Rafael Rodrigues Filho



Baixar 13,21 Kb.
Encontro11.09.2017
Tamanho13,21 Kb.



PROJETO DE LEI Nº 563, DE 2008
Dá denominação de Dr. "Rafael Rodrigues Filho" à Escola Estadual Pimentas IV, na cidade de Guarulhos.



A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO DECRETA:
Artigo 1º - Passa a denominar-se Escola Estadual Dr. Rafael Rodrigues Filho a Escola Estadual Pimentas IV, na cidade de Guarulhos.

Artigo 2º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.


JUSTIFICATIVA

A Direção da Escola Estadual Pimentas IV da cidade de Guarulhos encaminha ofício e documentação propondo a alteração do nome da Escola Estadual Pimentas IV para Escola Estadual “Dr. Rafael Rodrigues Filho”.


Rafael Rodrigues Filho nasceu na cidade de Guarulhos, no vilarejo denominado Barrocada, no bairro de Cabuçu, e com um ano e meio de idade veio morar na Vila Galvão, onde residiu até o dia de seu falecimento.

Filho de Rafael Rodrigues e de Verônica Vieira, faleceu no dia 12 de setembro de 2006, no Hospital e Maternidade Stella Maris, aos 62 anos de idade.


De família humilde, recebeu todo o amor e educação necessária para seguir o bom caminho na vida. Aprendeu desde cedo a lidar com as adversidades e se posicionar sempre ao lado dos menos favorecidos, lutando pelos direitos da sociedade. Aos sete anos começou a estudar no Grupo Escolar José Alves de Cerqueira Cesar. Aos onze anos fez o antigo Curso de Admissão e aos dezesseis anos estudou Contabilidade na Av. Paulista, em São Paulo.
Conciliava os estudos com o trabalho que prestava no Empório da família, até que em 14 de julho de 1962 sofreu a perda de seu pai brutalmente assassinado. Com a morte de seu genitor, foi preciso deixar sua mãe e sua irmã tomando conta do empório, para procurar um trabalho que ajudasse no orçamento da família e na mensalidade da faculdade que estava para iniciar.

Cursou então a Faculdade de Direito, na cidade de São José dos Campos, aonde veio a obter o título de Bacharel em Direito.


Em 1964, foi eleito Presidente do Esporte Clube Vasco da Gama da Vila Galvão, começando assim a representar a população de sua região.
Em 1972, deu início a sua vida pública, candidatando-se a Vereador, elegendo-se no mesmo ano.
Em 1976, reelegeu-se Vereador, passando a partir desse momento a ter pretensão de ser Presidente do nosso Legislativo, e, como sempre, viu seu esforço e vontade tornarem-se realidade, elegendo-se Presidente da Câmara Municipal de Guarulhos em duas oportunidades: 1977/1978 e 1981/1982 e, com a saída do então Prefeito Nefi Tales em maio de 1982, assumiu a Prefeitura de Guarulhos.
Ocupou ainda as Secretarias de Obras e de Finanças do Município, e a Presidência da Progresso e Desenvolvimento de Guarulhos S/A – PROGUARU.
Enquanto Prefeito Municipal realizou obras que contribuíram para o desenvolvimento da cidade, como a construção e implantação do Museu Municipal no Lago dos Patos em Vila Galvão, construção da Escola de Educação Infantil “Cecília Meirelles”, no Jardim Cabuçu, que leva o nome de seu pai Rafael Rodrigues, participação na construção do Teatro “Nelson Rodrigues” no Lago dos Patos em Vila Galvão, participação na implantação do Zoológico Municipal no jardim Rosa de França, além da pavimentação asfáltica de inúmeras vias de grande importância da cidade.
Tendo em vista tratar-se de uma personalidade de grande vulto na história de nossa cidade, solicitamos o apoio dos Nobres Pares para a aprovação desta propositura, que objetiva prestar esta singela homenagem a um homem que com coragem e determinação transformou seu caminho e o caminho de inúmeras pessoas que tiveram o privilégio de estar ao seu lado.


Sala das Sessões, em 22/8/2008

a) Conte Lopes - PTB




SPL - Código de Originalidade: 815539 210808 1931




©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal