ProgramaçÃo cine 0800 5º festival de verão da ufmg



Baixar 13,44 Kb.
Encontro26.05.2017
Tamanho13,44 Kb.

PROGRAMAÇÃO CINE 0800 - 5º FESTIVAL DE VERÃO DA UFMG
Faculdade de Ciências Econômicas UFMG- Sala 1070

Av. Antônio Carlos, 6627


Todos os dias, às 12h30.
Entrada franca.

05/03 – Sábado



LA DOLCE VITA (1960)

Dir. Federico Fellini

Com Marcello Mastroianni, Anita Ekberg e AnoukHYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Anouk_Aim%C3%A9e" HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Anouk_Aim%C3%A9e"Aimée

O filme passa-se em Roma e conta a história de Marcello Rubini, um jornalista especializado em histórias sensacionalistas sobre estrelas de cinema, visões religiosas e a aristocracia decadente, que passa a cobrir a visita da atriz hollywoodiana Sylvia Rank, por quem fica fascinado. Através dos olhos deste personagem, Fellini mostra uma Roma moderna, sofisticada, mas decadente, com os sinais da influência estadunidense. O repórter é um homem sem compromisso, que se relaciona com várias mulheres: a amante ciumenta, a mulher sofisticada em busca de aventura, e a atriz de Hollywood, com a qual passeia por Roma, culminando no ponto alto do filme, a famosa sequência da Fontana di Trevi.


06/03 – Domingo

8 ½ - OITO E MEIO (1963)

Dir. Federico Fellini

Com Marcello Mastroianni, Claudia Cardinale e Anouk Aimée

O filme retrata a crise de criatividade de um cineasta que demonstra um certo esgotamento no seu estilo de vida e resolve se internar em uma estação-de-águas para buscar inspiração. Usa de uma estratégia engenhosa para contornar o bloqueio criativo que -- conta-se -- o próprio Fellini estaria sentindo: contar a própria dificuldade de realizar um filme. E ainda obter o prestígio de fazer um filme metalinguístico, que usa a linguagem do cinema para comentar um filme que seus personagens estão fazendo.


07/03 – Segunda-feira

Amarcord (1973)

Dir. Federico Fellini

Com Pupella Maggio, Armando Brancia, Magali Noël e Ciccio Ingrassia

Através dos olhos do personagem Titta, o diretor Federico Fellini revê a sua vida familiar, a religião, a educação e a política dos anos 30, época do fascismo. Fala dos sonhos de um outro mundo, sonhos alimentados pelos turistas de um hotel de luxo, por um transatlântico que por ali passa, pelo cinema e pelo início do fascismo. Entre os personagens estão o pai e a mãe de Titta; um padre que escuta confissões só para dar asas à sua imaginação anticonvencional; Gradisca, a mulher da tabacaria; Volpina, a ninfomaníaca; o tocador de acordeão cego, entre outras personalidades do povoado.


08/03 – Terça-feira

E La Nave Va (1983)

Dir. Federico Fellini



Com Freddie Jones, Barbara Jefford, Victor Poletti e Pina Bausch

Boa parte do filme foi feito como um falso documentário, embora o conceito seja relevado em vários pontos. Na abertura, é mostrada uma cena em julho de 1914, imediatamente antes do lançamento ao mar do navio Gloria N.. Toda a seqüência de abertura é feita em tons de sépia, como se houvesse sido filmado realmente naquela época, e sem nenhum outro som além do ruído do projetor. Gradualmente, a sépia se dá lugar ao filme colorido e podemos ouvir o diálogo dos personagens. Certa manhã, os passageiros descobrem que há um grupo de refugiados sérvios no convés do navio. O capitão os havia recolhido na noite anterior. Um dos passageiros é o arquiduque de Herzog (parte do Império Austro-Húngaro) e seus assistentes consideram os refugiados como uma ameaça à segurança. Eventualmente, um navio de guerra austro-húngaro aparece e exige que os refugiados sejam entregues, presumivelmente para serem feitos prisioneiros ou escravizados. Na parte final, o filme assume um tom decididamente surrealista.



©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal