Plano de ensino ficha no 2 (variável)



Baixar 22,13 Kb.
Encontro06.11.2017
Tamanho22,13 Kb.


PLANO DE ENSINO

FICHA No 2 (variável)

Disciplina: História da Música: Antiguidade a Idade Média

Código: HA184

Natureza: ( X ) obrigatória ( ) optativa

Semestral ( X ) Anual ( ) Modular ( )

Pré-requisito: APRECIAÇÃO MUSICAL (HA81)

Co-requisito:

Modalidade: ( X ) Presencial ( ) EaD ( ) 20% EaD

C.H. Semestral Total: 30 C.H. Anual Total: --- C.H. Modular Total: --- PD: 00 LB: 00 CP: 00 ES: 00 OR: 00 C.H. Semanal: 2

EMENTA (Unidades Didáticas)

Estudo da história da música ocidental européia entre os séculos VIIaC-XIVdC, em seus aspectos socio-culturais e estéticos-filosóficos, com destaque para aspectos teóricos da arte/ciência musical


PROGRAMA (itens de cada unidade didática)


-Pré-História, civilizações antigas e considerações sobre a música tradicional

-Música na Grécia: filosofia (Platão, Aristóteles, doutrina do ethos; doutrina da imitação); mitologia, teoria musical, instrumentos;

-Mundo Antigo: idéias vigentes na Idade Média; música hebraica: salmodia, lectio, hinos.

-Bizâncio; liturgias cristãs no ocidente; liturgia romana; música na igreja cristã primitiva

-Boecio; canto gregoriano: notação, sistema modal, tropos e sequências

-Arte da canção profana: trovadores e troveiros, minnesänger e meistersänger

-Polifonia; diafonia; organum primitivo; época de St. Martial; modos rítmicos (sécs. IX-XI)

-Escola de Notre Dame (Leonin e Perotin; organum duplum e triplum; clausulae)

-Ars Antiqua: conductus, motete, hoquetus, rondeau, teorias - sécs. XII-XIII

-Ars Nova: motete, isorritmia, cantilena, Roman de Fauvel, Philippe de Vitry - séc.XIV; Guillaume de Machaut / Missa Notre Dame / cromatismo e musica ficta)

- Trecento: Jacopo de Bologna e Francesco Landini; formas poético-musicais: madrigal, caccia, ballata)


OBJETIVO GERAL

Proporcionar o conhecimento de aspectos da História da Música européia, dando ênfase aos gêneros e estilos musicais, aos conceitos da ciência da composição (contraponto, harmonia, melodia, ritmo, forma), aspectos organológicos e suas relações com a praxis interpretativa.



OBJETIVO ESPECÍFICO

Familiarizar o aluno com termos e conceitos utilizados na Musicologia histórica, permitindo-lhe enfrentar e resolver problemas teórico-práticos com auxílio de bibliografia básica e metodologia adequada.



PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS

A disciplina será desenvolvida mediante aulas expositivas com apoio de audição de obras referenciais da música erudita ocidental. Serão utilizados os seguintes recursos: quadro de giz, projetor multimídia, aparelhagem de áudio e softwares específicos.



FORMAS DE AVALIAÇÃO

Será apresentado aos alunos no primeiro dia de aula:

-calendário das provas, com as datas, horários e objetivos que serão cobrados em cada uma delas;

-tipo de avaliação que será realizada;

-sistema de aprovação (médias das provas, trabalhos, etc.)

 


BIBLIOGRAFIA BÁSICA (3 títulos)

-GROUT, Donald Jay; PALISCA, Claude - História da música ocidental, Lisboa (Portugal): Gradiva Publicações, 1994. 759p.il.

-MICHELS, Ulrich - Atlas de música, I (1982) / II (1992), Madrid: Alianza Editorial, 589p.il.

- JUNIOR, Hilário Franco - A Idade Média: nascimento do ocidente, 2.ed., São Paulo (SP): Editora Brasiliense, 1988.



BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR (2 títulos)

- HARNONCOURT, Nikolaus - O discurso dos sons: caminhos para uma nova compreensão musical, Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1988..

-HARNONCOURT, Nikolaus - O diálogo musical: Monteverdi, Bach e Mozart, Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 1993.


______________________________________________________

Professor ..............................



__________________________________________________

Prof. Dr. Mauricio Dottori

Chefe de Departamento de Artes


Legenda:


Conforme Res 15/10-CEPE: PD- Padrão LB – Laboratório CP – Campo ES – Estágio OR - Orientada






©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal