Quinzena 2 Caras (os) aluna (os), Para realização das seguintes atividades, vocês deverão ler atentamente as unidades III e IV do Módulo. Em seguida, procedam às seguintes tarefas: Questão 1- (5,0 pontos)



Baixar 18,93 Kb.
Encontro30.07.2017
Tamanho18,93 Kb.

QUINZENA 2
Caras (os) aluna (os),
Para realização das seguintes atividades, vocês deverão ler atentamente as unidades III e IV do Módulo. Em seguida, procedam às seguintes tarefas:
Questão 1- (5,0 pontos) – Responda às perguntas abaixo e encaminhe as respostas para seu tutor à distância:
1.1 1. A visão das Américas como um paraíso terrestre está presente no imaginário popular até os dias de hoje. Escute o samba Não existe pecado abaixo do Equador, da Escola de Samba Imperatriz Leolpoldinense, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=tAj4JeOLSKs e reflita sobre esse imaginário. Que relações pode-se estabelecer com a literatura de informação?
NÃO EXISTE PECADO ABAIXO DO EQUADOR

(G.R.E.S. Imperatriz Leopoldinense)

Vai (vai, vai, vai)

Singrando os mares

Fazer o teu Rei feliz

Em busca de novos ares

Navega a Imperatriz

E, dessa viagem bela

Uma aquarela

Vai desfilar

Éden, visão do paraíso

Emoção, sorriso

É o fruto da paixão

O clima tempera a água, os rios

O verde, a fauna

Fascínio de um imenso amor

Beleza divina, fonte que irradia

Abaixo do Equador


O canto do índio ecoou (ê ô, ê ô)

Vem do ar, vem do ar (bis)

E livre a floresta se encantou

Eh! Mirá!


Para proteger a vida

Vêm os seres te abraçar

Sereia, mãe-d'água, saci, boitatá

Guerreiras a cavalgar

Papagaio vira anjo

Para o mundo perceber


E eis a chama

Que vai fazer (bis)

Toda a paz na terra renascer
(E um dia hei de ver...)
1.2 Acesse o site <http://www.brasiliana.usp.br/bbd/handle/1918/00893700#page/260/mode/1up> Escolha poemas de Luís Gama, interprete-os, dando centralidade à questão da etnicidade.

1.3 Compare o estilo e as perspectivas de abordagem eleitos por Luís Gama com os procedimentos utilizados por Castro Alves. Em que se aproximam e se diferenciam? Quais os tratamentos que oferecem à negritude e às personagens negras? Quais os elementos das culturas africanas transparecem em seus textos poéticos?

1.4 Leia os trabalhos de Roberto Acízelo de Souza (2004, p. 10-33) e de Paulo Franchetti (2002, disponível em <http://www.letras.puc-rio.br/catedra/revista/7Sem_18.html>). Em que aspectos as considerações desses estudiosos podem se relacionar?
Questão 2 - (5 pontos) – Escolha três das atividades abaixo propostas. Realize-as e poste seus resultados no Fórum de Atividades:
2.1 O artista italiano Andrea Pozzo pintou, entre 1691 e 1694 o afresco intitulado O triunfo de Santo Inácio de Loyola, para a Igreja de Santo Inácio, em Roma. Considerado um dos mais espetaculares afrescos do barroco romano, trata do êxito do trabalho dos Jesuítas nos quatro continentes e da glorificação do fundador da Companhia de Jesus. Conforme Ivan Teixeira (1999, p. 498), esse afresco e o poema O Uraguay, de Basílio da Gama, são complementares. Observe o quadro, leia e estude o poema épico. Quais relações você pode estabelecer entre ambas as obras?

2.2 Leia o artigo “Cenas do Recôncavo: o declínio senhorial na obra de Anna Ribeiro (1843-1930)”, de Marcelo Souza Oliveira (2007), disponível em: . Note que essa escritora não figura nos trabalhos de crítica e história literária antes mencionados. Tente encontrar obras literárias de sua autoria ou críticas sobre ela em acervos e bibliotecas de sua cidade ou na internet. Socialize suas experiências com o processo de investigação, dificuldades e gratificações nele envolvidas, suas avaliações e descobertas.

2.3 Assista à miniaula de Eduardo Bueno, intitulada A revolta dos Malês, disponível em: <http://seuhistory.com/eduardo-bueno/a-revolta-do-males-eduardo-bueno.html>. Identifique os elementos que, estudados nesta aula, caracterizam o discurso histórico.

2.4 Leia “Negrinho do pastoreio”, de Simões Lopes Neto, disponível em: <<http://livros.universia.com.br/2010/09/20/lendas-do-sul-de-joao-simoes-lopes-neto>. Assista ao curta-metragem de Hique Montanari (2001), disponível em: <http://globotv.globo.com/rbs-rs/curtas-gauchos-especiais-de-sabado/v/reveja-o-curta-o-negrinho-do-pastoreio-que-foi-ao-ar-em-curtas-gauchos/1992696>. Compare a lenda com o curta, destacando as representações do negro e da violência.

2.5 Escute a música, leia a letra de Era uma vez, do compositor Mário Barbará, disponível em . Identifique o fragmento da canção que está citado sem os devidos créditos na quarta aula deste Módulo. Identificou? Direto à Plataforma Moodle, seus colegas e tutores deverão estar curiosos!

Bom trabalho,



Prof. André Luis Mitidieri



©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal