Propriedades Físicas dos Minerais



Baixar 1,18 Mb.
Página1/8
Encontro30.07.2018
Tamanho1,18 Mb.
  1   2   3   4   5   6   7   8

Propriedades Físicas dos Minerais Mineralogia


Propriedades Físicas dos Minerais

PROPRIEDADES FÍSICAS DOS MINERAIS


 

Propriedades físicas são propriedades inerentes à matéria, portanto, todos os minerais as possuem em maior ou menor magnitude.

A descrição das propriedades físicas dos minerais permite a classificação e identificação dos minerais.

Algumas propriedades básicas, são diagnósticas na identificação do mineral.

As mais importantes são: brilho, traço, dureza, clivagem e hábitos ou agregados cristalinos. Outras são: cor, densidade, fusibilidade, tenacidade, etc.

Além disso, os tipos de ambientes geológicos, em que tipos de rocha, as associações mineralógicas e sob quais condições físico-químicas os diferentes minerais são formados e encontrados permitem uma identificação segura da espécie mineral.

 

BRILHO


 

BRILHO: é a descrição de como a luz é refletida na superfície de um mineral; é a relação entre a intensidade de luz incidente e a intensidade da luz refletida.

Os dois tipos principais de brilho são metálicos e não metálico.

Se a intensidade da luz refletida é aproximadamente igual á intensidade da luz incidente o brilho é metálico, por outro lado, se a intensidade da luz refletida é muito menor que a da luz incidente o brilho é não metálico, neste caso a maior parte da luz incidente é transmitida através do mineral.

O brilho de um mineral é o aspecto de sua superfície, que pode ser a aparência de metal polido, ou de metal fosco ou embaçado por oxidação ou pode ter a aparência de vidro, ou ainda parecer terroso, etc.

Não deve ser confundido o brilho com a cor: um cristal de pirita de cor amarelo metálico tem um brilho metálico, assim como a galena cinzenta brilhante, a turmalina tem um brilho vítreo, mas sua cor pode ser verde, azul, vermelha, e de uma grande variedade de tons.

Os diferentes tipos de brilho são:



Metálico: como um metal polido;



Calcopirita

 

Submetálico: com a aparência de um metal embaçado por intemperismo ou oxidação;





Psilomelana

 

Não metálico: como um vidro,não se parecendo com um metal, o brilho não metálico é dividido em vários sub-tipos:



 

Adamantino: a intensidade da luz transmitida é pouco menor que a intensidade da luz incidente, ocorre em mineral com alto Índice de Refração. Brilho metálico em minerais transparentes






  1   2   3   4   5   6   7   8


©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal