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Coordenadoria do Curso de Educação Física








P L A N O D E E N S I N O








DISCIPLINA:

RITMO, MÚSICA E MOVIMENTO


ANO:

2005

SEMESTRE:












CARGA HORÁRIA

PRÉ-REQUISITOS:










T: 60

S: 4

-







PROFESSORA

LUCIA HELENA PENA PEREIRA

DEP

DECED







EMENTA







Caracterização e conceituação dos elementos e padrões do ritmo. Valor educativo das atividades no espaço escolar. Fundamentos, método, aplicação e estratégias pedagógicas no processo ensino-aprendizagem dos elementos rítmicos. Relação ritmo-movimento e suas diversas possibilidades no esporte, ginástica, dança e atividades físicas em geral. Dimensão expressiva da corporeidade.








OBJETIVOS










  • Desenvolver o conhecimento do papel do ritmo, da música e do movimento expressivo no contexto escolar e na formação do ser humano.

  • Refletir sobre a política corporal, estabelecendo relações entre o corpo expressivo e as manifestações de poder e opressão através do corpo;

  • Estimular a auto-expressão e a criatividade na prática pedagógica;

  • Trabalhar o prazer estético e a sensibilização através do ritmo e do movimento no processo ensino-aprendizagem, estimulando as relações grupais e a relação professor/aluno;

  • Propor um instrumental teórico-metodológico, visando a uma postura reflexiva e crítica sobre as práticas educativas em suas relações com ritmo, música e movimento.









CONTEÚDO

CARGA HORÁRIA

T | P










  • Ritmo, música e movimento: conceituações e reflexões

  • Aspectos socioculturais: adestrar X formar

opressão e poder X corpo expressivo

  • Pensamento, sentimento e movimento como totalidade: as camadas embrionárias e o desenvolvimento humano

  • A expressão criativa no processo de formação e transformação do ser humano

  • A educação como processo crítico, lúdico, criativo, expressivo e sensível: vivência e aprendizagem

Expressão corporal e sonora

Expressão musical e rítmica










METODOLOGIA E RECURSOS AUXILIARES






Estudo dirigido de textos para informação, reflexão e discussão sobre questões teóricas básicas.

Orientação de técnicas e vivências diversas que propiciem a construção de um referencial teórico-metodológico, visando a uma renovação da prática pedagógica.

Leituras selecionadas, questionamentos, discussões em grupo, análises e sínteses visando à construção de um referencial teórico-metodológico que permita a compreensão do processo ensino-aprendizagem e ofereça condições de intervenção neste processo.

Criação de jornal-mural em sala de aula, contendo os temas estudados durante a semana ou quinzena, com título a ser escolhido pela turma.









AVALIAÇÃO




Participação efetiva em debates, discussões, atividades e na prática desenvolvidos em sala de aula.

Trabalho proposto pelo professor.

Relatórios sobre as atividades realizadas em sala de aula.

Auto-avaliação.







BIBLIOGRAFIA BÁSICA



BARRETO, Débora. Dança... Ensino, sentidos e possibilidades na escola. Campinas: Autores Associados, 2004.

BERGE, Yvonne. Viver o seu corpo. Por uma pedagogia do movimento. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

BOADELLA, David. Correntes da vida. Uma introdução à Biossíntese. Tradução de Cláudia Soares Cruz. 2 ed. São Paulo: Summus, 1992.

CALAZANS, J.; CASTILHO, J; GOMES, S. (orgs.). Dança e educação em movimento. São Paulo: Cortez, 2003.

GONÇALVES, Maria Augusta S. Sentir, pensar, agir: corporeidade e educação. Campinas: Papirus, 1994.

CHAGAS, Marly. Musicoterapia e psicoterapia corporal. In: Revista Brasileira de Musicoterapia. Rio de Janeiro: União Brasileira das Associações de Musicoterapia. 1997. Ano II. Nº 3. p.17-25.

______. Ritmo, som, vida. In: Energia e Cura. Revista de Cultura Vozes. Petrópolis: Vozes. Ano 84 (LXXXIV). Setembro/Outubro de 1990. Nº 5. p. 585-592.

LABAN, R. Domínio do Movimento. São Paulo: Summus, 1978.

PEREIRA, Lucia Helena P. Decodificação crítica e expressão criativa. Seriedade e alegria no cotidiano da sala de aula. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: Faculdade de Educação da UERJ, 1992. 167 p.

______. Bioexpressão: a caminho de uma educação lúdica para a formação de educadores. Tese de Doutorado. Salvador: Programa de Pós-Graduação em Educação. UFBA, 2005. 403 p.

PINTO, Renato Magalhães. Gestos musicalizados. Uma relação entre educação física e música. Belo Horizonte: Inédita, 1997.



Outros textos poderão ser utilizados à medida que surjam novas questões, demandas e possibilidades.


Data ___/___/___


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Assinatura do Professor


Data ___/___/___


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Ass. Do Coordenador do Curso







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