Palavras iniciais (mensagem)



Baixar 12,25 Kb.
Encontro06.03.2018
Tamanho12,25 Kb.

(Extrato da Ordem de Serviço 35/2012 do BtlOpRib)

PALAVRAS INICIAIS (MENSAGEM)

Antes de proceder ao justo ritual de agradecimentos, gostaria de me dirigir àqueles que constituem a razão desta cerimônia: minha tropa. Estou aqui hoje para vencer! Minha vida profissional esperou muito por este momento, e minha vitória será a busca incessante da melhoria da qualidade de vida de vocês, enquadrado no que rotulei de "VIVER com COMPROMETIMENTO".

O que significa? Significa que não basta apenas sobreviver. Considero que a vida tem de ser aproveitada em sua plenitude. Representa o viver em todos os sentidos, físicos e cronológicos, aproveitando cada momento que temos, seja no quartel em Manaus, no Destacamento de Fuzileiros Navais em Tabatinga, nas calhas dos rios embarcados nos navios da Flotilha do Amazonas, nas lanchas da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental ou nos helicópteros do Esquadrão HU-3, em qualquer ponto do território nacional, no exterior, ou no porto seguro de nossos lares, sempre com dedicação e amor, buscando executar de maneira ENTUSIASMADA todas as atividades diárias, e repito, sejam elas profissionais ou  pessoais, tendo a consciência de colocar o máximo esforço necessário na superação dos desafios que surgirão, estabelecendo as corretas PRIORIDADES, buscando a eficiência e o melhor resultado na resolução dos problemas.

Adotamos este conceito em minha família e tenho convicção de poder transmitir esta filosofia de vida, baseada em um clima permanente de felicidade e de atitudes positivas, a todos os senhores e senhoras que ora configuram a essência do Batalhão de Operações Ribeirinhas, e sei que, de alguma maneira, tornarei suas vidas melhores, assim como também sei que o convívio com vocês me fará, sem dúvida, um Ser Humano melhor, para juntos elevarmos o nome da Marinha e do seu Corpo de Fuzileiros Navais.

Aos que pensam "quanta pretensão deste oficial!", proponho-lhes uma reflexão que há muito me acompanha: "Os medíocres constituem a argamassa amorfa da sociedade, pois não se afetam por idéias. Os idealistas são decididamente inquietos com tudo que vivem, com a própria vida, contra a tendência pacífica dos rotineiros".

Nossa vida castrense é permeada de obstáculos, oriundos do próprio exercício da profissão. Precisamos de equilíbrio para enfrentar estas dificuldades, onde meros melindres e suscetibilidades exageradas não devem abalar nossa convivência, além de não combinarem com nosso Espírito de Corpo. Meus comandados, confiem em mim! Eu confio em vocês! Concito a todos a viverem com comprometimento.

Acredito, antes mesmo da primeira vez em que pisei nesta nossa brasileira Amazônia, nos idos de 1993, como aluno do Curso de Comandos Anfíbios, que todo cidadão brasileiro deveria passar uma temporada de sua vida nesta região. Vamos aproveitar esta oportunidade que a Marinha do Brasil está nos dando, de representá-la na área de jurisdição da Amazônia Ocidental e de valorizar o que nos pertence – fruto do idealismo e do legado de nossos antepassados em conquistá-la, mantê-la e preservá-la – e, quando não mais estivermos na Região Norte, tenhamos argumentos consolidados para retrucar as opiniões vagas e equivocadas sobre a realidade desta terra e deste povo.

Agradeço, portanto:

Ao Exmo Sr Almirante-de-Esquadra Júlio Soares de Moura Neto, Comandante da Marinha, e aos Exmos Srs Almirantes-de-Esquadra (FN) Álvaro Augusto Dias Monteiro e Marco Antônio Correa Guimarães, Comandantes-Gerais do Corpo de Fuzileiros Navais, que estão tornando realidade o sonho daquele Segundo-Tenente, a partir do momento em que me indicaram e me nomearam para este honroso cargo.

Ao Exmo Sr Vice-Almirante Antonio Carlos Frade Carneiro, Comandante do 9º Distrito Naval, pelo exemplo e orientações. Almirante Frade, o Sr continuará tendo orgulho de ser, na atualidade, o único Oficial General do Corpo da Armada a ter como uma de suas Organizações diretamente subordinadas, um BATALHÃO de Fuzileiros Navais...e nós, a satisfação de tê-lo como líder.

Aos Exmos Srs Oficiais Generais do Exército e da FAB aqui presentes, particularmente ao Major-Brigadeiro-do-Ar Nilson Soilet Carminati, Comandante do Sétimo Comando Aéreo Regional (VII COMAR) e ao General-de-Divisão Guilherme Cals Theophilo Gaspar Oliveira, Comandante da 12ª Região Militar (12ª RM), por nos honrarem com suas presenças e por nos ajudarem a consolidar de maneira irrefutável a idéia das Operações Conjuntas na Amazônia como a principal forma de emprego das Forças Armadas neste ambiente operacional.

Ao meu amigo de longa data, CF (FN) Oliveira, pela maneira profissional e sincera como me recebeu em Manaus no ano passado e transmitiu-me o cargo neste ano, preocupando-se sempre em colocar-me em posição de destaque cada vez que comparecia a este Batalhão, mesmo antes da emissão da Portaria que me nomeou para o Comando. Desejo-lhe continuado sucesso na imediatice do Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais, no Rio de Janeiro, sua próxima comissão.

Aos companheiros da Turma 90 da Escola Naval, pelas mensagens e pensamentos positivos, representada aqui pelo amigo CF (IM) Décio, Diretor do CeIMMa, com a certeza de que nós, e nossas Organizações Militares, continuaremos a formar uma grande parceria.

Ao meu IRMÃO Eduardo, por representar nossa querida MÃE D. Lêda, que foi a responsável por sermos vitoriosos e estarmos aqui hoje. Sei que ela estaria orgulhosa de presenciar este momento...e está.

Aos meus sogros e a meu afilhado, que considero pais e filho, por virem de longe para prestigiar esta importante data.

Aos demais familiares e amigos, impossibilitados de comparecer, pelo carinho e torcida.

A todas as amigas e amigos aqui presentes, civis e militares, por abrilhantarem esta cerimônia. Obrigado pela consideração.

Finalizo meus agradecimentos e minhas palavras, dirigindo-me ao nosso bom DEUS, que me permite usufruir desta vida maravilhosa e que me deu os bens mais preciosos que possuo: minha ESPOSA Marissol e nosso FILHO Bruno. Obrigado por colocá-los ao meu lado, mais uma vez, nesta importante jornada vitoriosa que hora se inicia, sempre sob a proteção do ARCANJO SÃO MIGUEL, e por nos permitir "VIVER com COMPROMETIMENTO".




ADSUMUS
Viva a Marinha!

Paulo Sergio C.B. TINOCO Guimarães



Capitão-de-Fragata (FN)

Comandante do Batalhão de Operações Ribeirinhas



©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal