Por Que o ouro É Medido Em Quilates?



Baixar 6,59 Kb.
Encontro09.09.2017
Tamanho6,59 Kb.

INSPIRAÇÃO JUVENIL



21 de maio
Por Que O Ouro É Medido Em Quilates?

Os Seus ensinos são mais preciosos do que o ouro, até mesmo do que muito ouro fino. Salmo 19:10.
A Bíblia fala do ouro como sendo o mais precioso de todos os metais. Seu valor não está tanto na sua beleza, mas na sua capacidade de não se corroer nem se manchar. Além disso, por ser um metal brilhante e mole, o ouro é fácil de ser modelado e dá liga com outros metais, melhorando sua qualidade diante dos desgastes. Para você ter uma noção da natureza mole desse metal, 28 gramas de ouro puro podem ser batidos e achatados como se fossem uma massa de pizza até se espalharem por uma área de 27 m2. Nenhum outro metal é capaz de ficar assim tão fino.

O valor do ouro é também aumentado pela sua raridade. A Bíblia menciona regiões ricas em ouro, como as terras de Ofir. Os exploradores europeus também falavam de montanhas inteiras de ouro na América, mas até hoje ninguém sabe ao certo se essas localidades existiam e onde ficavam.

A idéia de medir o ouro em quilates surgiu com uma moeda medieval chamada marco. Nessa ocasião, o quilate era uma medida para pesar pedras preciosas. Então determinou-se que uma moeda de marco em ouro pesaria o equivalente a 24 quilates de pedras preciosas. Porém, como o ouro puro é muito mole para confeccionar moedas, eles misturavam cobre para a moeda sair mais compacta.

Então, com o passar do tempo, a expressão "ouro 24 quilates" passou a designar não mais a moeda, mas o ouro puro, sem mistura com outros metais. Determinou-se o valor de cada tipo de ouro a partir de sua porcentagem de mistura com outros metais de liga. O ouro de 18 quilates, por exemplo, é aquele que possui 75% de ouro e 25% de prata ou cobre, e o de 16 quilates é o que possui 60% de ouro e o resto de metais inferiores.

Na Bíblia, o ouro tem muitos significados importantes. Ele pode representar aquilo que é puro, incorruptível e precioso aos olhos de Deus, como, por exemplo, as virtudes espirituais e a própria Escritura Sagrada. Ele também simboliza a vitória final do povo de Deus, quando o próprio Jesus nos dará uma coroa de ouro repleta de estrelas que representam as pessoas que ganhamos para o Seu reino.

www.4tons.com

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho






©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal