diferencia da especialização, porque se dirige a pessoas que estão no mercado e voltam à universidade, a fim de aprimorar as suas habilidades profissionais. O MBA pretende aprimorar as técnicas de planejamento e administração de eventos, nos mais diversos segmentos”, esclarece.
Sobre o mercado de trabalho, Verônica é otimista: “Este segmento de mercado está, absolutamente, aquecido. O Recife, por exemplo, tem uma tradição muito grande de eventos culturais, religiosos e científicos”. E justifica: “Nós, da academia, sentimos a necessidade de um aprimoramento desses profissionais, quanto ao planejamento e à administração de eventos, à criação de mercados e oportunidades de empreendedorismo e à observância de tendências. Esse é o propósito do curso”.
Serviço
Espaço Executivo da Unicap – Rua Almeida Cunha, 245 – 3o. Andar – Sala 303 – Boa Vista – Recife/PE

Horário de atendimento: das 9 às 13h e das 14h às 17h.


Mais informações:

Telefones: (81) 2119 4344 e (81) 2119 4243.

E-mail: espacoexecutivo@unicap.br

Site: www.unicap.br



Católica oferece MBA em Finanças e Controladoria

Por Tiago Cisneiros
A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas, até o dia 16 de fevereiro, para a segunda turma do MBA de Finanças e Controladoria. O curso pretende atingir, principalmente, profissionais das áreas contábil, financeira, controladoria e auditoria.
As aulas ocorrerão entre 17 de março de 2009 e julho de 2010, no Espaço Executivo da Universidade. O curso será ministrado de terça-feira à sexta-feira, das 18h30 às 22h15, em semanas alternadas e não consecutivas. A carga horária total do MBA é de 360 horas/aula, distribuídas em 13 disciplinas de 15 ou 30 horas cada.
Adilson Celestino de Lima é coordenador e professor dos MBAs de Finanças e Controladoria e de Gestão de Negócios, docente da graduação de Administração e consultor financeiro para empresas. Segundo ele, o objetivo principal do curso de Finanças e Controladoria é “formar gestores administrativos financeiros e dar uma visão ampla da controladoria e das finanças das empresas”.
As pessoas interessadas devem preencher o formulário de inscrição (disponível pelo site www.unicap.br) e anexar os seguintes documentos:

  • Original e cópia do diploma

  • Original e cópia do histórico escolar

  • Originais e cópias do documento de identidade e do CPF

  • Curriculum vitae

  • Uma foto ¾ recente.

O processo de seleção consiste na análise do diploma e do histórico escolar do candidato e, se necessário, da realização de uma entrevista individual. O resultado será divulgado até o dia 18 de fevereiro de 2009.


O MBA em Finanças e Controladoria disponibiliza 40 vagas para os interessados. O período de matrículas dos aprovados acontecerá entre 2 e 6 de março de 2009. O valor total do investimento é de 18 parcelas de R$ 460,00. Ao final do curso, os estudantes deverão apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
“Já na primeira turma do MBA, tivemos que selecionar os estudantes. Existiam mais interessados do que o número de vagas. A expectativa é que isso se repita, porque a procura está superando a do ano passado”, declara Adilson.
Serviço

Informações e local de realização: Espaço Executivo da Unicap

Rua Almeida Cunha, 245 – 3o. andar – Sala 303 – Boa Vista – Recife/PE

Fones: (81) 2119 4344 e (81) 2119 4243

E-mail: espacoexecutivo@unicap.br

Horário de atendimento: das 09h às 13h e das 14h às 17h.




Católica promove curso de especialização em Patrimônio Histórico

Por Tiago Cisneiros
A Universidade Católica de Pernambuco promoverá, entre 20 de março de 2009 e abril de 2010, o curso de especialização “Patrimônio Histórico: Preservação e Educação”. A iniciativa é do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicap e pretende capacitar profissionais para o trabalho de manutenção e valorização do patrimônio histórico e cultural.
As aulas do curso serão ministradas nas sextas-feiras, das 18h às 22h, e nos sábados, das 8h às 13h. A carga horária total é de 390 horas, ou seja, 15horas/aula mensais. A especialização será dividida em três módulos: “O patrimônio construído a ser preservado”; “A preservação e a educação patrimonial”; e “Pesquisa”. Este último será realizado de forma intercalada entre as disciplinas dos demais módulos, com o objetivo de orientar a produção de monografia ou projeto na área de preservação, como trabalho conclusivo do curso.
A especialização “Patrimônio Histórico: Preservação e Educação” será ministrada por professores da Católica e especialistas convidados. Entre os nomes confirmados, estão os historiadores José Luiz Mota Menezes (na disciplina “Arquitetura. Patrimônio Edificado”, do Módulo I) e Virgínia Pernambucano de Mello (na disciplina “Elementos de Tombamento”, do módulo II), a Dra. Franciza Lima Toledo (na disciplina “Conservação de Bens Patrimoniais, do módulo II) e a preservadora histórica Dra. Amélia Maria de Oliveira Reynaldo Alves (na disciplina “Patrimônio: conceitos e perspectivas”, do módulo I).
Segundo a Dra. Maria de Lourdes Nóbrega, professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Católica e da especialização “Patrimônio Histórico: Preservação e Educação”, as aulas não acontecerão, apenas, no ambiente da Universidade. “Nós vamos promover visitas a sítios históricos e arqueológicos. A idéia inicial é o estudo de Olinda. Quanto à parte arqueológica, ainda estamos planejando, junto ao arqueólogo André Soares e à coordenadora de Arqueologia da Unicap, Maria do Carmo Dias”, esclarece.
Estão abertas 35 vagas para a especialização “Patrimônio Histórico: Preservação e Educação”. As inscrições podem ser feitas até o dia 03 de março de 2009, na Secretaria dos Cursos de Especialização da Católica, localizada na sala 19 do bloco J (Rua Nunes Machado, 42), entre 14h e 21h. O valor do curso é de 16 parcelas de R$ 280,00 (280 reais) cada.
A matrícula do curso acontecerá entre 09 e 13 de março de 2009. Os documentos exigidos são:

  • Original e cópia do diploma de graduação ou certificado de conclusão de curso com histórico escolar.

  • Originais e cópias do documento de identidade e CPF.

  • Curriculum Vitae (segundo modelo do CNPq, disposto no site www.cnpq.br)

  • Uma foto ¾ recente

O processo de seleção consiste na análise da documentação apresentada e, se necessário, uma entrevista individual com o candidato.


Serviço
Mais Informações: (81) 2119 4134 ou no site www.unicap.br

Secretaria dos Cursos de Especialização: Rua Nunes Machado, 42, Boa Vista - Sala 19 do bloco J.

Horário da Secretaria dos Cursos de Especialização: das 14h às 21h.
Católica lança primeiro curso de pós-graduação em Administração Esportiva do Norte e Nordeste

A Universidade Católica de Pernambuco lança o primeiro curso de pós-graduação em Administração Esportiva do Norte e Nordeste, respaldado por estudos e pesquisas específicas desenvolvidos por pesquisadores da Universidade Católica de Pernambuco e de outras Instituições de Ensino Superior (IES) locais.

No Brasil, há oferta apenas no Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. As perspectivas de médio e longo prazos da Indústria do Esporte no Nordeste já justificam cursos formadores de gestores especializados.

O mercado esportivo pertence à industria do entretenimento, setor responsável pela maior movimentação de dinheiro e pelo maior número de empregos no mundo. O futebol mundial movimenta mais de 250 bilhões de dólares. No Brasil, de acordo com pesquisa realizada pela FGV (Maio 2002), o número estimado da indústria de esporte está por volta de 25 bilhões de dólares e o crescimento anual deste setor ultrapassa os 10%.

O objetivo do curso é capacitar graduados para a utilização dos conceitos, métodos e técnicas da administração na gestão esportiva – Clubes de Futebol, Associações Esportivas, Universidade e Faculdades, Instituições Públicas e Academias. O curso busca ainda, formar especialistas em Administração Esportiva visando atender a um mercado em crescente desenvolvimento. A Indústria do Entretenimento, em particular a dos Esportes, vista como um negócio rentável irá requerer, cada vez mais, gestores profissionais capazes de obter resultados econômico-financeiros em associações esportivas, de acordo com seus objetivos estatutários.

O Corpo Docente será constituído por professores e pesquisadores (doutores, mestres e especialistas) vinculados à Universidade Católica de Pernambuco e a outras IES locais, os quais, além da formação acadêmica, possuem experiência profissional relativa às suas correspondentes áreas de concentração.

O curso será realizado no bloco J, em salas climatizadas, com data-show, TV e som. As aulas serão aos sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O investimento é de 18 mensalidades de R$ 290,00.

O certificado de pós-graduação em Nível de Especialização "Lato Sensu" de Administração Esportiva será fornecido pela Universidade Católica de Pernambuco aos alunos que atenderem aos critérios de aprovação estabelecida no regulamento do curso.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no www.unicap.br. Mais informações sobre o curso de pós-graduação em Administração Esportiva pelos telefones (81) 2119.4134 e 2119.4244 e pelo e-mail: salesvidal@unicap.br.

Católica promove curso de extensão em Teologia para Leigos

Por Tiago Cisneiros
O curso de Teologia da Universidade Católica de Pernambuco vai oferecer, de março a junho, o curso de extensão em Teologia Pastoral para Leigos e Leigas. As inscrições estarão abertas do dia 10 de fevereiro até o dia 27 de fevereiro, pelo site www.unicap.br ou na Pró-reitoria Comunitária da Católica, localizada na sala 003, no térreo do bloco B (das 8h às 12h e das 14h às 17h).
O curso está distribuído em quatro minicursos, que passam a integrar, no semestre letivo 2009.1, o programa “Universidade não tem idade”, promovido pela Unicap e coordenado pelo Prof. Dr. João Luiz Correia Junior, da Pastoral da Católica. A coordenação do curso é do Padre Antonio Raimundo Sousa Mota.
“A idéia surgiu a partir da necessidade e do desejo de leigos da Arquidiocese de Olinda e Recife de obter uma maior formação pastoral. Então, o Reitor, Padre Pedro Rubens, e o Padre Antonio Mota, junto ao Curso de Teologia e à Pastoral, decidiram criar esse curso”, explica João Luiz.
Os quatro minicursos serão ministrados por professores da graduação em Teologia e do Mestrado em Ciências da Religião da Unicap. Haverá disponibilidade nos turnos da tarde e da noite. Cada minicurso possui duração total de 20 horas e irá custar R$ 100. Confira as opções:
Quinta-feira, entre 14h e 15h40:

A Igreja: da construção da pedra à comunidade viva – Estudo a partir dos Atos dos Apóstolos

Professor: Ms. José Artur Tavares Brito

Duração: de 05 de março a a 04 de junho.


Quinta-feira, entre 16h e 17h40:

Sacramentos: sinais de vida e de esperança – Enfoque bíblico-teológico

Professor: Dr. Pe. Luiz Alencar Libório

Duração: de 05 de março a 04 de junho.


Quarta-feira, entre 18h30 e 20h10:

Do Jesus de Nazaré ao Cristo da fé: O debate atual – Enfoque bíblico-teológico

Professor: Dr. João Luiz Correia Junior

Duração: de 04 de março a 03 de junho.


Quarta-feira, entre 20h20 e 22h10:

Nascimento do Cristianismo – Introdução ao Novo Testamento

Professor: Dr. Cláudio Vianney Malzoni

Duração: de 04 de março a 03 de junho.


Mais informações:

Coordenação da Pastoral: (81) 2119 4238

Pró-reitoria Comunitária: (81) 2119 4140 – Sala 003 do bloco B

Prof. João Luiz, coordenador geral do “Universidade não tem idade”: (81) 2119 4140




Programa de intercâmbio da Católica abre inscrições

Por Tiago Cisneiros

O programa de intercâmbio estudantil 2009.1 da Universidade Católica de Pernambuco vai abrir inscrições aos alunos interessados em estudar no exterior.


Os estudantes interessados deverão entregar os documentos solicitados entre os dias 16 e 27 de fevereiro de 2009, das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30, na Pró-reitoria Comunitária, localizada na sala 003, no térreo do bloco B.
Três reuniões informativas serão realizadas nos dias 11 de fevereiro (quarta-feira), na sala 004 – Espaço Loyola -, localizada no térreo do bloco B. A primeira ocorre entre 10h30 e 12h. A segunda, entre 17h e 18h. O último encontro acontece entre 18h e 19h. Os alunos presentes vão receber mais informações sobre o funcionamento do programa de intercâmbio da Católica.
A participação no programa de intercâmbio da Universidade é limitada a alunos que:

  • Não possuam reprovação no histórico acadêmico

  • Tenham bom desempenho acadêmico

  • Sejam maiores de 18 anos

  • Conheçam o idioma do país anfitrião

  • Estejam cursando entre o terceiro e o antepenúltimo período do seu curso.

A Unicap possui convênio com universidades da Argentina, Colômbia, Chile, Equador, Guatemala, México, Nicarágua, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Os nomes e contatos das instituições de ensino - assim como as parcerias especiais para os departamentos de Química e de Engenharia Química - podem ser encontrados no site www.unicap.br, na seção de Intercâmbio, ou no quadro de avisos defronte à sala 004, localizado no térreo do bloco B.


Serviço:

Programa de Intercâmbio Estudantil da Universidade Católica de Pernambuco

Informações:

Fone: (81) 2119 4298

Site: http://www.unicap.br/extensao/intercambio.htm

E-mail intercambio@unicap.br

Reuniões informativas

Data: 11/02/2009 (quarta-feira)

Local: Sala 004 – Espaço Loyola – térreo do bloco B

Horários:

10h30 às 12h

17h às 18h

18h às 19h
Entrega de documentos

Data: de 16/02/2009 a 27/02/2009

Local: Sala 003 – Pró-reitoria Comunitária – térreo do bloco B

Horários:

9h às 11h30

14h às 16h30



Católica está com inscrições abertas para 18 cursos de especialização
A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas para 18 cursos de especialização que serão oferecidos a partir de março de 2009. Mais informações pelo fone 2119.4134 ou no site www.unicap.br. Confira abaixo a relação dos cursos:
1. Administração Esportiva

2. Catequese


3. Ciência Política: Teoria e Prática Política no Brasil


4. Coordenação pedagógica

5. Patrimônio Histórico: Preservação e Educação


6. Ciências Criminais


7. Direito Processual Civil

8. Direitos Humanos

9. Educação Especial


10. Educação Infantil


11. Ensino de Matemática

12. Gerenciamento de Projetos de Tecnologia

13. Gestão Educacional


14. História e Cultura Afro-brasileira

15. Relações Internacionais na Era da Globalização


16. Serviço Social na Área de Saúde


17. Sexualidade Humana




18. Tecnologia Assistiva



©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal