Professor: christian exercícios Revisão pt – 2º T



Baixar 411,09 Kb.
Página1/2
Encontro12.07.2018
Tamanho411,09 Kb.
  1   2



Série: 9ª Turma:

Disciplina: GEOGRAFIA

Professor: CHRISTIAN

Exercícios Revisão PT – 2º T
1. Em 1922 foi implantada a URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). Qual das alternativas abaixo apresenta características da URSS.
A - Total liberdade política, investimentos em arte e cultura, política econômica voltada para as camadas mais pobres da população.

B - Sistema econômico capitalista, política militarista, aliança política e militar com os Estados Unidos e Grã-Bretanha.

C - Adesão à economia de mercado, fortes laços comerciais com países do oeste europeu, repressão aos opositores políticos.

D - Falta de democracia, governo controlado pelo Partido Comunista, fortes investimentos nos setores industrial e bélico.


2. Com as medidas da Perestroika e da Glasnost, a URSS pretendia, a um só tempo:
a) reestruturar as forças armadas e prosseguir na ocupação de outras regiões da Europa Ocidental.

b) reformar o sistema de mísseis balísticos que tinham por alvo os países-membros da OTAN.

c) resolver a crise econômica e demonstrar transparência política para a população soviética.

d) integrar Cuba no Pacto de Varsóvia

e) Anexar a China aos seus domínios.
3. Cite os motivos que levaram a extinção da União Soviética em 1991.

4. Cite o nome de três países europeus e 3 países asiáticos que fazem parte da CEI.

5. Analise as afirmativas sobre as características da CEI e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) I – A CEI é um bloco formado em consequência da desagregação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), visto que os novos países tinham vários laços econômicos e militares uns com os outros.

( ) II – Os Países Bálticos (Estônia, Letônia e Lituânia), apesar de terem sido anexados à União Soviética em 1940, nunca fizeram parte da Comunidade dos Estados Independentes (CEI) após obterem a independência.

( ) III – Com a fragmentação da União Soviética, vários problemas persistiram nos novos países, além do surgimento de outros. Os principais são os conflitos étnicos e os movimentos separatistas.
7. Os países que formaram inicialmente a CEI (Comunidade dos Estados Independentes) foram:
A) as antigas repúblicas formadoras da ex-URSS.

B) os países da antiga Cortina de Ferro.

C) os antigos países comunistas do leste europeu, exceto a Rússia.

D) as antigas Repúblicas formadoras da ex-URSS, exceto as Repúblicas Bálticas.


8. Os recentes protestos de uma parte da população na Ucrânia contra o governo, a partir de novembro de 2013, têm gerado tensões internacionais e atraído os interesses da União Europeia, da Rússia e dos Estados Unidos. A atual situação política na Ucrânia decorreu
A) do conflito entre os governos da Ucrânia e da Rússia, a partir da ameaça do gabinete presidencial russo em suspender o fornecimento de gás.

B) da desistência do governo da Ucrânia em se associar à União Europeia (UE), o que provocou a queda do primeiro-ministro ucraniano.

C) da mudança do comando administrativo da Rússia, o que impossibilitou novos investimentos na Ucrânia.

D) do conflito russo da Chechênia, o que desencadeou crises econômicas nos países do Cáucaso.

E) do desentendimento entre os governos da Ucrânia e dos EUA, a partir da ameaça sobre medidas protecionistas contra os produtos ucranianos.

9. Com relação à Ucrânia, assinale o que for correto.
01) O país fez parte da antiga URSS e, após a queda do comunismo, integrou a CEI – Comunidade de Estados Independentes, tendo sido o seu impulsionador o presidente russo, Boris Ieltsin.

02) É a pátria de milhares de imigrantes eslavos que se deslocaram para o Brasil a partir do final do século XIX, fixando-se principalmente no estado do Paraná, a exemplo de Prudentópolis e Ponta Grossa, dentre outros locais.

04) A Ucrânia fazia parte da antiga Iugoslávia e, após a morte do Marechal Tito e final do comunismo na região, tornou-se independente, tendo por capital a cidade de Sarajevo.

08) Logo após a queda do comunismo, a Ucrânia passou a fazer parte da União Europeia e adotou o Euro como moeda nacional.

16) Tem por capital a cidade de Kiev e é nesse país que houve o grande acidente nuclear de Chernobyl.
10. Em relação à distribuição dos recursos naturais da Federação Russa, considere as afirmativas:
I. É considerado um dos países mais ricos em recursos minerais, devido a sua imensa extensão territorial e por possuir uma estrutura geológica diversificada.

II. É o maior exportador de gás natural do mundo. Atualmente atravessa uma crise geopolítica com sua vizinha Ucrânia, antiga república soviética, culminando com a independência da península da Criméia.

III. Nas extensas bacias sedimentares dos Montes Urais o país dispõe de grandes reservas minerais das quais são exploradas, principalmente, jazidas de ferro, bauxita, cobre, potássio e amianto.

IV. Há importantes usinas hidrelétricas localizadas nos rios da Bacia do Volga e nos rios Ienissei e Angara que cortam os planaltos da Sibéria Ocidental.


Estão corretas, apenas,
A) I e II.

B) II e III.

C) III e IV.

D) I, II e III.



E) I, II e IV.
11.




  1   2


©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal