Ppgas – ufscar 2o. Semestre 2013 Debates Antropológicos Contemporâneos [Objetos: materialidade e valor]



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PPGAS – UFSCar

2o. Semestre 2013

Debates Antropológicos Contemporâneos [Objetos: materialidade e valor]

(a ser articulado com a disciplina Antropologia Econômica para a graduação)

Prof. Geraldo Andrello
PROGRAMA PRELIMINAR

O curso irá priorizar um conjunto de textos recentes que versam sobre o estatuto dos objetos em diferentes contextos etnográficos --  ou  a partir de diferentes ontologias, tal como o tema vem sendo abordado pela antropologia. Um marco importante no interior dessa discussão é o livro Art and Agency de Alfred Gell (1998), no qual objetos (especialmente artísticos e rituais) são analisados a partir da noção de abdução de agência: objetos exercem agência quando situados na vizinhança de agentes sociais de pleno direito (humanos, pessoas).


Essa discussão pode ser conectada a uma outra linha de reflexão teórica mais antiga e hoje em menor evidência na disciplina: a formulação de uma teoria antropológica do valor, que tende a recolocar o problema em termos do debate dádiva/mercadoria (C. Gregory) e seus respectivos regimes de valor (A. Appadurai).
Mais recentemente, outros autores vêm refletindo sobre uma importante distinção que emerge do texto de Alfred Gell, aquela entre agentes primários (pessoas) e agentes secundários (coisas) (Holbraad, Henare & Wastel). Tal reflexão reverbera o debate em torno do estatuto de sujeitos e objetos em ontologias animistas/perspectivistas, que problematizam a distinção entre humanos e não-humanos e apontam para um contraste entre multiculturalismo (ocidental) e multinaturalismo (ameríndio, p ex.) (Viveiros de Castro, Descola).
Já em termos de uma teoria antropológica do valor, há autores que sugerem que subjacente à teoria marxista (valor de uso + valor de troca = forma do valor) haveria uma teoria mais geral das formas de troca social -- sem dinheiro – e das formas sociais de trabalho concreto (Mauro Almeida). Assim, para além da produção e da troca capitalistas, haveria outras formas sociais da riqueza que podem ser analisadas antropologicamente. A teoria do valor nesse sentido mais geral diz respeito às formas que a riqueza assume (K. Polanyi, L. Dumont, M.Sahlins, G. Bataille, T. Turner). Próximos a essa vertente, há autores que vêm abordando a questão do valor em termos de capacidade de ação sobre, ou com relação a, outros (N. Munn, M. Strathern, D. Graeber).
Para gerar um itinerário acerca dessas idéias e verificar suas conexões, precisaremos selecionar alguns títulos dentre a bibliografia preliminar arrolada abaixo (aceita-se sugestões) e estabelecer um cronograma para os seminários. Por isso mesmo, esta é apenas uma versão preliminar do programa de curso.

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