Prova Inglês9



Baixar 0,61 Mb.
Página1/2
Encontro15.07.2018
Tamanho0,61 Mb.
  1   2



COLÉGIO DE APLICAÇÃO DOM HÉLDER CÂMARA

EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES I








DISCIPLINA: PORTUGUÊS

PROFESSOR(A): ------------------

ALUNO(A): __________________________________________________


SÉRIE: 7° ANO



DATA PARA ENTREGA: ____/____/2013


TEXTO I:

Você vai ler um trecho do romance A ilha do tesouro, do autor escocês Robert Louis Stevenson (1850-1894). Escrito em 1883, o livro é destinado ao público infanto-juvenil e conta as aventuras do menino Jim em busca do tesouro de um pirata, o capitão Flint.


O primeiro golpe
Fiquei tão satisfeito de ter escapado de Long John que comecei a desfrutar e olhar com interesse a terra estranha onde me encontrava. (...) Tinha atravessado um trecho pantanoso cheio de salgueiros, juncos e estranhas árvores de pântano. (...)

Agora eu sentia pela primeira vez o júbilo da exploração. A ilha era desabitada; meus companheiros de navio tinham ficado para trás e nada vivia à minha frente a não ser animais e pássaros. Virei-me de um lado para o outro entre as árvores. Aqui e ali havia plantas com flores, desconhecidas para mim. (...)

Então cheguei a um comprido bosque daquelas árvores parecidas com carvalhos — mais tarde ouvi dizer que se chamavam carvalhos americanos, ou sempre-verdes — que cresciam ao longo da areia como sarças ou colmos. (...) O pântano fervilhava ao sol forte e a imagem do Morro da Luneta tremeluzia através da névoa.

De repente começou uma agitação entre os juncos; um pato selvagem voou grasnando, outro foi atrás e logo sobre toda a superfície do pântano uma grande nuvem de pássaros pairava gritando e circulando no ar. Imediatamente julguei que alguns dos meus companheiros de navio estivessem se aproximando pelas bordas do pântano. E não me enganei; logo ouvi os tons graves e muito distantes de uma voz humana que, à medida que continuei ouvindo, foi ficando cada vez mais alta mais próxima.

Isso me causou grande medo, e me arrastei sob a cobertura do carvalho americano mais próximo, agachando-me ali e prestando atenção, quieto como um camundongo.

Outra voz respondeu; e então a primeira voz, que agora reconheci como de Silver, de novo tomou a história, e seguiu durante longo tempo num jorro, apenas de vez em quando interrompida pela outra. Pelo som, deviam estar falando sério, quase ferozmente; mas nenhuma palavra nítida me alcançava.

Finalmente os dois pareciam ter parado, e talvez se sentado; porque não somente deixaram de se aproximar como os próprios pássaros começaram a ficar mais quietos e a se acomodar de novo em seus lugares no pântano.

(STEVENSON, Robert Louis)



Glossário
Junco. Tipo de gramínea que ocorre em lugares úmidos e alagadiços.

Júblio. Alegria extrema; grande contentamento.

Sarça. Planta da família das rosáceas; espinheiro, Silveira.

Colmo. Caule herbáceo e cilíndrico, cuja palha comprida serve para atar feixes, cobrir cabanas etc.

Tremeluzir. Lançar trémulas cintilações; luzir de modo bruxuleante.

Grasnar. Soltara voz (o pato).

Nítida. Que é fácil de entender, compreensível.

1. Você leu o trecho de um romance de aventuras. Em geral, os personagens desse tipo de história são retirados de seu cotidiano e mergulhados num universo desconhecido. Enfrentam inimigos, conspirações e muitos perigos. Jim descreve a calma da ilha que começa a explorar. Que fato perturba esse ambiente tão sossegado?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

. 2. No quarto parágrafo do texto o autor usou dois tipos de classe gramatical para determinar o substantivo BOSQUE. Indique estas classes e discorra o porquê delas serem determinantes.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. No último parágrafo do texto há uma palavra substantivada. Disserte gramaticalmente sobre esta afirmativa.



____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


  1   2


©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal