Projeto de lei nº 121, de 2018



Baixar 8,34 Kb.
Encontro13.07.2018
Tamanho8,34 Kb.

PROJETO DE LEI Nº 121, DE 2018


Inclui no Calendário Turístico do Estado de São Paulo a Festa do Divino Espírito Santo de Braz Cubas, realizada anualmente no Distrito de Braz Cubas, município de Mogi das Cruzes.

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO DECRETA:


Artigo 1º – Fica incluída no Calendário Turístico do Estado de São Paulo a Festa do Divino Espírito Santo de Braz Cubas, realizada anualmente, na primeira quinzena do mês de julho, no Distrito de Braz Cubas, município de Mogi das Cruzes.

Artigo 2º – Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.


JUSTIFICATIVA


A Festa do Divino Espírito Santo de Braz Cubas em Mogi das Cruzes, é realizada desde 2.001 pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida e São Roque.

A Festa do Divino Espírito Santo de Braz Cubas alcança as comunidades São Dimas e Santo Expedito, Nossa Senhora Medianeira e São Judas, Nossa Senhora de Pentecostes e Santo Antônio e São Francisco de Assis.

Tradicional há 15 anos, são 11 dias de festa, com inúmeras manifestações religiosas (católicas), folclóricos, exposições culturais e shows de artistas, com público visitante estimado em 110 mil pessoas (média de 10 mil por noite da Festa). Ressalta-se que no Distrito de Braz Cubas residem mais de 180 mil habitantes. Em 2.018, a Festa do Divino Espírito Santo de Braz Cubas estará em sua 17ª edição, e realizar-se-á no período de 05/07/2018 a 15/07/2018. Cabe salientar que a Festa do Divino de Braz Cubas já faz parte do Calendário Turístico de Mogi das Cruzes, conforme Lei Municipal nº 5.615, de 16/04/2004.

Essa festa é uma manifestação popular, onde se unem a espiritualidade e o folclore, para agradecer ao Espírito Santo os dons e graças recebidas e conta com a colaboração dos moradores e fiéis da comunidade.



Entre os destaques da Festa do Divino Espírito Santo de Braz Cubas estão as Alvoradas, que percorrerão as principais ruas do Distrito a Entrada dos Palmitos, as missas que arrecadam alimentos para doação a entidades assistenciais de Mogi das Cruzes; e a quermesse, que todas as noites contam com atrações como barracas de comes e bebes típicos, bingo, artesanato, brincadeiras e parque de diversões.

A Festa do Divino Espírito Santo de Braz Cubas é, sem dúvida, uma das principais manifestações populares e religiosas de Mogi das Cruzes, Região do Alto Tietê e de todo Estado de São Paulo. Trata-se de uma festa de caráter filantrópico, sem fins lucrativos, sem cobrança de ingressos e realizada em ambiente aberto. Os festeiros deste ano são Débora e Carlos Lapique e os Capitães-de-Mastro serão José Luiz Felipe Santiago e Núbia Renata B. Santiago.

Neste ato, este deputado enaltece o magnífico trabalho do Pe. Francisco Deragil Souza, pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e São Roque, estendendo nossas congratulações a todos os devotos, voluntários, colaboradores e patrocinadores desta tradicionalíssima Festa do Divino Espírito Santo de Braz Cubas.

Por todo exposto, apelo aos nobres colegas para que aprovemos este projeto de lei que se traduz em um reconhecimento por esta Casa de Leis, da relevância e da importância das comemorações da Festa do Divino Espírito Santo em Mogi das Cruzes.



Sala das Sessões, em 7/3/2018.

a) Luiz Carlos Gondim - SD



©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal