Prémio Europeu Carlos Magno para a Juventude entregue a 29 de Abril Portugal concorre com o projecto "West Europe Orchestra"



Baixar 66,45 Kb.
Encontro12.09.2017
Tamanho66,45 Kb.


Parlamento Europeu
Gabinete em Portugal

Lisboa, 23 de Abril de 2008


Prémio Europeu Carlos Magno para a Juventude entregue a 29 de Abril
Portugal concorre com o projecto "West Europe Orchestra"

Primeiro prémio no valor de 5.000 euros

O Prémio Europeu Carlos Magno para a Juventude, que visa distinguir projectos que promovam o entendimento e a identidade da União Europeia, será entregue pela primeira vez a 29 de Abril, em Aachen (Alemanha).


Portugal concorre com o projecto "West Europe Orchestra", da autoria de Élio Leal, que venceu a fase nacional do concurso.
De acordo com o júri português, composto pelos eurodeputados Carlos Coelho e Jamila Madeira e pelo presidente do Conselho Nacional da Juventude, Tiago Soares, o projecto português "valoriza a integração de jovens desenraizados através da música, com projecção nacional e também europeia, em particular através de jovens emigrantes e imigrantes, nomeadamente da diáspora portuguesa".
O primeiro prémio é de 5 mil euros, o segundo de 3 mil euros e o terceiro de 2 mil. Os prémios serão entregues pelo presidente do Parlamento Europeu, Hans-Gert Pöttering, e pelo presidente da Fundação do Prémio Internacional Carlos Magno, André Leysen, em Aachen, Alemanha.
Os representantes dos 27 projectos nacionais seleccionados estarão presentes na cerimónia de entrega do prémio. Os três vencedores serão convidados a visitar o Parlamento Europeu (em Bruxelas ou Estrasburgo) em Maio.
Angela Merkel recebe "Prémio Internacional Carlos Magno"
No dia 1 de Maio, também em Aachen, o "Prémio Internacional Carlos Magno" deste ano será entregue à chanceler alemã Angela Merkel.
O Prémio Carlos Magno, um dos mais prestigiados a nível europeu, é atribuído anualmente desde 1950 e visa distinguir personalidades que contribuíram para a unificação europeia. Entre os anteriores vencedores encontram-se François Mitterrand, Václav Havel e o Papa João Paulo II.
Para mais informação:

Teresa Coutinho: 21 350 49 13 / 91 768 34 30

Nikos Salliarelis: +32 (0)498 98 33 26 - nikos.salliarelis@europarl.europa.eu

Jens Pottharst: +49 (0)15 11 72 57 196 - jens.pottharst@europarl.europa.eu



Acreditação em Aachen: Evelin Wölk: evelin.woelk@mail.aachen.de



©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal