Pr. Ricardo Guimarães o vencedor: Uma Carta Escrita! Cód. 16/2130 o vencedor: uma carta escrita!



Baixar 55,94 Kb.
Encontro30.07.2018
Tamanho55,94 Kb.

Pr. Ricardo Guimarães O Vencedor: Uma Carta Escrita! Cód.16/2130

O VENCEDOR: UMA CARTA ESCRITA!

II Coríntios 3.2-5
“2 Vós sois a nossa carta, escrita em nosso coração, conhecida e lida por todos os homens,

3 estando já manifestos como carta de Cristo, produzida pelo nosso ministério, escrita não com tinta, mas pelo Espírito do Deus vivente, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne, isto é, nos corações.

4 E é por intermédio de Cristo que temos tal confiança em Deus;

5 não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus”

Introdução: Esse texto fala que nós somos uma carta escrita aos homens.

Essa é a terceira palavra dessa série sobre o Vencedor. E é muito importante falarmos sobre esse assunto porque O NOSSO DEUS É UM DEUS VENCEDOR!


Ele é um Deus vencedor e deseja que todos os seus filhos sejam tal qual ele é: vencedores. Não que Deus não ame os fracassados, mas ele os chama para fazer deles um VENCEDOR!
Nós vamos usar mais uma vez como exemplo um homem que se tornou Vencedor na Bíblia. Sua vida, toda foi marcada dessa forma. E ele nos deixou um grande legado para nós: O Apóstolo Paulo.
Veja como ele encerra a sua carreira: II Tm. 4.6: “porque eu encerrei minha carreira como um vencedor... a coroa da justiça me está preparada...”
O mesmo Deus de Paulo é o seu Deus... A mesma unção que estava sobre ele, está disponível para mim e para você. Esse é um fato que ninguém pode mudar! Nós temos as mesmas condições que Paulo teve para se tornar um vencedor.
Nós somos uma igreja de vencedores. E isso é muito mais do que um SLOGAN. Para nós é uma questão de propósito. Porque nós não queremos ser apenas um amontoado de pessoas, uma multidão. Não queremos ser apenas pecadores perdoados, queremos ser FILHOS MADUROS.
II Coríntios é o livro onde Paulo fala de si mesmo. É a autobiografia de Paulo.

Os homens de Deus de todas as épocas eram reticentes quando se tratava de falar de si mesmo. Não costumavam falar como eles eram, do que possuíam, nem de suas lutas e tribulações. Mas Paulo em função de muitas situações que aconteceram e também movido pelo Espírito Santo de Deus, nos contou como era a vida dele.

E ali ele nos dá algumas dicas de como nós também podemos nos tornar um vencedor. Só que os exemplos que ele usa, para muitos podem parecer estranhos e inapropriados, contudo esse é o padrão da Bíblia.


Por quê? Porque na nossa idéia o vencedor é aquele nunca erra, que nunca fracassa que nunca perde. Mas para Deus é aquele que vence quando tudo está aparentemente perdido.
Ilust.:

Jesus na cruz.

Para muitos, sua morte era uma clara derrota.

Mas foi na cruz que ele venceu a satanás.

O vencedor portanto, não é o executivo sempre seguro de si, que se veste impecavelmente, dono da situação que jamais erra, que jamais falha. Não é o homem que possui corpo atlético. No padrão de Deus o vencedor não é aquela que sabe de tudo, que conhece tudo e que jamais se equivoca.
Talvez aos olhos dos judeus e dos romanos, Jesus na cruz era mais um profeta fracassado, um amotinador que teve um final trágico. Mas aos olhos de Deus ali estava a vitória.
Portanto, o vencedor é aquele que vive de acordo com os princípios que Deus estabeleceu....

A primeira figura do vencedor que vimos na Bíblia, foi que o Vencedor é um Cativo de Cristo. E ser cativo de Cristo significa pelo menos três coisas:




  1. SER SUBJUGADO PELO SENHOR(V.14)

  2. NÃO ANDAR BASEADO NA ALMA(V.14)

  3. SER USADO PARA A GLÓRIA DO REI(V.14)

Hoje nós veremos a segunda figura do vencedor usada pelo apóstolo Paulo. E nessa segunda figura ele diz que o Vencedor É UMA CARTA ESCRITA:


Vejamos o que nos diz o texto Bíblico:
F.T.: Em primeiro lugar...

I – NÓS SOMOS ESCRITOS PELO ESPÍRITO SANTO(V.3)

1.1. Primeiro Paulo falou que precisamos ser cativos de Cristo, agora ele está dizendo que precisamos ser cartas vivas, escritas pelo próprio Deus. “escrita não com tinta, mas pelo Espírito do Deus vivente”

1.2. O que significa isso na prática? Para se escrever uma carta precisa ter alguém que escreva e precisa de tinta.

1.3. Quem está escrevendo é o Espírito Santo de Deus. E a tinta que ele está usando é a sua própria unção.

Þ A unção do Espírito é a tinta que ele usa para escrever o caráter de Cristo em nossa vida. Ou seja, a nossa vida será um testemunho da vida de Cristo.

Þ Mas isso não significa, que na vida cristã temos que ter apenas o testemunho de vida. Aliás essa foi uma das grandes mentiras que foram engendradas no meio da igreja. Que o crente tem apenas que dar bom testemunho, ele não precisa falar nada. Isso é muito bom. Mas o testemunho de vida não substitui o testemunho falado. Temos que abrir a boca e falar de Jesus. Dizer o que ele fez por nós.

1.4. Uma pesquisa da Fundação Bily Gran sobre os meios mais eficazes de comunicação do evangelho:

  1. O homem

  2. A literatura

  3. Cultos dominicais

  4. Rádio

  5. Cruzadas evangelísticas

  6. Tv

1.5. Na prática então como é que isso acontece: 1) Você fala, 2) Depois as pessoas lêem a mensagem em sua vida.
Þ Quem escreve em nossa vida é o Espírito Santo. Ele tem escrito algo em sua vida?

1.6. II Coríntios 3.3-5 afirma que nós somos escritos pelo Espírito Santo de Deus. E essa carta não está sendo escrita em tábuas de pedra, nem em papel. O Espírito Santo está escrevendo em seu coração.



  • O Espírito Santo é o primeiro instrumento de Deus para escrever na nossa vida.

  • Através do Espírito Santo o Senhor vai imprimindo na nossa vida o conhecimento de Deus.


João 2.27

Quanto a vós outros, a unção que dele recebestes permanece em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é falsa, permanecei nele, como também ela vos ensinou.”




  • Quando você possui o Espírito Santo, Deus coloca as verdades espirituais em sua vida. E quando você ouve alguma coisa que você nunca ouviu antes a sua reação é a seguinte: “eu nunca tinha ouvido isso antes, mas eu já pensava desse jeito”.

  • Isso é uma prova de que Deus através do seu Espírito tem escrito algo em sua vida.

  • A minha pergunta é: O Espírito Santo tem escrito algo em sua vida?


F.T.: Em segundo lugar...

II – NÓS SOMOS ESCRITOS PELA PALAVRA(V.3)

2.1. A segunda forma de o Senhor escrever na nossa vida é através da Palavra. Deus usa a pregação para escrever na nossa vida através dos seus ministros. Paulo diz no v.2 que ele é o primeiro a escrever.

2.2. Portanto nós como pastores, quando nos colocamos aqui à frente, estamos escrevendo coisas em sua vida. Deus escreve em sua vida através do seu líder e pelos irmãos que falam na sua vida.

2.3. Mas essa tinta que eu escrevo não tem o poder de permanecer. Ela só permanece quando o Espírito Santo imprime em sua vida. Você entende?
2.4. Veja o que diz a Palavra de Deus:
II Coríntios 3.6
“O qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica.”


  • Por que estamos nas células e nos cursos, todas as semanas ensinando a Palavra? É porque não temos outra escolha. Estudar a Palavra não é uma opção para nós, faz parte da nossa prática e da nossa crença.

  • Igrejas que não dedicam tempo ao ensino da Palavra, são igrejas fora do padrão do Novo Testamento.

  • Crentes que não se interessam pelo Estudo da Palavra, que gostam de mensagem superficiais são crentes que estão fora da visão de Deus.

  • Tem gente que não quer ter o trabalho de ler a Bíblia, quanto mais de se sentar numa classe para estudá-la.


2.5. Porque o ministério do Espírito Santo se manifesta através da Palavra. Não da Palavra morta(letra), mas da Palavra revelada.
Þ Quando é que a letra mata?
1) A letra mata quando você vem ouvir a minha pregação como uma boa palestra.

* Isso é morte! Se você vem ouvir um discurso, você vai morrer de tédio, de angústia...

Þ Mas se você vem aqui para ouvir Deus, você vai ouvi-lo falando com você. Então sua atitude vai definir.

Þ Se você entrar aqui e quando você sentar disser: “Deus fala comigo. Eu quero ouvir a tua voz” Você será vivificado pela Palavra de Deus.

Þ Às vezes Deus fala com você muito mais do que eu menciono aqui.
2) A letra mata quando você ler a Bíblia como um livro qualquer:

Þ Por isso, há muitas pessoas religiosas que conhecem a Bíblia, mas não têm revelação.

Þ Revelação é aquela experiência do “ah’, que abre os seus olhos e muda a sua vida.
2.6. Portanto, ministrar a Palavra, não é questão de fazer um discurso. Quando você se expõe à Pregação da Palavra, você está sendo escrito por Deus.
Þ Quantos vieram aqui hoje, para serem escritos por Deus? Para isso, você tem que encarar a pregação da Palavra como Palavra de Deus.
Þ Hoje nós estamos aqui para sermos escritos pelo Senhor. E enquanto você me ouve, algo de Deus está sendo “tipografado”, impresso, escrito no seu coração.
Þ E você sabe que isso está acontecendo, porque quando você acolhe a palavra de Deus, algo queima dentro do seu coração.
Ilust.:

Todos os homens de Deus na história disseram isso:

Quando o coração está queimando é um bom sinal. Se o coração está gelado é um triste sinal.”


Þ O sinal de que Deus está se movendo num lugar é o coração queimando. Tudo começa a esquentar.

Þ O que queima em seu coração hoje? A célula queima dentro do seu coração? A Palavra queima no seu coração? O Encontro queima no seu coração. Consolidar vidas queima no seu coração.

Þ Se você está fazendo um ministério que não queima lá dentro, é um mal sinal. E quando queima você não consegue ficar parado.
Ilust.:

O Jogar de futebol, não fica contente em estar na reserva.

Ele aguarda cada minuto a sua hora chegar.

Temos visto em alguns jogos que quando o técnico pede para o jogar sair ele sir reclamando porque queria jogar mais alguns minutos ou até o final da partida.
Þ Nenhum jogador de verdade gosta de ficar no banco de reserva. Seu coração queima para jogar!

Þ Nenhum jogador fica implorando a o técnico para ser substituído! Ele quer estar no jogo.

Þ É assim na sua vida em relação ao culto, às células ao louvor, a oração? Seu coração tem queimado pelo Senhor e pela sua obra?

  • Sai do banco de reserva e entra no jogo.

  • Hoje Deus vai faze seu coração voltar a queimar de maneira que você nunca mais vai querer ficar parado na obra de Deus.



F.T.: Em terceiro lugar...

III – SOMOS ESCRITOS ATRAVÉS DO FOGO(V.3)

3.1. Você sabe como é o processo da impressão da pintura na porcelana? Primeiro a porcelana é pintada. O artista usa a tinta e o pincel. Alguém pode olhar para uma peça já pintada e dizer: “ela está linda”. Mas se esfregarmos a pintura ela sairá facilmente porque ainda não foi fixada.

3.2. Por isso, o artista, depois da pintura toda pronta, ele pega a peça pintada e a leva ao forno. E através da alta temperatura e um pouco tempo, o calor fixa aquela tinta na porcelana de tal forma que se torna impossível removê-la.

3.3. Se alguém tentar remover a pintura depois que a porcelana é levada ao fogo terá que quebrar uma parte da porcelana.


  • É assim que Deus escreve na nossa vida. Primeiro Ele através do seu Espírito e da Palavra usa os seus ministros para trazer ensino ao nosso coração.

  • Mas depois que nós pensamos que já sabemos, ele então envia o seu fogo para fixar a mensagem em nossa vida.

  • Sabe quando é que o Espírito Santo imprime algo em sua vida? No fogo das situações. Ele escreve em você no meio das tribulações e das lutas.

  • Mas muitos de nós temos resistido entrar no forno. Toda vez que tem uma situação nós fugimos.

  • A gente luta a vida inteira. Há luta quando você é solteiro. Há luta quando você é casado. Você não imagina o quanto esses homens sofrem com essas mulheres. E quanto essas mulheres também sofrem com esses homens.

3.4. E como nós fugimos? Evitando o fogo de Deus. Evitando as situações de provação.
Exemplos: 1) Deus permite que você sofra perseguição no seu trabalho, você não sabe, mas esse aí é o fogo do Senhor em sua vida. Se você é alguém que tem medo do fogo, o que você faz? Sai do emprego, muda de seção, evita a pessoa, foge dela.

  • Sabe o que você deve fazer? Enfrenta o fogo! Procura a pessoa, fala bem dela, colocar brasas vivas sobre a cabeça dela. Paga o mal com o bem.

  • Prá cada palavra que ela falar contra você. Fala dez palavras boas acerca dela. Isso é ser um Vencedor!

  • Para o mundo, isso é ser um derrotado. Mas para Deus, quando você aceita o fogo do Espírito algo foi impresso em sua vida. E nunca mais vai sair.

  • Só vencedores agem assim.

  • Derrotados vingam. Derrotados dão o troco na mesma moeda. Derrotados chutam o balde. Vencedores aceitam o fogo de Deus.

  • A minha pergunta é? O Espírito tem imprimido algo em sua vida?


Ilust.:

A irmã, cujo esposo não era crente, e um dia trancou a porta porque ela foi ao culto. Quando ela voltou não conseguiu entrar me casa.

Ela dormiu na garagem de casa, e no dia seguinte quando ele abriu a porta ela foi preparar o café para ele.


  • Muitas esposas querem fugir do fogo. Passe a mensagem clara e inequívoca que você o ama, sendo ele crente ou não. Estando ele ou não entre nós. Não o abandone, não o mande embora.

  • Uma mulher assim é alguém que tem algo escrito em sua vida.


3.5. Muitos de nós evangélicos temos transformado o cristianismo numa grande bobagem, numa brincadeira, em algo leviano e tolo. Mas o verdadeiro cristianismo é ser escrito pelo Espírito de Deus, é passar pelo fogo do Senhor e ser aprovado.
3.6. O verdadeiro cristianismo de fato, não é barato, não é simples e nem é fácil. Mas aquele que nos faz a exigência é também o que nos capacita.

A NOSSA SUFICIÊNCIA VEM DO SENHOR” (V.5)




  • Ser um vencedor, portanto, é uma questão de ser uma carta escrita, de ter uma mensagem de Deus em sua vida. Mas também de passar pelo fogo. Não fugir do forno do Senhor.

  • Toda palavra que ouvimos e para qual dizemos Amém, nela seremos provados. E são as circunstâncias que farão com que a Palavra seja fixada em nossa vida.

  • Nós ouvimos tantos princípios, cantamos tantas verdades espirituais fortes. Mas tudo precisa ser checado em nossa vida.

  • Não é fácil, não é simples, mas é necessário vivermos aquilo que pregamos e cremos para que a palavra seja fixada em nossa vida.

  • Se a palavra não for praticada, não será fixada. E se não for fixada em nossa vida. A gente fica só na teoria. Mas quando nós vivemos a Palavra, nada poderá nos abalar.



Mateus 7.24-27

24 Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha.



25 E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa; contudo não caiu, porque estava fundada sobre a rocha.

26 Mas todo aquele que ouve estas minhas palavras, e não as põe em prática, será comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia.

27 E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa, e ela caiu; e grande foi a sua queda.”


  • Quantos querem ser essa casa edificada sobre a rocha? Então permita que o Senhor escreva na sua vida através do fogo.

  • Que quando as circunstâncias vieram para provar a sua fé, que você seja aprovado. Que você passe pelo temporal sem cair, sem ser desmoronar na fé.

  • Somente quem já teve a mensagem de Deus fixada em seu coração, pode ser essa carta escrita aos homens.

  • E o que o Senhor permita que as pessoas olhem para a nossa vida e veja uma mensagem fixada, uma mensagem que não pode ser apagada.

  • Que possamos não apenas falar de consagração mas viver uma vida consagrada.

  • Que possamos não apenas falar de serviço mas que sirvamos de verdade;

  • Que possamos não apenas falar de submissão mas nos submeter;

  • Que possamos não apenas falar de honra mas honrar;

  • Que possamos não apenas falar de obediência mas obedecer;

  • Que possamos não apenas falar de amor, mas amar de verdade;

  • Essa é carta escrita que os homens precisam ler na nossa vida.


3.7. Hoje é dia de dizer ao Senhor: Senhor escreve na minha vida. Eu quero ser uma carta viva ao mundo!

3.8. Talvez você não entenda determinadas situações. Mas quando a mensagem estiver fixada em sua vida, todos poderão ler. E sabe uma coisa interessante sobre o fogo?

  • Marca de fogo não tem jeito de tirar. Ela fica para sempre! Quem foi marcado pelo fogo, não tem como esquecer!

  • Permita que o Senhor continue escrevendo na sua vida!


Conclusão: O vencedor, portanto, é uma carta viva. E essa carta é escrita pelo Espírito, mas também pelos ministérios, pelos pastores, líderes e irmãos que falam em nossa vida. Quando eles falam em nossa vida eles estão escrevendo algo em nós. Só que o que eles falam só pode ficar definitivo depois que você enfrentar o fogo do Senhor.

Deus usará cada circunstância em sua vida para forjar em você o caráter do vencedor. E se você responder a Deus de maneira positiva, você será de fato essa carta escrita. Todos olharão para você e poderão ler em sua vida, algo de Deus.




Música: Pela Cruz Me Chamou


001

Videirario Rio

17Jul2016































©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal