Projeto de lei nº, de 2002-10-31



Baixar 16,41 Kb.
Encontro01.07.2018
Tamanho16,41 Kb.

PROJETO DE LEI Nº 668, DE 2002
Declara de utilidade pública a Associação Beneficente da Boa Amizade – ABBA, em Campinas.”
A Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo decreta:
Artigo 1º - É declarada de utilidade pública a Associação da Boa Amizade – ABBA, com sede em Campinas.
Artigo 2º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.


JUSTIFICATIVA

Fundada em 1993, a Associação Beneficente da Boa Amizade – ABBA, é uma entidade sem fins lucrativos, que tem por objetivo promover um trabalho social em benefício da população carente do bairro Jardim Eulina.


Situada à Rua Coronel Serafim Miguéis, 115, Jardim Eulina, na cidade de Campinas – CEP: 13063-570 – Telefone (19) 3213-5571 – FAX (19) 3213-6918.
O bairro Jardim Eulina fica a dez quilômetro do centro da cidade. Conta com um Posto de Saúde, duas escolas de ensino fundamental e uma de ensino médio, uma EMEI, uma Cmei e duas Ongs.
A comunidade do bairro é formada basicamente por famílias de nível sócio-econômico e cultural baixo, residindo em favelas e cortiços. Existe grande número de crianças e adolescentes que necessitam de um atendimento sócio-educativo no período em que não estão na escola.
Com o objetivo de diminuir o número de crianças e adolescentes das ruas, onde facilmente podem ser induzidas à marginalidade, a ABBA tem nestes nove anos de vida, desenvolvido um trabalho com os moradores do bairro em epígrafe, através de projetos assistenciais e educacionais, cuja finalidade é a prevenção.

A entidade presta atendimento à crianças, ao adolescentes e suas famílias através de programas sócio-educativos, proporcionando uma melhor qualidade de vida.


O plano de trabalho é desenvolvido através de aplicações de técnicas pedagógicas e sociais dentro das possibilidades da instituição. São realizadas entrevistas, reuniões, visitas domiciliares e contatos comunitários, procurando atingir a criança, o adolescente, sua família e a comunidade como um todo.
Contribuir para a formação das crianças e adolescentes sob sua responsabilidade, preparando-as e ensinando-as para as diversidades da vida, aproveitando cada momento juntos, seja durante a alimentação, nas atividades de reforço escolar ou até nos momentos de práticas esportivas ou jogos, é o enfoque da entidade.
Na ABBA a criança e o adolescente encontra um ambiente acolhedor e agradável, e são estimulados à vivência grupal, ao desenvolvimento da capacidade de amizade e respeito mútuo, através de jogos dirigidos, jogos de competição, gincanas, jogos de botão, jogos esportivos, natação, passeios e visitas turísticas, expressão corporal, mas não é só isto, aprendem, também, a desenvolver um raciocínio lógico através de atividades concretas.
Assim, o programa educativo, visa a educação, recreação e afetividade, dando ênfase ao desenvolvimento mental, tal como atenção, fixação de conhecimento, autodisciplina, e um processo de participação diária nas atividades dentro do núcleo.
Quarenta meninos com idade de sete a dezesseis anos que estudam no período matutino/vespertino são atendidos e mantidos pela entidade. Antes ou após a aula vêem para a ABBA e recebem as devidas refeições, desenvolvem atividades de lazer dirigidas, reforço escolar com a professora da entidade, tomam banho e vão para a escola ou residência. Para este trabalho a instituição tem uma lista de espera de mais de cem crianças.
Encaminhar meninos e meninas que completam quatorze anos para instituições de ensino profissionalizante, tais como : São José, Educandário Eurípedes, Fundação Educar, Projeto Trevo e SENAC, é outro serviço prestado à comunidade local. Com este encaminhamento a ABBA busca preparar melhor os jovens para o mercado de trabalho. Os encaminhamentos são dirigidos para as áreas de eletricidade, datilografia, mecânica, panificação, marcenaria e eletroeletrônica. São encaminhados mais de sessenta adolescentes/ano.
No período vespertino a ABBA ensina datilografia para pessoas de ambos os sexos de quatorze até vinte e dois anos, permitindo que elas se preparem para trabalhar ou que melhorem seus conhecimentos para a vida profissional, resgatando a cidadania e orientando o usuário de seus direitos e deveres. A capacidade é para cem pessoas, mas atualmente cento e quarenta são beneficiadas por este programa.
Tendo sempre em mente que para melhorar a qualidade de vida não é necessário grandes recursos e sim uma cabeça borbulhante de idéias e um coração transbordando de amor, que desde sua fundação até os dias de hoje, a ABBA conta apenas com três funcionários e uma professora cedida pela Prefeitura, ficando os voluntários responsáveis dos segmentos cozinha/compras, contabilidade/administração, pedagogia, arquitetura, esporte, lazer, música e saúde.
Trata-se , portanto, de amplo reconhecimento dos serviços prestados à causa social, razão pela qual apresentamos o presente projeto de lei, o qual certamente merecerá amplo acolhimento por parte dos meus nobres pares.

Sala das Sessões, em ___ / ___ / 02.




CARLOS SAMPAIO

Deputado Estadual

Sistema SPL - Originalidade: 31001 -0411021552004.149




©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal