Problemas Mentais e Emocionais



Baixar 472,4 Kb.
Página1/8
Encontro27.05.2017
Tamanho472,4 Kb.
  1   2   3   4   5   6   7   8

Problemas Mentais e Emocionais

Na visão da MTC a mente é uma das substâncias vitais do corpo e portanto uma forma de Qi. É o mais sutil e não substancial tipo de Qi.

Uma das mais importantes características da medicina oriental é a integração total entre corpo e mente que é realçada pela integração da essência (jing), Qi e mente que são chamados os “três tesouros”.

A essência é a base biológica da mente.

A vida acontece através da Essência, quando as duas Essências (da mãe e do pai) se unem, formam a mente”

Spiritual Axis cap 8
As duas essências, uma yin, a outra Yang, se unem... para formar a vida; as Essências da mãe e do pai se unem para formar a mente”

Zhang Jie Bin

A mente de um recém concebido vem, portanto, das essências pré natais de seus pais. Após o nascimento, a essência é armazenada nos rins e proporciona a base biológica da mente. A vida e a mente de um recém nascido, entretanto, também dependem da nutrição pós natal.


Quando o estômago e os intestinos estão coordenados, os cinco órgãos yin estão em paz, o sangue é saudável e harmônico e a atividade mental é estável. A mente deriva da essência refinada da água e dos alimentos”

Spiritual Axis cap 30
Assim, a mente desenha a sua base e nutrição provenientes da essência pré natal, armazenada nos rins, e da essência pós natal, produzida pelos pulmões e pelo estômago e Baço/pâncreas. Daí os três tesouros:

Mente = coração

Qi = pulmões + Baço pâncreas/ estômago

Essência = rins

Estes três tesouros são estados diferentes de condensação do Qi, a mente sendo o mais sutil, rarefeito e não substancial dos três.

Se a essência e o Qi forem prósperos, a mente será perfeita.

Entretanto o estado da mente também afeta o Qi e a essência. Se a mente estiver perturbada ou infeliz na maioria dos casos afetará primeiro o Qi, que acabará por enfraquecer a essência e, sobretudo quando estiver combinado com o excesso de trabalho e/ou atividade sexual excessiva, ou quando o fogo gerado pelas tensões emocionais (a longo prazo) pode prejudicar o yin e por conseqüência a essência.

A mente está intimamente relacionada com o coração, que é chamado de sua residência:



“O coração é o monarca e governa a mente”


Simple Questions cap 8

O coração é o monarca dos cinco órgãos yin e dos seis órgãos yang sendo a residência da mente”


Spiritual Axis cap71


A mente residindo no coração ou no coração mente é responsável por diferentes atividades mentais:

Pensamento sono

Memória inteligência

Consciência sabedoria

“insight” idéias

cognição
Várias destas funções são também desempenhadas pelos outros órgãos, por exemplo embora o coração mente seja responsável pela memória, o baço/pâncreas e os rins também desempenham suas funções.

Mas apenas a mente ( e portanto o coração) tem condições de sentir as emoções, já que é ela que as identifica. Por ex.: a raiva afeta o fígado que não pode senti-la, já que é a mente que é responsável pelo insight.

Por esta razão que todas as emoções afetam o coração.


Os cinco aspectos mentais e espirituais

A mente do coração apreende e une a alma etérea e a alma corpórea e combina-se com a inteligência e com a força de vontade”



Principles of medical pratice
Apesar de o coração ter um papel fundamental nas atividades mentais, todos os outros órgão desempenham funções.

Cada órgão yin “abriga” um aspecto mental e espiritual do ser humano:

Coração – mente (shen)

Fígado – alma etérea (hun)

Pulmões – alma corpórea (po)

Baço/Pâncreas - Inteligência (yi)

Rins – força de vontade (zhi)

Estes cinco aspectos reunidos formam o “espírito”, que é também o shen.



Alma Etérea

De acordo com as antigas crenças chinesa, a alma etérea entra no corpo logo após o nascimento e flui de volta para o céu ( que para os chineses é um estado de energias e seres sutis e não substanciais). Ela deixa o corpo após a morte carregando com ela uma aparência de forma física.

Zhang Jie Bing, na obra Classic of Categories diz: “A mente e alma etérea são yang... a alma etérea segue a mente, se a mente está inconsciente a alma etérea é levada para fora” e ainda: “ A mente corresponde ao yang dentro do yang, a alma etérea correspondo ao yin dentro do yang.

A alma etérea é enraizada no fígado, em particular no yin do fígado ( que inclui o sangue do fígado). Se o yin do fígado estiver esgotado, a alma etérea é despojada de sua residência e fica sem raiz, podendo resultar em insônia, timidez, medo e perda do sentido de direção da vida.

Suas funções podem ser resumidas em sete tópicos:
1 – Sono e sonho
A alma etérea influencia o sono e o sonho, incluindo o “sonhar acordado”.
A ausência da mente como que em transe, é proveniente da alma etérea vagueando fora de sua residência”

Zhang Jie Bing – Classic of categories


Assim, se o sangue ou o yin de fígado for deficiente a alma etérea se perderá na fantasia e o indivíduo passará a não ter senso de objetivo na vida.

O que significa que ela é responsável por nos fazer sonhar e ter este senso de objetivos.

Se a alma etérea está bem enraizada o sono é normal e profundo, sem muitos sonhos.

Se o yin de fígado é deficiente a alma etérea é despojada de sua residência e vagueia a noite, causando sono inquieto, acompanhado de sonhos exaustivos.
A noite, durante o sono, a Alma etérea retorna para o fígado, se a alma etérea não está em paz, ocorrem muitos sonhos”

Tang Zong Hai

Nestes casos é necessário nutrir o yin do fígado com ervas ácidas.

Obviamente a quantidade e a qualidade do sono também dependem do estado do sangue do coração e o que há é uma confluência do sangue do fígado e do sangue do coração no sono.
2 – Atividades mentais



  1   2   3   4   5   6   7   8


©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal