Osvaldo Lacerda (São Paulo, 23 de março de 1927) é um compositor brasileiro



Baixar 10,56 Kb.
Encontro11.09.2017
Tamanho10,56 Kb.

Osvaldo Lacerda (São Paulo, 23 de março de 1927) é um compositor brasileiro.

Iniciou seus estudos de piano aos nove anos de idade, com Ana Veloso de Resende, aperfeiçoando-se com Maria dos Anjos Oliveira Rocha. No início, apenas sua mãe apoiava sua decisão de seguir carreira musical. Seu pai preferia fazer dele um advogado. Em 1947, Osvaldo Lacerda passa a ter aulas de piano com José Kliass e, três anos depois, com Camargo Guarnieri, que o desaconselha a tentar ser pianista para se dedicar à composição.

Em 1963, graças aos incentivos de Camargo Guarnieri, Osvaldo Lacerda passa a ter aulas com outros compositores. Recebe, então, uma bolsa da Fundação Guggenheim para ter aulas com Aaron Copland e Vittorio Giannini, nos Estados Unidos. Pouco antes, contudo, Osvaldo Lacerda formou-se em Direito para satisfazer seu pai. Nesta época também criou a Sociedade Pró-Música Brasileira.

Entre 1966 e 1970, Osvaldo Lacerda atuou como consultor na Comissão Nacional de Música Sacra, e uma de suas atividades foi a proposição do uso da música sacra brasileira na liturgia da Igreja Católica.

Em 1982 ele se casou com sua antiga aluna, a pianista Eudóxia de Barros.

Osvaldo Lacerda tornou-se também professor da Escola Municipal de Música de São Paulo, cargo do qual está aposentado desde 1992.



Segundo o arquivo da Fundação Biblioteca Nacional, há, na obra de Osvaldo Lacerda, uma preocupação em explorar e valorizar o canto, sobretudo o de caráter nacional, registrando as variações das diversas manifestações folclóricas e religiosas brasileiras, além de contos populares e textos de grandes poetas nacionais.

(Por Márcia Maria na disciplina Resgate da Canção Brasileira, 2007/II).



©livred.info 2017
enviar mensagem

    Página principal