Proposta de Recomendação referente ao impacto que a televisão tem junto dos jovens



Baixar 11,77 Kb.
Encontro09.07.2018
Tamanho11,77 Kb.

EBI do Marão

Projecto de Recomendação referente ao impacto que a televisão tem junto dos jovens.
Todos nós sabemos que a televisão tem um grande impacto junto dos nossos jovens telespectadores. Estes efeitos podem ser positivos ou negativos.

Para chegarmos a uma conclusão; para podermos actuar, temos primeiro que separar o joio do trigo.


Temos programas de conteúdo cultural muito estimados pelos nossos pequenos adultos, são os casos d’ A Alma e a Gente, Um contra todos e alguns documentários sobre natureza e saúde, como os do Discovery Channel. Estes programas são aconselháveis para ajudar na formação dos nossos jovens.
Também é certo que assistimos a publicidade, peças jornalísticas, cenas de novelas, filmes e outros programas de entretenimento que são realmente um impedimento ao nosso crescimento. Estes, para venderem o seu peixe, vestem de bonito os comportamentos mais incorrectos e desajustados que se podem ensinar ao futuro adulto:
Publicidade que ensina que a TV por cabo é mais importante que a família; reportagens que educam para a violência e para o medo; novelas que incentivam à vaidade, à inveja e ao egoísmo; filmes que fazem da violência uma coisa espectacular e programas como o Wrestling que, à parte da violência que mostra, não transmite coisa nenhuma.
…mas, serão estes programas tão maus assim?
Não, nem tudo é mau.
A publicidade também transmite por vezes alguns valores: mostra-nos que é bom viver em família; com higiene; que fumar é errado; que existem associações preocupadas com doentes e com vítimas;…
As reportagens são a forma de saber de que sofre o nosso mundo, desde que não traumatizem; …
As novelas e os filmes, que parecem ser os programas mais assistidos pelo público juvenil, também devem ter algo de bom. Acreditamos que algumas personagens podem influenciar os nossos jovens a querer o convívio, o diálogo, o desporto e o estudo (desde que eles consigam desligar a televisão, é claro).
Quanto ao Wrestling, é um programa que dispensa qualquer comentário. Muitos jovens gostam, mas gostam porquê? Gostam de ver violência, de dizer que vêem e de demonstrar que conseguem fazer igual. Este é com certeza um programa que deve ser abandonado pelos nossos jovens.

Recomendação

1º Propomos uma acção de sensibilização junto dos nossos jovens. Essa sensibilização deverá envolver a escola, a família e os media e deverá transmitir ao jovem o seguinte:


- Procura programas que tenham alguma coisa para ensinar. Temas como ciências, saúde, geografia, aparecem muitas vezes na televisão, podes apenas estar no canal errado;
- Escolhe programas de entretenimento que façam usar a cabeça e não o punho ou os pés;
- Não tentes imitar as personagens, continua a ser como tu mesmo;
- Não queiras tudo o que aparece na publicidade, eles ficam com o dinheiro e tu sem ele;
- Não assistas a programas demasiado tarde, podem já não ser para a tua idade;
- Diz NÃO a programas com violência;
- Tira dúvidas e aconselha-te junto dos teus pais;
- Desliga mais vezes a televisão;
- Passa mais tempo com a família;
- Lê mais (vais ver que te divertes).
EBI Marão



©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal