Pesquisadores da Literatura Mato-grossense



Baixar 25,79 Kb.
Encontro06.11.2017
Tamanho25,79 Kb.

PESQUISADORES DA LITERATURA MATO-GROSSENSE

Célia Maria Domingues da Rocha Reis

graduada em Letras, com mestrado em Teoria Literária e doutorado em Literatura Brasileira, ambos cursados na UNESP, em São José do Rio Preto/SP. Atualmente é pesquisadora de pós-doutorado no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas/FFLCH/ Usp, na área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa e também desenvolve projeto de pesquisa junto ao CNPq. É Professora Adjunta nível III da Universidade Federal do Mato Grosso. Tem vários artigos e um livro publicados. Em seu curriculum, os termos usuais no contexto de sua produção científica, artística e tecnológica são: Literatura Brasileira, Literatura Mato-Grossense, literatura infanto-juvenil,estudos comparados, estilística literária, cultura, diálogos interartes, formação de professor de Letras, universidade-comunidade e extensão.
(Texto informado pelo autor)

Carlos Gomes de Carvalho


Dante Gatto

possui graduação em Letras pela Universidade do Oeste Paulista (1994), mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999) e doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004). Atualmente é professor assistente doutor da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria da Narrativa, atuando principalmente nos seguintes temas: mário de andrade, tragédia, conto, nietzsche e literatura.


(Texto informado pelo autor)

Genivaldo Rodrigues Sobrinho

possui graduação em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1994) , especialização em Resignificando o Ensino de Língua Inglesa pela Universidade Federal de Mato Grosso (1999) e mestrado em Letras (Est.Comp. de Liter. de Língua Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (2002) . Atualmente é Professor Assistente da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Letras , com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas. Atuando principalmente nos seguintes temas: Neo-Realismo, Manuel Lopes, Literatura Cabo-Verdiana, Revista Claridade, Personagem.
(Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)
Gilvone Furtado Miguel

Atualmente é docente da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Letras.

Hilda Gomes Dutra Magalhães

possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Goiás (1985), mestrado em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Goiás (1988), doutorado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e pós-doutorado na Universidade de Paris III e na École des Hautes Études en Sciences Sociales/França. Atua em pesquisas nas áreas de Literatura regional, Educação superior, Imaginário indígena e Educação ambiental.


(Texto informado pelo autor)

Isaac Newton Almeida Ramos

possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1989) , especialização em A Literatura e o Ensino da Literatura pela Universidade Estadual Paulista (1993) e mestrado em Letras (Est.Comp. de Liter. de Língua Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (2002) . Atualmente é Professor Auxiliar da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Ciência da Computação , com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Modernidade, Panteismo, Fazer-poético, Estranhamento, Anormalidade e Ruptura.
(Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes
Yasmin Jamil Nadaf

possui mestrado em Letras (Literaturas de Língua Portuguesa) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993), doutorado em Letras (Literaturas de Língua Portuguesa) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), e Pós-Doutorado em Letras (Literatura Comparada) pela Universidade do Rio deJjaneiro (2005). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura e imprensa feminina/mato grosso/brasil, literatura feminina/mato grosso/brasil, literatura e imprensa/mato grosso/brasil, literatura brasileira/poesia e literatura e imprensa/mato grosso/brasil/frança. Tem livros publicados nas temáticas a que se dedica.


(Texto informado pelo autor)

Luzia Aparecida Oliva dos Santos

possui graduação em Letras pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (1991) e mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) . Atualmente é Professor assistente mestre da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Letras , com ênfase em Literatura Brasileira. Atuando principalmente nos seguintes temas: Narrativa indigenista, Figuração do indígena na Literatura Brasileira, literatura indigenista, narrativa moderna, mito e.
(Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)

Madalena Aparecida Machado

possui mestrado em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) . Atualmente é professor titular da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Letras. Atuando principalmente nos seguintes temas: cabotinismo, herói em formação, conto moderno.
(Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)

Marta Helena Cocco

possui graduação em Letras pela Faculdade de Ciências e Letras Imaculada Conceição (1987) , graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Santa Maria (1992) , especialização em Teorias e Práticas do Texto Linguagem Epilinguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso (1998) e mestrado em Mestrado Em Estudo de Linguagens pela Universidade Federal de Mato Grosso (2006) . Atualmente é professor titular do Centro Universitário de Várzea Grande. Tem experiência na área de Letras. Atuando principalmente nos seguintes temas: Lietarura Mato-Grossense, regionalismo, identidades.
(Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)

Marinei Almeida Lima

possui graduação em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1996) , especialização em Literatura Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1999) e mestrado em Letras (Est.Comp. de Liter. de Língua Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (2002) . Atualmente é professor titular da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Letras , com ênfase em Literatura Comparada. Atuando principalmente nos seguintes temas: modernismo, Mato Grosso, Periodicos.
(Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)
Mário Cezar Silva Leite

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso (1987), mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (1995), doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e estágio de Pós doutoramento em Estudos de Literaturas Comparadas no DLCV, FFLCH, da Universidade de São Paulo (08.2005-07.2006). É professor adjunto do Departamento de Letras/IL da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, literatura de Mato Grosso, oralidade, pantanal, imaginário, regionalismo e mitos. Foi um dos criadores do Mestrado em Estudos de Linguagem/IL/UFMT. Também é fundador e organizador da Coleção Tibanaré de Estudos Mato-grossenses publicada pela Cathedral Publicações com Apoio Institucional da UNESCO; criador e coordenador do Grupo RG Dicke de Estudos em Cultura e Literatura de Mato Grosso (CNPq/UFMT). Coordenou o GT de Literatura Oral e Popular da ANPOLL entre 2000-2004, foi o coordenador brasileiro do Núcleo Temático em Estudos Culturais da Brazilian Studies Association (BRASA) entre 2003-2006. Como pesquisador participa do Centro de Estudos em Oralidade (CNPq/PUC-SP) e do Grupo de Pesquisa em Oralidade e Ensino de Literatura (CNPq/UEL).


(Texto informado pelo autor)

Olga Maria Castrillon Mendes

possui graduação em Graduação Em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso (1978) , especialização em Literatura Infantil e Juvenil pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1994) , especialização em Especialização Em Língua e Literatura pela Universidade Federal de Mato Grosso (1981) e mestrado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (2000) . Atualmente é Professora Assistente II da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Letras.
(Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)

Raimone Fagundes


Bolsista de Doutorado do CNPq

possui graduação em letras pela Universidade Federal de Mato Grosso (1994) e mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) . Tem experiência na área de Letras , com ênfase em Literatura Brasileira.


(Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)

Sergio Dalate

possui graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1977) e mestrado em Letras [Assis] pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997) . Atualmente é Professor assistente da Universidade Federal de Mato Grosso. Atuando principalmente nos seguintes temas: Construtivismo, Poesia concreta, Poesia visual, Poema processo, Wlademir Dias Pino e Poema-objeto.
(Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes

Sônia Regina Romancini

possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Fundação Faculdade Estadual de Paranavaí (FAFIPA) (1983), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (1996) e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Geografia Urbana e Geografia Cultural, com ênfase em Ciências Humanas, atuando principalmente nos seguintes temas: Cuiabá-MT, cidades da Amazônia Mato-grossense, segregação socioespacial, novas centralidades urbanas, espaço e cultura.
(Texto informado pelo autor)
Walnice Aparecida Matos Vilalva

possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso (1994) , mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999) e doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2004) . Atualmente é professor titular da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Letras , com ênfase em Literatura Brasileira. Atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, Romance, personagem, feminino.


(Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)



©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal